Ontem teve festa na cidade de Marília, em São Paulo. O Museu de Paleontologia de Marília comemorou oito anos de atividades.
Na década de 1940 os primeiros fósseis foram encontrados na região, mas foi em 1993 que se iniciaram as investigações no leito rochoso da estrada municipal que liga o município de Rosália ao norte de Marília. Nessa ocasião foram encontrados fragamentos de um saurópode titanosaurídeo, além fósseis de moluscos bivalves. Com grande repercussão na mídia e diante da confirmação de que naquele sítio existiam mais fósseis, um campo de estudo foi aberto na região.
Situada em um planalto entrecortado por antigas erosões que originaram escarpas rochosas que chegam a 100 metros de profundidade, a região de Marília é formada por paisagens parcidas com minicanyons. Cachoeiras em rochas de arenito datadas do período Cretáceo Superior com idade entre 65 e 70 milhões de anos, compõem o bonito cenário. E são essas rochas de arenito que trazem consigo o passado geológico da região: uma variada fauna de vertebrados e invertebrados fósseis.
Ontem, quem participou da festa teve direito a caquinho de fóssil ( eu quero!), origami de dinossauro e bolo.
Uhmmmm! Deu vontade de ir!
Acho que já tenho programa para novembro do ano que vem! O meu pequeno paleontólogo de 6 anos certamente vai adorar!
(Fonte: Blog Dinossauros de Marília)
PARA SABER MAIS:
Matéria da Globonews sobre o Museu:
Blog do Museu de Paleontologia de Marília
http://dinosemmarilia.blogspot.com.br/p/galeria-de-fotos_07.html
Museu no Facebook
https://www.facebook.com/museudepaleontologia.marilia
Nenhum comentário:
Postar um comentário