quinta-feira, 16 de junho de 2011

Paquetá: uma ilha da fantasia em pleno Rio de Janeiro


Eu e minhas idéias preconcebidas.

Para mim, Paquetá já estava fora do mapa.

A última vez em que estive lá eu era criança. E a praia não estava nada limpa. Mas isto, foi antes do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara.

No inverno de 2010 meu marido me convenceu de que seria bom passar uns dias em Paquetá: teríamos poucos dias disponíveis de férias e seria uma forma de ganharmos tempo, já que em uma hora de barca mudaríamos da paisagem urbana do Centro da Cidade do Rio de Janeiro para uma paisagem natural.

Mas só chegando lá é que pude reviver a sensação de que Paquetá é muito mais do que uma bela paisagem natural:  Paquetá é a prazeroza sensação de se ter, de alguma forma, parado no tempo.

Na ilha não rodam carros. Ao invés deles há as charretes, repletas de cores, as bicicletas, e os táxicletas (se não é esse o nome era assim que Pedro chamava as bicicletas acopladas  a uma espécie de charretinha que serve como táxi na ilha).

Não chego a indicar o hotel em que ficamos porque os quartos são muito antigos. Mas vou lhes contar uma coisa: eu nem me importei!

Os dias em Paquetá foram deliciosos. Lá você fica à vontade. Estando lá, deixe a preguiça de lado e caminhe; dê uma volta pela ilha à pé.

É esforço demais?

Alugue então uma bicicleta (ou leve a sua!).

Nem pensar?

Contrate o serviço de charrete ou "táxicleta".

Nós optamos por alugar uma daquelas bicicletas com cabine para três, acoplada. E revezávamos as pedaladas com as caminhadas.

E, seja qual for o meio, quando estiver em Paquetá sinta a ilha, e isso acontecerá naturalmente...



Olhe para o alto: tivemos a sorte de ver um quarteto de miquinhos passeando pelos fios e árvores.

Olhe para o mar: ele está em toda parte!

Vá ao Farol: a imaginação da criançada agradece!

Escolha uma praia e aproveite!

A da Moreninha é bela demais, marcante. E também a mais famosa.

Mas são muitas as praias, pequenas e grandes. Convidativas, em uma delas vi meninos que também ali estavam de férias pescando com seus pais. Em outra, Pedro nadou em meio aos peixinhos. 

Conheça a Maria Gorda: uma gigantesca e secular árvore.

Vá ao Parque Darke de Mattos sem pressa: lá há as ruínas, grutas, túneis e lagartos que estão à procura de um solzinho pela manhã e que saem apressados para o meio do mato quando nos aproximamos demais....

Leve uma lupa: o seu pequeno cientista vai precisar! 


Ainda dentro do Parque escolha uma árvore bem frondosa e, simplesmente, desfrute de sua sombra. Sob as árvores nós descansamos e também brincamos de amarelinha, riscando as linhas no chão de terra, fazendo de lápis um galho que estava caído por ali esperando pelas mãos de um menino ou de uma menina de qualquer idade para virar brinquedo de ocasião. E, naquele instante, e o galho bem que sabia, nós três ali estávamos conectatos pela meninice de nosso filho e por aquela que ainda mora, à despeito de nossa ignorância, em nossos corações.

Se eu recomendo Paquetá?

Acho que nem preciso dizer...

Para Pedro explorar Paquetá foi como fazer uma grande expedição. A ilha rendeu-lhe muitas histórias sobre piratas, navios, pterodáctilos...

Para mim e para meu marido foi muito bom também. O tempo quase parado ao nosso redor, as ruas nos esperando para serem percorridas, o prazer de estarmos reunidos num passeio que estava enchendo a todos de felicidade...



Ah, e na volta para casa, quem sabe você também pegue a barca junto com o diretor e ator Jorge Fernando. Os habitantes da ilha têm muito orgulho em contar que ele tem uma casa por lá também. Pois Jorge sentou-se à nossa frente- estudava um texto.

Mas logo mudou de lugar, porque Pedro não parava de tagarelar sobre as suas aventuras na Ilha da Fantasia!

PARA SABER MAIS:

Mapa das praias de Paquetá
Horário das barcas

2 comentários:

  1. Legal! Já pensei em ir lá e nunca fui. Meu marido tb foi qd era criança p passear e gostou. Acho q é uma opção legal e barata!

    ResponderExcluir
  2. Sabe que superou as minhas expectativas. Só não achei um bom restaurante. Mas dizem que há sim.

    ResponderExcluir