sábado, 27 de agosto de 2011

Dentes de Leite

Os filhos vão crescendo enquanto a gente toca a vida...

Ou a gente toca a vida enquanto eles crescem ( e depois que crescem também!)...

Alguns sinais de crescimento são tão imperceptíveis que mal nos damos conta deles no dia a dia: a mudança de personagem preferido, aquele brinquedo predileto que passou a morar no fundo do armário, uma camiseta ou um sapato que não cabem mais, o interesse por novas brincadeiras...

Mas há sinais, por outro lado, dos quais a nossa atenção não consegue fugir: e os dentinhos de leite de Pedro estão moles!

Este fato natural, não sei bem porque, remeteu-me às lembranças de seu desenvolvimento.

Pedro, nos dois primeiros anos de vida desenvolveu-se de forma bastante rápida, em especial quanto ao falar, à argumentação e riqueza de vocabulário. Sua primeira palavra foi "momom", a segunda "dizita", o que, confesso, não deixou meu marido muito entusiasmado.

Sua percepção espacial também sempre chamou a nossa atenção, bem como a precocidade com que deduziu conceitos matémáticos como quantidade, infinito, zero, entre outros.

Até o 3º ano de Pedro parecia que o tempo, aqui em casa, passava de forma mais acelerada que nas outras.

De início a precocidade chamava a nossa atenção, mas, aos poucos, ela entrou na nossa rotina, porque ela é, de fato, a nossa rotina.

E foi assim que, pouco a pouco, fui deixando de lado os manuais e listas de revistas que predizem qual o comportamento esperado para cada fase.

Passei a oferecer para Pedro os estímulos que ele pedia, seus interesses por ciências, literatura, automobilismo passou a definir os livros, passeios, filmes, viagens...

E foi assim que passei a escutá-lo cada mais para entendê-lo cada vez mais.

E é, mais ou menos assim que os pais de crianças como Pedro precocemente percebem que, no nosso caso, nem todos os sinais são tão claros quanto a queda dos dentes de leite.

O MEU BEBÊ (ainda sem os dentinhos!)





sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Roteirinho Científico de Final de Semana: 27 e 28/08

DESTAQUES


REINO DOS FELINOS





Depois dos filmes O Grande Balé Vermelho, Terra e Oceanos chegou a vez dos felinos serem contemplados por um documentário do selo Disney Nature. Com imagens de ternura mesclada com a violência que envolve a busca pela sobrevivência o documentário promete emocionar.




Estréia prometida para o dia 26/08. Confira os horários de exibição na  Rede Cinemark.


O REI LEÃO (EM 3D!)



O leãozinho Simba, campeão de bilheteria, volta às telas, desta vez em 3D, mas por apenas duas semanas!





Estréia prometida para o dia 26/08.  Confira os horários de exibição do filme


FESTIVAL DE BONECOS SESI




O Sesi Bonecos é um dos maiores festivais de teatro de animação do mundo e vai agitar o Aterro do Flamengo, no sábado (27/08) e domingo (28/08), com apresentações gratuitas em quatro palcos gigantes. Bonecos da Rússia, Espanha, Peru e Chile e Brasil farão a festa. Participação do Grupo Giramundo (MG), um dos grupos mais respeitados e referência do teatro de animação brasileiro. Para encerrar a festa haverá show do Pato Fu, com o show Música de Brinquedo em que o grupo usa apenas instrumentos infantis.



Programação completa no site do SESI Bonecos 2011.


FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL- FICI

Em sua nona edição, o festival apresenta mais de 100 filmes, entre inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates. A meia entrada é para toda família (R$5,00) nos cinemas da Rede Cinemark.

Entre outras atrações, o FICI apresentará a sessão Dublagem ao Vivo, que vai exibir oito filmes, proporcionando a chance de conhecer o trabalho dos dubladores. 

Nesta SEXTA-FEIRA uma sessão especial: com o nome Pequeno Cientista, a sessão que tem a proposta de provocar discussões com um especialista, traz o filme ‘Oceanos’ seguido de debate com a garotada.
Horários: Cinemark Downtown- 10:30 e 14:00; Cinemark Plaza- 10:30 e 14:00


Confira a programação completa no site do Festival Internacional de Cinema Infantil.

TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS




Para comemorar o seu 10º aniversário o Grupo Costurando Histórias expõe, no CCJF, 12 tapetes com cenários e personagens costurados e que poderão ser manipulados livremente pelas crianças. 

Durante os finais de semana haverá também contação de histórias.

Horário da narração de histórias: Sábados e domingos, às 15h e às 17h
Preço: GRÁTIS
Senhas 1h antes

Horário da Exposição:
Terça a domingo, 12h às 19h 

Avenida Rio Branco, 241 Centro/Cinelândia 
Tel. 3261-2550
Até 11 de setembro



MOSTRA COMPANHIA DE TEATRO MEDIEVAL NO CCBB




A Companhia de Teatro Medieval comemora 20 anos com a apresentação de três espetáculo no CCBB de 27 de agosto a 25 de setembro.

Abrindo a mostra, nos dias 27 e 28 de agosto," A Cinderela Brasileira", conto de encantamento inspirado no folclore brasileiro, onde "a princesa Maria do Brasil nasce com uma cobra enrolada no pescoço. Quando mocinha, ela passa a ser cobiçada por um velho rei, mas, com a ajuda de sua irmã e melhor amiga, a cobra Labismina, consegue escapar do casamento. Fugas, navegações para reinos distantes e príncipes apaixonados fazem parte do desenrolar da narrativa."

Horário: 16H
Preço: GRÁTIS
Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66. Centro – RJ
Retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo
Classificação Indicativa: Livre


SOMENTE SÁBADO- 27/08

BOLO DE CANECA NO MAST

Em mais uma edição do Cozinhando com a Química, o MAST convida a todos para fazerem um “Bolo de Caneca” com a ajuda da ciência.

Esta atividade tem capacidade máxima para 20 pessoas.

Horário: 16h
Preço: GRÁTIS
MASTRua Gal Bruce, 586 - São Cristóvão
Tel: 3514-5200



CIRCULANDO PELO SANGUE NA TIJUCA


Neste sábado o Espaço Ciência Viva fará mais uma edição do Sábado da Ciência desta vez com o tema sangue: oficinas, palestras e módulos interativos farão parte do sábado científico
Horário: das 14h às 17h
Preço: GRÁTIS
Espaço Ciência Viva: Av. Heitor Beltrão 321 - Tijuca Esquina da Rua Pareto Próximo ao Metrô da Saens Peña 

Mais informações na nova página, agora no Facebook.


ALIMENTAÇÃO NA RÁDIO MALUCA 

"O programa de auditório tem como tema os alimentos e o apresentador Zé Zuca vai querer saber o que a garotada gosta de comer: comidas saudáveis ou besteirinhas. O programa vai homenagear e comemorar o aniversário de 20 anos do Núcleo Experimental de Arte-Educação, dirigido pelo músico, cantor, compositor e arte-educador Sidney Mattos, com algumas músicas do repertório do grupo. Outra atração é o músico, escritor e contador de histórias Joaquim de Paula, fundador do grupo Showcante que encante." *
Horário: 11h
Preço: GRÁTIS
Auditório Rádio Nacional: Praça Mauá, 7, 21º andar, Centro. 
Tel: 8893-3208
Cap.: 150 pessoas. 
Distribuição de senhas 40 minutos antes do início do programa, sujeito á lotação.


SOMENTE DOMINGO- 28/08


HISTÓRIAS DE LENÇOS E VENTOS EM SANTA TERESA 

A peça conta a saga da Azulzinha do Quintal: um lenço aventureiro que foge com o Vento da madrugada para aprender a voar. No Parque das Ruínas. 
Horário: 11h
Preço: GRÁTIS
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa 
Tel: 2224-3922
Cap.: 80 pessoas.
Classificação Livre


AS AVENTURAS DE PEDRO MALASARTES EM SANTA TERESA

"São apresentados quatro contos deste personagem da cultura oral. Foram selecionados os contos: Pássaro raro; O cavalo alazão; Com a morte no saco e Como um sopro de vento. Nestes aventuras, Malasartes enfrenta com muito humor e esperteza situações de injustiça, inveja, avareza e a exploração por parte dos mais poderosos". *
Horário: 16H
Preço: GRÁTIS
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa 
Tel: 22243922
Classificação: Livre

BOA PRAÇA NO MÉIER

"O Grupo Teatral De 4 no Ato apresenta "A farsa do Bumba-Meu- Boi", uma adaptação para o palco da tradicional história do folclore nordestino. Catirina está grávida e quer comer a língua do melhor boi de seu patrão. Para saciar o desejo da mulher, Mateus resolve matar o boi. A partir daí, muita confusão do atrapalhado Mateus com suas tentativas desastradas de ressuscitar o boi do patão e não ser descoberto. 
Horário: 10h. 
Preço: GRÁTIS
Grátis
Local: Jardim do Méier. "*


CANTAR, CANTAR, CANTAR NA TIJUCA

"O Núcleo Experimental de Arte-Educação comemora 20 anos com um show que reúne histórias, brincadeiras e muita música. Além dos integrantes do grupo dirigido por Sidney Mattos, a festa recebe muitos convidados, entre eles, Bia Bedran, Hamilton Cattete, Josué Soares, Teatro de Roda e Geraldo Azevedo na condição de padrinho do grupo. Horário: 15h. 
Preço: GRÁTIS
Local: Praça Afonso Pena, Tijuca.*



CONTOS INDÍGENAS NO JARDIM DO MUSEU DO ÍNDIO

"A atriz e narradora peruana Rosana Reategui, também pesquisadora de lendas indígenas latino-americanas que, comanda a sessão "Era uma vez lá no fundo do rio...", com narração de lendas e dos costumes do povo Karajá . As histórias serão contadas, de forma interativa, ao som da flauta e da sonoplastia do músico Rudi Garrido. 
Horário: 16h
Preço: GRÁTIS
Museu do Índio: Rua das Palmeiras, 55, Botafogo"*

* Os textos com esta marca foram retirados do JB on line

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fundação SOS Mata Atlântica: concurso de desenho


Voltado para crianças entre 7 e 14 anos o concurso promovido pela Fundação e que está em sua segunda edição, terá como tema "Atitudes pela Mata Atlântica."

As inscrições começam no dia 29 de agosto e vão até o dia 28 de outubro. As crianças poderão se inscrever pessoalmente ou pelos correios.


"Serão premiados 10 trabalhos com kits de produtos da SOS Mata Atlântica, que contém camiseta, bicho de pelúcia, caneca, entre outros. Os três primeiros colocados também ganharão uma maleta com materiais para colorir e desenhar. A avaliação será feita por um júri composto por profissionais da ONG e convidados que selecionarão os trabalhos mais criativos, originais e adequados ao tema. 

Endereço da sede da SOS Mata Atlântica: Av. Paulista, 2073, Cd. Conjunto Nacional, Torre Horsa, 1 - 24º Andar, Cj 2407/2408, Bela Vista, São Paulo, 01311-300 (no caso dos desenhos enviados pelocorreio, vale a data do carimbo)


Informações pelo e-mail info@sosma.org.br ou telefone (11) 3262-4088 (segunda a sexta-feira, das 9h às 18h). 

Confira o regulamento no site da Fundação SOS Mata Atlântica.


O Laurindo Pitta

Vocês já fizeram o Passeio Marítimo "Conheça nossa Marinha", mais conhecido aqui no Rio como Passeio pela Baía de Guanabara a bordo do rebocador Laurindo Pitta?



É um programão no estililo BBB. Não o da TV, mas o do ditado popular: bom, bonito e barato.

A paisagem é estonteante e a criançada curte mesmo!



E curtem por uma série de razões: ao chegar toda criança tem que colocar o colete salva-vidas, depois que o barco parte é possível caminhar por ele, subir, descer, curtir o vento gelado no rosto... Isso sem contar que  a paisagem é de tirar o fôlego! (acho que havia falado isso antes!)



Para mim o momento mais marcante foi passar pelo Morro da Urca e vê-lo assim, tão perto, mas a partir desse ângulo novo: o mar.



Este passeio tem o ponto de partida no Centro Cultural da Marinha que, além de peças teatrais para a criançada, das exposições, da Galeota Imperial, da Nau dos Descobrimentos, do Navio-Museu Bauru, tem também o Submarino-Museu Riachuelo, abertos à visitação e helicóptero que costumam fazer vibrar especialmente os meninos.





Há também  a opção de passeio para a Ilha Fiscal, mas só recomendo para crianças bem maiores já que trata-se de uma visita guiada em uma ilha pequena. Os passeios são pagos, mas as demais atrações são gratuitas.



Conheça o roteiro do passeio pela Baía de Guanabara.


INFORMAÇÕES
Passeio Marítimo "Conheça nossa Marinha"

Saídas: Espaço Cultural da Marinha, Av. Alfredo Agache s/n, Praça XV, Centro.

Visitação: de 5a feira a domingo, às 13h15 e 15h15

Venda de ingressos: nos dias do passeio, das 11h às 16h

Valores: R$ 10,00 - adultos/ R$ 5,00 - estudantes, crianças até 12 anos e adultos com mais de 60 anos

Agendamento para grupos: 2233-9165 ou 2104-6992

O Complexo Cultural da Marinha não abre nos seguintes dias: 1° de janeiro, Carnaval, Sexta-feira da Paixão, 2 de novembro e 6, 24, 25, e 31 de dezembro.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Insulto

"É possivel sair da petrificação causada pelo insulto e ainda manter a sabedoria para voltar a sorrir".

Li essa frase na Revista Psique desse mês, em um artigo sobre o insulto, e não pude deixar de pensar em Ana Paula e sua família, que vêm enfrentando um grande insulto: suas crianças, aceleradas na escola, foram "convidadas", pela Delegacia de Ensino, à regredir para as séries escolares correlatas às suas idades, ou seja, querem que as crianças "andem para trás"!

No artigo em que li, o insulto é apresentado em sua forma maior, mais grotesca difamatória e vexatória: o holocausto. O autor demonstra que mesmo em casos extremos é possível escolher como lidar com o insulto: no caso do holocausto, alguns sobreviventes acharam insuportável admitir que a vida pudesse permitir que pessoas subjugassem pessoas daquela forma, e sucumbiram; já outros, após libertarem-se do trauma, renasceram.

Sei que para a família de Ana não é preciso dizer que é possível sorrir diante do deboche que o sistema educacional está lhes oferecendo. Ana é pessoa rara e especial e sabe tirar sabedoria de suas vivências, as quais  faz a gentileza de compartilhar conosco no blog Abrindo Clareiras.



Aliás, acho até que errei o nome desse post; o nome que lhe cabe, na verdade, é Solidariedade.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nova página no blog: Papo entre Pais

Hoje estou alegre. 

E a razão é este blog.

Há algum tempo atrás havia feito referência à minha vontade de trazer outros pais para aqui escreverem.

E hoje, começamos esta boa nova, através da participação de Jair, um pai muito ciente do tema superdotação e, principalmente, um pai que sabe exercitar a alteridade quando do contato com outros pais.

Seu relato "Aqui, somos pais ou especialistas?", que está logo aqui abaixo, para mim, é de uma felicidade ímpar. 

Começamos com o pé direito!

E para comemorar, deixo flores para todos nós!


Papo entre Pais: Aqui, somos pais ou especialistas?

Por que um cirurgião não deve operar alguém de sua própria família ?

Por que um advogado não deve atuar em um caso onde seja a parte processada ?

O bom senso diz que quase nunca dá certo quando uma pessoa ocupa as posições de especialista e parte interessada ao mesmo tempo.

E a razão é simples: os interesses e emoções pessoais atrapalham os julgamentos objetivos.

Quando comecei a enfrentar algumas das dificuldades que acometem os pais de superdotados, eu, como muitos, fui atrás de informações sobre superdotação.

E existe muito material acessível hoje em dia.

Tive, também, a possibilidade de buscar apoio de profissionais qualificados no tema.

Mesmo assim, faltava algo a essa leitura e a esses profissionais: a experiência concreta e variada dos pais. Isso porque as experiências de superdotação são muito diferentes umas das outras.

Além disso, a literatura a respeito está muito preocupada com a identificação dos superdotados, ou com a natureza da inteligência e relata pouca coisa das situações concretas.

Existem várias questões, para as quais os textos sobre inteligência e altas habilidades oferecem respostas muito genéricas e pobres. Perguntas tais como: você percebeu alguma diferença pelo fato de ser menino ou menina ? Como acelerou o seu filho na escola, e quais foram os resultados ? Como foi quando entrou na adolescência ? Como foi a experiência com as escolas ? Como lidou com o preconceito ? E com a admiração ? O trabalho em centros de apoio está fazendo alguma diferença ? Qual ?

Boa parte dessas informações eu consegui através do contato com outros pais pela internet. Através das redes sociais e blogs encontrei relatos generosos das experiências de outros pais. Estes relatos são diferentes uns dos outros, ainda que tenham muito em comum. Não apenas por conta da individualidade dos superdotados, mas também porque os pais são diferentes, em matéria de valores, de situação social, de condições de apoio aos superdotados em sua região, de idade e, principalmente de história de vida.

Lembro de um relato extenso, feito por um pai brasileiro que morava com seu filho nos EUA. Muitos traços que ele descreveu do filho eram comuns ao Caetano, meu filho, mas as soluções que ele adotou não podiam ser copiadas por mim porque nossa condição social é muito diferente.

Para mim, por conta de minha condição social e das caraterísticas dos colégios particulares em minha cidade, tanto o laudo quanto a aceleração foram fáceis de se obter. Para outros pais, tratam-se de duras conquistas.

Voltando ao meu ponto inicial. Somos pais ou especialistas? Evidentemente há pais de superdotados que são profissionais da área de altas habilidades e educação, há também pais que podem ocupar a posição de especialistas em algo específico, graças a sua formação profissional como professor, psicólogo ou advogado, p. ex.. Mas, na maioria das vezes, somos simplesmente pais.

E o que isso significa ? Significa que estamos preocupados com nossos filhos e a todo tempo nos perguntamos se estamos fazendo a coisa certa, se estamos fazendo o bastante.

De fato, só os adolescentes que estão vivendo seu primeiro amor são mais atravessados por fortes emoções do que os pais e mães.

Nas competições escolares norte-americanas, é comum pais brigarem fisicamente. Claro que estes são casos extremos, mas como é que cada um de nós, pais e mães, reagiria a uma crítica feita aos nossos filhos ou a nosso comportamento como pais, que consideramos injusta ? De resto, como é possível fazer uma crítica justa sem conhecer o contexto em que uma atitude foi tomada ?

Como pessoas tão emocionalmente envolvidas com o assunto podem ser objetivas a ponto de serem tomadas como especialistas ? Creio que somos pais interessados e informados, o que não é pouco, mas não somos especialistas, e devemos ter a humildade de não falarmos como especialistas.

Foi partindo desse ponto de vista que construí este relato, e é com esse espírito que faço minhas interações com outros pais: com delicadeza e respeito e sempre lembrando de que do outro lado da rede estão pais e mães como nós, sensíveis e inseguros.

Por fim, criar filhos não é uma ciência exata, em que alguém possa dizer que fazendo X teremos o resultado Y. Educar é uma arte, é um caminho que o caminhante faz ao caminhar, e para o qual precisa de companheiros generosos, dispostos a partilharem sua experiência, seus erros e acertos, mas não conselhos definitivos, pois cada um tem seu caminho a percorrer, e o que funciona para um não funciona, necessariamente, para o outro.





Jair é pai de Caetano, um menino de 8 anos que se considera um pequeno cientista, admira Darwin e Einstein, e adora Monteiro Lobato, Julio Verne e o que mais houver de literatura e ciência para ler.


Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades

Assim que Pedro foi avaliado, pedi à Prof. Cristina Delou uma indicação de livro.

Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades foi o livro indicado por reunir diferentes especialistas no tema e pela abordagem nada hermética, muito pelo contrário.

Fica a dica!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Quem são os geeks?

Se no passado o termo nerd era usado de forma pejorativa, hoje em dia a gíria geek é utilizada para denominar as pessoas aficcionas por tecnologia, eletrônica, games... e muito mais!

O termo geek "que nasceu como uma alternativa para a palavra “bobo”, ganhou notoriedade quando virou sinônimo (positivo) para os chamados nerds modernos, que gostam de novidades mas não abdicam da vida social. "  Geeks, então, são pessoas apaixonadas pelo que fazem e que contribuem para uma mudança do mundo.



Mas, para alguns, os termos nerd e geek significam a mesma coisa, sendo que o que mudou, ao longo do tempo, "foi a aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia".

Discordâncias à parte, vale conferir o que há na rede sobre o tema:

Revista Crescer: Toda criança pode ser um geek 
Coluna da mãe geek Mariana Eva na Revista Pais e Filhos: Mariana Eva
Wikipedia: Geek
Blog do pai geek Ken Denmead: Geek Dad
Livro: O Curioso Livro dos Geeks- Brincadeiras Inteligentes entre Pais e Filhos
Roupas e acessórios: Linux Mall

Este post foi  i nspirado pelo blog Pequenos Leitores!

domingo, 21 de agosto de 2011

O Fundo do Mar

Recebi essas fotos por e-mail, de meu marido, com o título "Para o Pedro Paulo".

É que Pedro aprecia muito o fundo do mar.

As fotos são lindas e resolvi trazê-las para cá.

Bom domingo de chuva (pelo menos aqui no Rio a manhã está calma e chuvosa...)