quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Conheça o aracnário e o biotério do Instituto Vital Brasil, em visita especial



Em janeiro, a tradicional extração de veneno de escorpiões e cobras, realizada às sextas-feiras no Instituto Vital Brasil, ganha um incremento especial: o público poderá visitar também os setores de pesquisa.

As visitas, que são gratuitas, fazem parte do projeto "Um toque de ciência" e  acontecerão nos dias 18 e 25 de janeiro, sextas-feiras, a partir das 9h30. 

A programação inclui, primeiro, a extração do veneno do escorpião-amarelo e cobra, com explicações dadas por biólogos, e depois a visita a um dos setores de pesquisa ou criação de animais.

No dia 18, os curiosos conhecerão o Aracnário, onde ficam as aranhas, escorpiões e lacraias. No dia 25, será a vez do Biotério que realiza testes para a produção de soros com camundongos, coelhos, entre outros animais. 

SERVIÇO:
Um toque de ciência
Extração de veneno e visita aos laboratórios do IVB
Instituto Vital Brazil
Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói. 
(www.vitalbrazil.rj.gov.br

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Campanha para que o Macaco Muriqui seja o mascote das Olimpíadas, em 2016




Com o slogan Abrace o Muriqui, a organização Ecoatlântica, que tem como objetivo atuar em defesa de todas as formas de vida da Mata Atlântica, promover relações mais equilibradas entre o homem e a natureza e lutar pela construção de novos valores, convoca a todos para que se engajem nesta proposta: a de que o Macaco Muriqui, que sofre grave risco de extinção, com apenas 160 exemplares vivos no Rio de Janeiro, seja o mascote da Olimpíada de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro.

Além da Ecoatlântica, apoiam essa idéia o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente.


SAIBA MAIS SOBRE O MURIQUI:

* É o maior primata das Américas; Adora abraçar seus pares;
* É pacífico e dócil; Gosta de viver em grupo;
* Espalha as sementes de Mata Atlântica, ajudando a recuperar as florestas;
* Habita apenas áreas conservadas;
* É uma das espécies símbolo da Mata Atlântica, o mais ameaçado dos biomas brasileiros;
* Está criticamente ameaçado de extinção: restam apenas 160 muriquis no Rio de Janeiro.

Caso o Muriqui seja escolhido, ele será o primeiro mascote da história das Olimpíadas associado à defesa global da biodiversidade.

FONTE: Material publicitário da campanha