sábado, 9 de julho de 2011

Um final de semana científico nos jardins da Quinta da Boa Vista

Se foi bom?


Não.


Foi ótimo!


Se encontrasse uma palavra mais específica e menos clichê a usaria para descrever o que foi o Aniversário do Museu Nacional/UFRJ.

Dizem que uma imagem vale mais do que 1.000 palavras.

Resolvi, então, transformar este texto em imagético:








































Nós, pais de uma criança cientista, agradecemos pela oportunidade ímpar de conhecimento que o Museu Nacional ofereceu ao povo carioca.
Ah, e até o ano que vem!

Ana Paula e Albino

Consultando um neurologista

"O menor Pedro (...) apresenta inteligência superdotada, com hiperatividade do quadro, necessitando de assistência psicopedagógica e de condutas adequadas. Não tem necessidade de medicação."
Moacyr Pereira Cordovil
Neurologia Pediátrica


Anteontem estive com Pedro no neurologista. 

A escola anterior insistiu tanto na tecla "o seu filho não está normal" que resolvemos tirar isso a limpo.

O resultado da avaliação está bem acima e ela toca em um ponto que se não for bem entendido pela escola  e pelas pessoas que lidam com uma criança superdotada a convivência pode se tornar difícil, ou até mesmo impossível.

O Dr. Moacyr fala, em seu laudo, sobre a "hiperatividade de quadro" (no caso, a hiperatividade típica do quadro de superdotação). 

Ele me explicou que crianças como Pedro podem apresentar comportamento hiperativo, agressivo e opositor quando inseridas em um contexto que simplesmente não as entende. 

Ou seja, transportando essa informação para a escola, se esta não  não sabe como lidar com a superdotação, certamente essa criança vai apresentar comportamento (transitoriamente) hiperativo. 

Cessada a causa, cessa o comportamento. 

Ou, em outras palavras, achando a escola certa para o seu filho, os problemas de comportamento diminuirão vertiginosamente.

Além de estar atenta para que Pedro esteja em uma escola inclusiva, a segunda recomendação do médico foi o acompanhamento psicopedagógico feito por profissional especializado em superdotação. Esse acompanhamento é importante para que a criança consiga lidar com o dilema de querer se inserir no grupo formado por seus pares ao mesmo tempo em que se percebe diferente deles por ter uma inteligência diferenciada.


Acho que não! 


Roteirinho Científico de Final de Semana: 09 e 10/07

ESPECIAL FESTIVAL INTERNACIONAL INTERCÂMBIO DE LINGUAGENS


O Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens acontecerá até o dia 17/07. Destaque para as peças teatrais infantis. Confira!







ESPECIAL FÉRIAS DE JULHO

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO MUSEU DA VIDA


Programação recheada no Museu da Vida durante as férias: Ciência na cozinha, Show de Ciência, Barbeiro é profissão?, Uma aventura pelo corpo humano, Visita ao Castelo Mourisco, Trilha histórico-ecológica, CineCiência com Pipoca, Brincando com LUZ, IMAGENS e LENTES, Um dia na cidade, Contadores de Histórias, Exposição “Elementar – a química que faz o mundo”, Colecionando insetos, Quem sou eu?, Peça teatral “Pergunte a Wallace”,Faça uma célula, Detetive químico, Ilusões digitais. Confira os detalhes da programação.


OFICINAS DE FÉRIAS DA GATOMIA


Argila, culinária, bijouteria, jardinagem. Serão diferentes oficinas a cada dia em turmas para crianças de 4 a 6 anos e de 7 a 11 anos. O valor da diária é R60,00 e o pacote completo R270,00. Veja mais detalhes no site da Gatomia.




ARREDORES

FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY

A FLIP começou no dia 6 e a programação continua neste final de semana. Há programação para todas as idades. Saiba mais sobre a  FLIP.
Já a Off-FLIP é um evento paralelo à FLIP, com atividades culturais, gastronômicas, entre outras. Confira a programaçã no site.

SÁBADO- 09/07

JARDIM BOTÂNICO

MOSTRA ANDRÉS LIEBAN
Integrando a programação do FIL a Mostra Andrés Lieban de animação, nos dias 9, 10, 16 e 17 de julho, trará, para o Jardim Botânico, além de diversas atividades para crianças e adultos no Gramado do Centro de Visitantes, no fim de semana e na terça-feira, 12, a exibição de 24 animações das séries Toquinho no Mundo da Criança, Quarto do Jobi, Mitos do Mondo e Meu AmigãoZão. As sessões serão às 11h e às 15h, nos quatro dias da mostra.


 
 
ARVORE DA CRIAÇÃO
No Jardim Botânico haverá também a oficina "Árvore da Criação", idealizada por André Beltrão do estúdio de design Cream Crackers. Os participantes podem criar máscaras e um monstro coletivo - trabalho de desenho compartilhado idealizado pelo estúdio. As atividades têm horários das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30. Saib mais sobre a FIL aqui.

DOMINGO- 10/07

 ESPECIAL TEATRO A R$1,00


A tradicional campanha da Prefeitura do Rio acontecerá neste domingo. Confira a programação infantil:
 





ARCAMANN 
Depois de uma guerra no mundo encantado, que separou os reinos e seres mágicos, a princesa Nalla, do reino do Sol, e o príncipe Callun, do reino de Cristal, descobriram a existência de um lugar onde poderiam se encontrar: Arcamann. Mas não imaginavam os perigos que corriam. Com direção de Flávia Tolledo. Às 16h, no Teatro Ziembinski. Classificação: livre. 




A CORTINA DA BABÁ
O grupo Sobrevento encena a história de uma babá que costura uma cortina bordada com figuras que representam animais e moradores de uma pequena aldeia. Quando ela cochila, os personagens da cortina vão ganhando vida. Texto de Virginia Woolf e direção de Sandra Vargas e Luiz André Cherubini. Com Anderson Gangla, Agnaldo Souza, Marcelo Paixão, Giuliana Pellegrini e J. E. Tico. Espetáculo do FIL. Às 16h30, no Teatro do Jockey. Classificação: 3 anos.

BACKYARDIGANS
A peça é uma adaptação do programa televisivo com mesmo nome. Às 15h, na Lona Cultural Jacob do Bandolim.




OS COLEGAS 
Baseado na obra de Lygia Bojunga, a peça conta a história de cinco animais que se tornam grandes amigos, mas são separados. Espetáculo, contemplado com o Fundo de Apoio ao Teatro – FATE. Adaptação e direção de Alice Reis. Música de Guilherme Miranda. Com Andréa Bacellar, Chris Mello, Conrado Cavalcante, Felipe Capello e elenco. Às 16h, no Teatro Maria Clara Machado. Classificação: livre.


Programação completa no site da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.