sexta-feira, 8 de julho de 2011

Para Entender os Cientistas

Sempre falei aqui sobre o quanto me comove a forma como os adultos cientistas conseguem conversar de igual para igual com as crianças que amam ciências. 

É como se os adultos cientistas compartilhassem com as crianças algum tipo de paixão pelas ciências que só eles saberiam explicar.

Ontem pude confirmar as minhas suspeitas de uma forma inesperada, terna e comovente.

Meu marido tem um amigo, de longa data, que é geólogo. Separados pelos caminhos da vida, voltaram a se ver com mais frequencia depois que se descobriram trabalhando na mesma empresa.

Pois o amigo geólogo soube da paixão de Pedro pelas Ciências da Natureza. 

E ontem meu marido chegou em casa com um livro, presente do amigo geólogo, um livro de cientista para cientista. Um livro que certamente Pedro levará anos para apreender todo o conteúdo, mas principalmente, um livro que o acompanhará pela vida como um marco de que aos cinco aninhos ele já  era um cientista.


Mas o que realmente me comoveu de tudo isto foi a dedicatória, através dela pude entender porque os adultos cientistas entendem tão bem essas crianças: é porque também eles já foram crianças cientistas!


A dedicatória:



"Caro Pedro,

Fiquei sabendo de sua paixão pela Geologia e Paleontologia. São Ciências maravilhosas que fascinam as pessoas. Trabalham com milhões de anos e com os segredos do interior da Terra.

Quando eu era garoto, a minha vontade em ser geólogo foi despertada por um livro, que eu guardo até hoje com muito carinho.

Para ajudar no seu aprendizado, e na sua vocação, te mando este belo livro para que você possa melhor "Entender a Terra" e ser arrebatado pelas Geociências. Aproveite bem e divirta-se!

Um grande abraço do geólogo,"


Luiz

2 comentários:

  1. Ah! Que linda, sincera esta dedicatória! Esse autor realmente sabe falar ao coração de uma criança!

    ResponderExcluir