Os NAHHS, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, são vinculados à Secretaria de Educação Especial do MEC.
Mês passado fui à primeira reunião aberta ao público em geral no NAHHS. Éramos umas 6 ou 8 mães, apenas eu com filho em escola particular.
Nesse encontro foi explicado que o NAHHS além de acompanhar a suplementação pedagógica das crianças identificadas com SD e AH realizada nas salas de recursos das escolas, servirá como apoio (meio indefinido isso, né?), dos pais da rede particular. Ou seja, as crianças da rede particular não poderão participar das oficinas, do programas, dos incentivos dados pela governo, mas seus pais poderão tirar dúvidas com os profissionais dos núcleos.
Um ponto importante abordado foi a questão do amparo legal que prevê a flexibilização do currículo, o aprofundamento e até a aceleração.
Como na rede pública os professores são treinados sobre a SD e AH, imagino que as coisas andem mais facilmente.
Para quem quiser participar, é preciso entrar em contato com o núcleo pelo e-mail para que entre na lista dos participantes.
Outra informação obtida na reunião com o NAAHS foi sobre o censo escolar.
Foi dito que as escolas públicas incluem os nomes das crianças que começam a ser atendidas pelas salas de recursos no censo, o que influi na maior liberação de verba para as NAAHS e nas políticas públicas para a Superdotação.
As escolas particulares também participam desse censo, mas dificilmente indicam que têm um SD.
Para se ter uma idéia, na escola em que foi a reunião, 77 crianças foram indicadas este ano pelos seus professores para serem avaliadas.
O número parece grande mas como hoje os talentos específicos para as Artes, a Dança, a Música e Esportes também fazem parte deste universo, a tendência, segundo o exposto, é de que no universo escolar, 15% das crianças sejam merecedoras de estímulos diferenciados por conta da AH ou SD.
Já se o fator de avaliação for apenas o talento acadêmico, espera-se que 3% a 5% dos estudantes sejam SD. No Brasil, não identificamos nem esse universo mínimo ainda.
Foi dito que as escolas públicas incluem os nomes das crianças que começam a ser atendidas pelas salas de recursos no censo, o que influi na maior liberação de verba para as NAAHS e nas políticas públicas para a Superdotação.
As escolas particulares também participam desse censo, mas dificilmente indicam que têm um SD.
Para se ter uma idéia, na escola em que foi a reunião, 77 crianças foram indicadas este ano pelos seus professores para serem avaliadas.
O número parece grande mas como hoje os talentos específicos para as Artes, a Dança, a Música e Esportes também fazem parte deste universo, a tendência, segundo o exposto, é de que no universo escolar, 15% das crianças sejam merecedoras de estímulos diferenciados por conta da AH ou SD.
Já se o fator de avaliação for apenas o talento acadêmico, espera-se que 3% a 5% dos estudantes sejam SD. No Brasil, não identificamos nem esse universo mínimo ainda.
ENDEREÇO DO NAAHS/RJ
Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação - NAAH/S - RJ (Público)
Endereço: Travessa Manoel Continentino, 32, Bloco B último andar - Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - IEPIC -São Domingos -24.210-150 - Niterói - RJ
Fones: (21) 3601-2501 ou (21) 3601-1892
Fax:
E-mail: naahs@educacao.rj.gov.brnaahs.rj@hotmail.com
Endereço: Travessa Manoel Continentino, 32, Bloco B último andar - Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho - IEPIC -São Domingos -24.210-150 - Niterói - RJ
Fones: (21) 3601-2501 ou (21) 3601-1892
Fax:
E-mail: naahs@educacao.rj.gov.brnaahs.rj@hotmail.com
Muito interessante o que tem sido feito aí no RJ. Iniciativas já começaram. Se você for às proximas reuniões, traga aqui para o seu blog. Sempre é muito bom saber um pouquinho a mais sobre este assunto! Beijo
ResponderExcluirOi, tb sou do Rio e tb participo da comunidade no orkut. Minha filha só tem 2 anos e 8 meses e ainda n pode ser avaliada. Somente crianças avaliadas com SD podem participar? Imagino q sim, mas n custa nada perguntar... E tem idade mínima p participar?
ResponderExcluirOi N@nd@, a reunião é aberta a todos. Pode ir. O foco acaba sendo mais a questão escolar, mas se eu tivesse tirado as minhas dúvidas antes de Pedro chegar à escola teria evitado muitos problemas!
ResponderExcluirOi Ana! Tudo bem? Ainda não mandaram e-mail sobre a reunião de junho. Se tiver (e espero que tenha!) posto aqui as novidades
ResponderExcluirPaula, então se eu quiser ir, o q q eu faço, tenho q me inscrever? Ah! Júlia já tá na escola, está no jardim, pois apesar da pouco idade e n poder fazer o jardim agora a diretora aceitou pq ela consegue acompanhar muito bem a turma.
ResponderExcluirOi Nanda,
ResponderExcluirTem que mandar um e-mail para naahs.rj@hotmail.com e dizer que gostaria de participar da reunião