sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eu tenho tanto para lhe falar...

... mas com palavras não sei dizer....
...como é grande o meu amor por você...

.Era essa a música que eu cantava ontem para Pedro, antes de dormir.

Mas ele não dormiu. Virou-se para mim e perguntou:

"Mas se ele não consegue usar as palavras, porque não usa as mãos - a linguagem dos sinais!"

Pois é, crianças portadoras de altas habilidades têm bom humor, elas têm uma capacidade de interpretar as coisas fazendo associações inesperadas e muitas das vezes divertidíssimas.

Depois da música, e da piada, Pedro acabou dormindo e fui ler o texto Características Intelectuais, Emocionais e Sociais do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação, que faz parte do livro A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação produzido pela Secretaria de Educação Especial/MEC.

O texto aborda as características dessas crianças e a manifestação negativa dessas qualidades quando os superdotados não encontram condições ideais para o seu  desenvolvimento, tanto no aspecto social, como no cultural e no afetivo.

A frustração e a falta de estímulo em relação ao currículo escolar podem levar à apatia e ao ressentimento.

As relações em sala de aula, tanto com os seus pares como com os professores, se subestimadas, podem desencadear variados problemas de comportamento social e aprendizagem, chegando, até mesmo, ao fracasso escolar.

"CARACTERÍSTICAS DA SUPERDOTAÇÃO E POSSÍVEIS PROBLEMAS:

1- CARACTERÍSTICA: Perfeccionismo
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade.

2- CARACTERÍSTICA: Hipersensibilidade do sistema nervoso
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Hiperatividade e distração que levam à déficits de  atenção.

3- CARACTERÍSTICA: Iniciativa e auto-suficiência
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Tendência em dominar as discussões e atividades.

4- CARACTERÍSTICA: Poder de concentração e comportamento dirigido para metas
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Resistência à interrupções e obstinação.

5- CARACTERÍSTICA: Avançadas estratégias de análise e resolução de problemas, percepção de relações complexas entre idéias e fatos
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Impaciência com os detalhes, resistência com a rotina

6- CARACTERÍSTICA: Originalidade e criatividade
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Pensamento divergente, a percepção dos pares quanto à esses aspectos provocam a discriminação e sentimentos de inconformismo.

7- CARACTERÍSTICA: Aprendizagem eficiente, boa memória, extensa base de conhecimentos e capacidade
de observação
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Desenvolvimento de hábitos improdutivos de trabalho, pouca dedicação e interesse pela busca de novas estratégias de resolução de problemas e baixo rendimento acadêmico.

8- CARACTERÍSTICA: Independência e inconformismo
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

9- CARACTERÍSTICA: Grande senso de humor
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Podem revelar-se indivíduos sarcásticos e ofender aos que os rodeiam."

Para saber mais:
A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação
Volume 1: Orientação a Professores, p. 41 e ss
MEC; Organização: Denise de Souza Fleith
Link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004654.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário