sábado, 16 de julho de 2011

Dica de site: Era Virtual

Para conhecer museus sem sair de casa, visite o Era Virtual. Estão lá museus de Minas, Goiás, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Veja matéria sobre o projeto:




Confira o site do Era Virtual!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Roteirinho Científico de Final de Semana: 16 e 17/07

ESPECIAL JOGOS MUNDIAS MILITARES


Os jogos começam nessa 6ª e a festa de abertura será no sábado. Os organizadores prometeram divulgar se há sobra de ingressos no site oficial 

ESPECIAL FÉRIAS


A revista Veja Rio divulgou uma série de colônias interessantes para a garotada. Entre elas está a do MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins).Confira!

ESPECIAL ANIMA MUNDI

Nessa 6ª também é dia de começar a curtir o Anima Mundi. Detalhes aqui!



SÁBADO- 16/07


MUSEU

PEDRO II NA ASTRONOMIA- A história da astronomia através dos personagens históricos como Pedro II e a sua filha Princesa Isabel. Às 16h. Senhas 30 min antes. Programação do MAST aqui.



DOMINGO- 17/07

CAMINHADA 

COMEMORAÇÃO DO DIA DA FLORESTA COM O MOLEQUE MATEIRO
Para a criançada a partir de 6 anos a dica é fazer a caminhada com o grupo Moleque Mateiro. A caminhada custa R$50,00 com lanche e caneca e tem ponto de partida na Pracinha do Alto da Boa Vista. Das 9h às 14h.


Conheça a Moleque Mateiro.

TEATRO

HISTÓRIAS DA MÃE TERRA. Último final de semana da peça em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ que trata da evolução da Terra. Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, ☎ 2542-7494. Terça a sexta, 9h às 20h. Sábado, domingo e feriados, 10h às 20h. R$20,00.Confira o site.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

"É preciso ter responsabilidade com o que se diz na internet"

"Com todo respeito, é preciso ter responsabilidade com o que se diz na internet." 

A frase acima refere-se a uma crítica que recebi em uma rede social. 
A pessoa mostrava-se preocupada com o fato das narrativas que faço levarem as pessoas a pensar que a história de Pedro é a história de todos os superdotados.

Ao decidir narrar a história de Pedro o meu objetivo foi o de ralatar a experiência de ser mãe de um superdotado do tipo criativo-construtivo como forma de contribuir para uma reflexão sobre os mitos e esteriótipos que envolvem o tema. 

São muitas a idéias esteriotipadas como: o SD não precisa de uma atenção maior pelos professores; o SD tem uma vida mais fácil; os SD são todos tímidos, retraídos e dóceis; a vida escolar de um SD é tranquila.
Mostro aqui, então, a minha experiência e sei que ela se repete, com algumas variáveis, em outras casas, porque são, entre outras coisas, relacionadas às características individuais das crianças SD.

Aproveito, então, essa crítica como ponto de partida para falar sobre as características dos superdotados.

Angela Virgolim discorre sobre essas características no livro Altas Habilidades/ Superdotação - Encorajando Potenciais (MEC). São elas:



PERFECCIONISMO-É  a "busca pela excelência". Já vi Pedro, por exemplo, apagar dezenas de vezes um desenho porque "não estava realista";

PERCEPTIVIDADE- É a capacidade de ter insights, de encontrar novas formas de resolver os problemas. Se a escola não administra bem essa característica podem acontecer situações como aquela em Pedro foi considerado burro pelos seus pares;

NECESSIDADE DE ESTIMULAÇÃO MENTAL- Como os SD têm aprendizagem rápida, querem sempre novos estímulos. Na escola costumam se impacientar com o tempo de apendizagem do grupo já que assimilam mais rápido e não gostam de repetição. A escola pode, por exemplo oferecer desafios diferenciados para o SD;

NECESSIDADE DE PRECISÃO E EXATIDÃO- Os SD "esperam que o mundo faça sentido e reagem fortemente quando isso não acontece". Também tendem a corrigir os erros dos outros bem como os seus, o que contribui para o isolamento;

SENSO DE HUMOR- O humor de um SD é refinado, mais complexo que o das outras crianças;

SENSIBILIDADE/ EMPATIA- As crianças tendem a ter preocupações morais desde cedo. Pedro por exemplo, não acha ético que se usem os golfinhos e baleias em shows;

INTENSIDADE- É  a paixão por aprender. O assunto escolhido é aprofundado de forma intensa;

PERSEVERANÇA- É a capacidade de se concentrar no que prende a atenção. Os SD também tendem à frustração quando encontram obstáculos;

AUTOCONSCIÊNCIA- Refere-se ao" intelecto e analítico" direcionado para o conhecimento interior;

NÃO CONFORMIDADE- Os SD precisam de oportunidades para a expressão criativa, do contrário, tendem para a auto-destruição;

QUESTIONAMENTO DA AUTORIDADE- O agudo senso de justiça leva ao questionamento das regras e das figuras de autoridade. Percebo que Pedro, no início das relações escolares, costuma "testar" os adultos; é como se necessitasse se assegurar de que estes são coerentes e confiáveis;

INTROVERSÃO- Apresenta-se em algumas crianças, mas, certamente, não é o caso de Pedro!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Espaço Ciência Viva

O Espaço Ciência Viva é um "museu onde você pode mexer em tudo!". Além da observação do céu toda 4ª feira, o espaço abre uma vez por mês, sempre aos sábados.

Durante o Aniversário do Museu Nacional o ECV estava lá, entre outra coisas, com a contação de história sobre a dengue. Os fantoches dos mosquitos encantam a garotada!

Espaço Ciência Viva
Tel: 2204-0599
Av. Heitro Beltrão, 321, Tijuca

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Espaço Ciência InterAtiva

Um dos boxes mais concorridos no Aniversário do Museu Nacional era o do Espaço Ciência InterAtiva onde se aprende ciência colocando a mão na massa. O ECI é vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e localiza-se na Baixada Fluminense.

Ao chegarmos Pedro foi logo convidado a se sentar em um banco cheio de pregos. E topou! Para o monitor disse: "Se fosse um prego só eu não sentava, mas são muitos, nem dói!

Mais informações no site do ECI.
Confiram também o blog do Espaço Ciência Interativa!
Telefone: 2691-9804
Endereço: Rua Lucio Tavares, 1045 Centro-Nilópolis- RJ