quarta-feira, 13 de julho de 2011

"É preciso ter responsabilidade com o que se diz na internet"

"Com todo respeito, é preciso ter responsabilidade com o que se diz na internet." 

A frase acima refere-se a uma crítica que recebi em uma rede social. 
A pessoa mostrava-se preocupada com o fato das narrativas que faço levarem as pessoas a pensar que a história de Pedro é a história de todos os superdotados.

Ao decidir narrar a história de Pedro o meu objetivo foi o de ralatar a experiência de ser mãe de um superdotado do tipo criativo-construtivo como forma de contribuir para uma reflexão sobre os mitos e esteriótipos que envolvem o tema. 

São muitas a idéias esteriotipadas como: o SD não precisa de uma atenção maior pelos professores; o SD tem uma vida mais fácil; os SD são todos tímidos, retraídos e dóceis; a vida escolar de um SD é tranquila.
Mostro aqui, então, a minha experiência e sei que ela se repete, com algumas variáveis, em outras casas, porque são, entre outras coisas, relacionadas às características individuais das crianças SD.

Aproveito, então, essa crítica como ponto de partida para falar sobre as características dos superdotados.

Angela Virgolim discorre sobre essas características no livro Altas Habilidades/ Superdotação - Encorajando Potenciais (MEC). São elas:



PERFECCIONISMO-É  a "busca pela excelência". Já vi Pedro, por exemplo, apagar dezenas de vezes um desenho porque "não estava realista";

PERCEPTIVIDADE- É a capacidade de ter insights, de encontrar novas formas de resolver os problemas. Se a escola não administra bem essa característica podem acontecer situações como aquela em Pedro foi considerado burro pelos seus pares;

NECESSIDADE DE ESTIMULAÇÃO MENTAL- Como os SD têm aprendizagem rápida, querem sempre novos estímulos. Na escola costumam se impacientar com o tempo de apendizagem do grupo já que assimilam mais rápido e não gostam de repetição. A escola pode, por exemplo oferecer desafios diferenciados para o SD;

NECESSIDADE DE PRECISÃO E EXATIDÃO- Os SD "esperam que o mundo faça sentido e reagem fortemente quando isso não acontece". Também tendem a corrigir os erros dos outros bem como os seus, o que contribui para o isolamento;

SENSO DE HUMOR- O humor de um SD é refinado, mais complexo que o das outras crianças;

SENSIBILIDADE/ EMPATIA- As crianças tendem a ter preocupações morais desde cedo. Pedro por exemplo, não acha ético que se usem os golfinhos e baleias em shows;

INTENSIDADE- É  a paixão por aprender. O assunto escolhido é aprofundado de forma intensa;

PERSEVERANÇA- É a capacidade de se concentrar no que prende a atenção. Os SD também tendem à frustração quando encontram obstáculos;

AUTOCONSCIÊNCIA- Refere-se ao" intelecto e analítico" direcionado para o conhecimento interior;

NÃO CONFORMIDADE- Os SD precisam de oportunidades para a expressão criativa, do contrário, tendem para a auto-destruição;

QUESTIONAMENTO DA AUTORIDADE- O agudo senso de justiça leva ao questionamento das regras e das figuras de autoridade. Percebo que Pedro, no início das relações escolares, costuma "testar" os adultos; é como se necessitasse se assegurar de que estes são coerentes e confiáveis;

INTROVERSÃO- Apresenta-se em algumas crianças, mas, certamente, não é o caso de Pedro!

2 comentários:

  1. Que ótimo você ter trazido as características de uma criança superdotada aqui. Eu desconhecia o assunto, via-o apenas pelo prisma dos mitos. Achava que sd eram aquelas crianças de programas de tv que sabiam bandeiras, capitais e claro não precisam de atenção escolar adequada, afinal aprendiam com tanta facilidade. Demorei para aceitar que fazem parte de um grupo que precisa ser entendido e ter assistência adequada. Beijo

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  2. Oi Ana, beijo pra ti. Sim, há muito o que se explicar sobre essas crianças.

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