sábado, 17 de setembro de 2011

5ª Primavera dos Museus



"A 5ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro e terá, este ano, a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias, a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.

Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

Nos anos anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas das últimas edições foram Meio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos e Museus e Redes Sociais."

Destaques da Programação no Rio de Janeiro:


ESPAÇO CULTURAL DA MARINHARUA ALFRED AGACHE, S/N - PRAÇA XV - CENTRO educativo@dphdm.mar.mil.br 


20/09/2011 a 25/09/2011 - 13h às 16h 

VISITA GUIADA pelos Meios Navais existentes no Espaço Cultural da Marinha (Navio-museu Bauru, Submarino-museu Riachuelo, Nau dos Descobrimentos e Helicóptero Rei do Mar. Local: Espaço Cultural da Marinha. 

22/09/2011 a 25/09/2011 - 13h15 a 15h15 

PASSEIO Marítimo a Bordo do Rebocador Laurindo Pitta - Venda de ingressos a partir das 11h. 
Local: Espaço Cultural da Marinha. 

22/09/2011 a 25/09/2011 - 12h30 às 15h30 

VISITA GUIADA à Ilha Fiscal - Visita monitorada pelo cir. expositivo da Ilha Fiscal. Translado feito por meio da Escuna Nogueira da Gama; saídas 12h30, 14h30 e 15h30. Venda de ingressos a partir de 11h. Local: Espaço Cultural da Marinha. 

MUSEU DA REPÚBLICA
RUA DO CATETE, 153 - CATETE 
mr@museus.gov.br 

19/09/2011 - 10h às 12h 

ABERTURA - Distribuição de mudas de flores e frases da literatura brasileira de escritoras consagradas. Atividade desenvolvida pelos educandos do Programa Educação e Trabalho do Museu da República. 
Local: Jardim. 

19/09/2011 a 25/09/2011 - 10h às 11h 

AÇÃO EDUCATIVA - Projeto “República das Histórias”, com apresentação de grupo de contadores de histórias e exposição de livros de mulheres-escritoras da literatura infanto-juvenil. local: Coreto/Jardim. 

Programação completa para todos os Estados aqui.

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Roteirinho Científico de Final de Semana: 17 e 18/09

DESTAQUES



AME A AMAZÔNIA


O espetáculo 'Ame a Amazônia' conta a história do curumim Caynã, morador de uma tribo indígena que está ameaçada com a chegada de uma madereira ilegal. Para impedir o desmatamento e proteger a fauna e flora da região, Caynã e outros habitantes da floresta, como o Boto, o Peixe-Boi, o Gavião Real, a Onça e o Macaco lutam para defendê-la. Teatro, cinema e dança unem-se para contar esta história.

Horário: 5ª a dom., às 19h30
Preço: R$ 10
Caixa Cultural / Teatro Nelson Rodrigues: Av. Chile, 230, anexo, Centro 
Telefone: 2262-8152
Até 25 de setembro


HUMANIMAL




O espetáculo impressiona e prende a atenção do início ao fim: duas simples ‘bolinhas’  transformam-se em bichos de todas as formas e tamanhos como tartaruga, elefante, sapo, touro, pato, tamanduá, touro numa bela performance que desperta os sentidos da platéia.

Horário: Sáb. e dom., às 17h
Preço: R$10,00
Teatro Glauce Rocha: Av. Rio Branco 179, Centro 
Telefone: 2220-0259
Até 2 de outubro.

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO NASCER/MUSEU DA VIDA



A exposição Nascer, em cartaz na sala 307 do Castelo Mourisco, no campus da Fiocruz em Manguinhos, vai até dezembro. E faz um convite aos visitantes: refletir sobre o nascimento por diversos pontos de vista, como arte, cultura e religião. A exposição é dividida em três partes - "A Concepção", "Nascimento" e "Apresentação da Criança à Sociedade" - com uma série de painéis que misturam curiosidades e ciência.



Neste sábado, 17 de setembro, a partir das 11 horas, haverá visita guiada à exposição com a museóloga Eloísa Sousa que explicará os painéis temáticos, as etapas da concepção ao nascimento, os profissionais envolvidos na gravidez e parto, as várias formas de parto, identificação na maternidade, o teste do pezinho, a vacinação, entre outros assuntos.

Horário: sáb., a partir das 11 horas
Preço: GRÁTIS, com distribuição de senhas no local
Museu da Vida: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – sala 307 do Castelo da Fiocruz
Telefone: 2590-6747
Para saber mais sobre a exposição acesse o site do Museu da Vida.


SOMENTE SÁBADO-17/09


MITO DE PERSÉFONE E AS ESTAÇÕES DO ANO NO MAST

“Perséfone e as estações do ano”- O mito de Perséfone, filha de Demeter, deusa da agricultura, será contado em atividade que revelará como os antigos gregos explicavam as estações do ano. 
Horário: 16h
Preço: GRÁTIS
Museu de Astronomia e Ciências Afins:  Rua Gal Bruce, 586 - São Cristóvão
Telefone: 3514-5200


SOMENTE DOMINGO- 18/09


PROGRAMA EM FAMÍLIA/MAM

Conversas, ateliês, jogos e experiências onde adultos e crianças podem viver o museu de forma lúdica e criativa a partir da mostra Genealogias do Contemporâneo em diálogo com as exposições temporárias e a arquitetura.

Horário: 15h
Preço: ingresso família, para até 5 pessoas: R$8,00
MAM: Av. Infante Dom Henrique, 85- Parque do Flamengo
Telefone: 2240.4944

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

É hora de brincar: a longa vida escolar de um menino de 5 anos - parte 5

"E o Pedro? Dê notícias..."

Custei a voltar a falar sobre Pedro na escola. É que vivíamos um impasse que começou desde a retirada dele da última escola: o que faríamos no segundo semestre de 2011?

Pedro voltaria ou não para a escola?

Por um lado pensávamos: mas ele vai para a escola desde os dois anos, mas ele é tão inteligente, mas há tanto o que aprender na escola... 

Mas, por outro, pensávamos: ele foi para a escola tão cedo; a maior parte do seu tempo esteve voltada para atividades dirigidas; o tempo que sobrou para a brincadeira espontânea foi pequeno; o Jardim de Infância nas escolas que escolhemos estavam mais voltados para o acúmulo de informações e atividades extras (e achávamos ser esta a melhor escolha devido ao desenvolvimento precoce de Pedro); o Jardim 3 atual está cada vez mais esvaziado de sua função (de brincar) para se tornar um preparatório para o primeiro ano do Ensino Fundamental e, principalmente, que esta seria a quinta vez que Pedro entraria em uma turma já começada, já enturmada e teria que tentar conquistar o seu espaço no grupo. E esta situação se daria após uma saída  recente e traumática da última escola, saída desencadeadora de uma série de comportamentos desesperados.

Ponderando, ponderando, ponderando, decidimos que o melhor é que Pedro volte para a escola só em 2012.  

De início fiquei muito desconfortável com essa escolha, mas hoje, dia após dia, vejo ele voltando ao seu estado original de afetividade, de atenção, de curiosidade. Tanto que me animei a escrever.

Aqui em casa é tempo de brincar, de passear, de aprender através de formas menos convencionais. Vivemos uma espécie de homeschooling.

Os resultados desta escolha? Só em 2012 poderei compartilhar com vocês.

Torçam por nós!

A LONGA VIDA ESCOLAR DE UM MENINO DE 5 ANOS:


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Memórias da Terra: uma super exposição na UFRJ!

Hoje, 14/09, o Museu da Geodiversidade da UFRJ reabre as portas com a exposição 'Memórias da Terra'. A mostra inclui várias atrações, como o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas. O visitante também passará por simulação de terremoto e paleontofloresta com fósseis de dinossauros. A mostra é do 1º Simpósio de Patrimônio Geológico do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.



A exposição também vai permitir ao visitante fazer uma 'expedição' no interior de um fóssil, ou saber da história da era dos mamíferos. A mostra termina com a figura do homem moderno e sua relação com o tempo."

Horário: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
Preço: GRÁTIS
Museu da Geodiversidade: Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária
Visitas escolares: agendamento pelo tel: 2598-9641

Fonte Jornal O Dia

Pequeno recado para grandes amigos

Ando em falta com muitos amigos, especialmente os virtuais.

Em breve estarei mais presente.

Beijos em dia de chuva e vento,

Ana Paula

Nota de Falecimento

Essa semana uma amigo de nossa família faleceu.

Não era desses amigos com os quais falamos todos os dias, nem daqueles com os quais saímos para passear.

Era um amigo vizinho.

Não desses que vemos todos os dias.

Era um amigo vizinho de época de férias, de feriados, de feriadões, de finais de semana, de épocas de descanso e alegria, o que não o tornava menos amigo que todos os outros amigos.

Planejava uma mudança para a casa de praia e andava investindo boa parte do tempo nisso: reformar a casa, colocar a saúde em dia....

Até que decidiu que seria mais prudente submeter-se à uma cirurgia. E lá ficou.

É estranha a sensação de dar adeus (ou até a próxima!) para as pessoas que nos cercam. Por mais que já tenhamos feito isso algumas vezes.

É como se a morte condenasse as amizades a um período do tempo já passado e nos obrigasse a aceitar a irrefutável certeza de que o nosso tempo aqui na Terra tem início, meio e fim.

A partir da morte, a amizade fica ancorada no passado, perde a capacidade de se transformar e torce para que as boas lembranças se encarreguem de fertilizá-la, para que ela, sim, seja eterna.

A morte também me dá a sensação de que a parte de mim que dedicava aquele que partiu fica um pouco morta também, sofrida, abatida, desejosa de mudar o imutável.

E sinto tudo isto mesmo tendo a morte como assunto recorrente aqui em casa em razão das indagações de Pedro.

E, se a morte é transformação, creio que viveremos essa amizade interrompida através de Juliana e Pedro, amigos desde o berço, amigos de época de férias, de feriados, de feriadões, de finais de semana, de épocas de descanso e alegria e, nem por isto, menos amigos.

Juju e Pepê na primeira Festa Junina 






terça-feira, 13 de setembro de 2011

E já que falei sobre Rubem Alves...

... e Educação, trago para cá um pensamento seu que diz muito sobre o que ando escrevendo fora do blog e que, mais cedo ou mais tarde, estarão por aqui também:

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

                                    Rubem Alves

Troca-troca de livros dia 14/09



"No dia 14, quarta-feira, nas bibliotecas de Botafogo, Campo Grande, Gamboa, Ilha do Governador, Irajá, Jacarepaguá, Tijuca e Santa Teresa, e na Biblioteca Popular Jorge Amado (Lona Cultural da Maré), das 10h às 16h. No Centro Administrativo São Sebastião (Cass), o evento acontece, no hall de entrada do prédio, no
mesmo horário."

A educação está em minha mente: e o analfabetismo, o bem educar...

Por esses dias assisti à narrativa de uma mocinha, professora, que declarava a sua dificuldade diante dos textos.

Em especial os em verso, em especial, os que apareciam em provas de concurso. 

A moça narrava, de forma até engraçada, o estado de pânico que a acometeu diante de uma poesia de Rubem Alves em uma prova de concurso público. E, se o autor costuma despertar estados de contemplação, paz interior, admiração e inquietação; na mocinha em questão despertou a constatação de que não sabe interpretar.

Esta semana, algumas leituras sobre educação ficaram pairando em minha mente. Começo por Gustavo Ioschpe

Sei que há quem não o leia por ser um economista que se atreve a escrever sobre educação mas em "Você acha que as escolas particulares brasileiras são boas?" o autor levanta questionamentos importantes. Primeiro demonstra que, mesmo ele, que estudou em escolas particulares de ponta, percebeu-se aquém dos indianos, chineses e russos ao estudar no exterior. Depois, mostra que o desempenho da escola particular não é bem lá essas coisas e que o não pensar a educação como um todo e para todos e o se contentar com a  frase morta "mas na escola pública média é bem pior" não resolve a questão: não resolve a questão dos estudantes brasileiros, estejam eles em escolas pagas ou não pagas.

A frase "educação pública gratuita e de qualidade" já virou quase um bordão e o autor nem chega a defendê-la, também não defende a privatização do ensino já que vê vantagens do sistema misto adotado pelo Brasil.

O que chama a atenção no texto são as atitudes individuais que sugere: os pais precisam "participar mais da educação dos filhos e se preocupar mais com o aprendizado em termos absolutos e menos com a vantagem das escolas deles em relação à escola de seus amigos(...)"

Outro artigo, lido também na Veja, é o de Lya Luft que aborda a confusão entre o aprender brincando e a falha que os adultos cometem ao não ensinar claramente para as crianças que é preciso esforço, persistência, transpiração e uma certa dose de resistência à frustração para que se viva a vida como ela é. 

Daí, a autora salta para a questão do analfabetismo funcional: "grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um texto simples, pois não sabem pensar, muito menos expressar-se por escrito.". Essa reflexão de Lya traz para cá o início deste texto, a professorinha que declara a sua incompetência diante de Rubem Alves e me faz pensar sobre a parte de esforço que cabe a nós, pais, para que a educação seja um acumulado de "coisas" que venham a fazer sentido para a vida de nossas crianças ( e futuros adultos). 

Este tipo de leitura-alerta sempre me faz relembrar: o dever de casa dos pais (também) é diário!

Os artigos de estão na Veja desta semana, nº2234.

Outros artigos de Lya Luft e Gustavo Ioschpe estão no site da revista.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ministério Público Federal para as Crianças

Há pouco tempo atrás reuni aqui os sites dos órgãos públicos voltados para a crianças. Pois lá na Bienal descobri mais um, o do Ministério Público Federal, que se chama Turminha do MPF



Com o slogan "Assunto de Gente Grande para Gente Pequena", a Turminha do MPF aborda conceitos importantes como honestidade, direitos e deveres e corrupção. Também discute notícias de jornal e responde às dúvidas das crianças. 

Os vídeos são muitos e sobre temas variados. Trago para cá o vídeo sobre Tráfico de Animais: 


Visitem o site da Turminha do MPF, vocês irão gostar!

Para ver mais vídeos clique AQUI.

É possível também fazer o download do gibi da Turminha neste link.

domingo, 11 de setembro de 2011

Bienal do Livro: último dia, última dica.

Hoje, como em todas as feiras, é o dia da baixa geral de preços: último dia.

Esqueci de contar para vocês uma dica valiosa:

A Editora Cosac Naify está oferecendo 40% de desconto em todos os livros.

Obras recomendadíssimas para as crianças como Contos para Crianças Impossíveis, Conto de Escola, O Livro Inclinado, Onde Vivem os Monstros, A Árvore Generosa, Bichos que Existem & Bichos que Não Existem, entre tantos outros, podem ser adquiridos com esse super desconto.


De lá, trouxemos "Na Floresta do Bicho Preguiça", de Anouck Boisrobert, de R$44,00 por módicos R$26,40; livro que já virou o preferido de Pedro nesta temporada de Bienal.

Qual é o PH do Planeta?

O experimento coletivo PH do Planeta faz parte do "Experimento Global que será realizado em todo o mundo durante o Ano Internacional da Química – AIQ 2011.

Integra uma série de atividades e eventos propostos pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) para o AIQ 2011. 



No Brasil, as atividades estão sendo coordenadas e estimuladas pelas entidades representativas da química
brasileira e apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo MEC e outros órgãos de governo, por universidades e instituições de pesquisa e por várias FAPs e secretarias estaduais e municipais, dentro do lema: QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR.

Este experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre a importância da qualidade da água e para a preservação do planeta Terra.

Nesta atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor, uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade
Brasileira de Química).

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) estão distribuindo, com a ajuda das secretarias estaduais, 25.000 kits deste experimento para as escolas públicas do país (especialmente para o ensino médio e para os últimos anos do ensino fundamental).

A proposta é que o experimento seja realizado intensamente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 17 a 23 de outubro, e também ao longo de todo o ano. Em São Paulo e Bahia, órgãos educacionais e instituições locais também estão produzindo kits para as escolas."