sábado, 3 de setembro de 2011

Entre obras e textos


Esta semana estive dividida entre obras e textos.

Casa em obra, poeira e confusão. Finalização do livro sobre um dos anos escolares de Pedro, blogs, redes sociais...

roteirinho atrasou e, na hora H não consegui acessar os links do Museu da Vida e MAST, mas certamente nos dois lugares haverá programação de qualidade este final de semana.

Divirtam-se que eu estou de saída para comprar tijolos e canos.

Mas, quem sabe, este final de semana ainda conseguimos nos ver lá na Bienal!

Bom Final de Semana!

Roteirinho Científico de Final de Semana: 03 e 04/09



Destaques



BIENAL DO LIVRO



O "maior evento editorial do Brasil", a Bienal do Livro, começou nesta sexta (01/09) e vai até o dia 11/09. 

Para os mais novos, dois espaços especiais: a Biblioteca Mirim, com contação de histórias, o Conexão Jovem, onde haverá encontro entre autores e leitores de literatura jovem, o espaço Maré dos Livros, que proporciona uma experiência interativa com a leitura e a escrita, de forma lúdica, além da programação das diferentes editoras e livrarias.   


RECEBA O SEU INGRESSO DE VOLTA!


A cada R$60,00 gastos nos estandes participantes da promoção, o visitante da Bienal receberá o dinheiro de seu ingresso de volta. Participam da promoção as editoras: Globo, Record, Galerinha, Zahar, Planeta Brasil, Ediouro, Rocco, Melhoramentos, Girassol, Mundo Mirim, Instituto Ciência Hoje, entre outros. Mais detalhes aqui.

Programe-se:

MAURÍCIO DE SOUZA autografará no sábado, às 13h (estande da Record); às 16h (estande da Globo) e às 19h (estande da Girassol). No domingo estará às 13h (no estande da Ave-Maria); às 16h (no estande da Panini) e às 19 h (no estande da Melhoramentos).

ZIRALDO autografará no sábado às 15h e 16h  e no domingo às 19h. Tudo no estande da Melhoramentos.

Todas a informações no site da Bienal do Livro.


ERA UMA VEZ NA FLORESTA



Uma aventura de preservação da natureza com a Turma da Mônica.

"A história toda começa quando Jotalhão pede ajuda aos seus amigos para mostrar às pessoas o perigo de vida que os animais correm. Então, cada um se fantasia de um bicho: Cascão vira macaco, Magali, um coala, Chico Bento, uma arara e Cebolinha, um leão.

Para a Mônica resta a fantasia de uma elefanta e, mesmo não gostando muito da ideia, ela também aceita a ideia de defender os animais, inclusive os considerados de estimação."


Horário: Sábados, domingos e feriados, às 15h e às 17h
Preço: R$ 60 (inteira)
Teatro das Artes: Shopping da Gávea - R. Marquês de São Vicente, 52, 2º piso
Até 15/11


SOMENTE SÁBADO- 03/09


SEBINHO NAS CANELAS
O já tradicional troca-troca de livros infantis promovido pelo site Amigas da Pracinha acontece nessa sábado homenageando o Dia do Biólogo. Além dos livros "haverá também oficina de reciclagem comandada por Rosa Gestzi e lançamento do livro Um Pirata Muito Só, de Denise Crispun, animado por pocket show de Beto Brown e Magali, que cantam e leem trechos da história acompanhados por violão e percussão. Além disso, alunos do ensino médio e professoras da Escola Parque desenvolvem atividades em homenagem ao Dia do Biólogo, ensinando os pequenos a fazer produtos como sabonetes e a manusear um microscópio. Mais detalhes no site Amigas da Pracinha.
Horário: 10h às 13h
Preço: Grátis
Praça Pio XI, Jardim Botânico.   (em caso de chuva o evento é adiado)


REPERTÓRIO DO TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS
O repertório de 13 anos de atividades do grupo proporcionará "uma viagem através de histórias contadas com o auxílio de belos cenários nos tapetes artesanais que são a marca do grupo. Neste fim de semana,o espetáculo Palavras Andantes, com belos painéis e objetos criados no Brasil e Peru, cheios de detalhes, bolsos e surpresas, servem de cenário a fábulas e contos fantásticos da América Latina".

Horário: Sáb. e dom., 16h. 
Preço: R$ 20
Teatro Ziembinski: Av. Heitor Beltrão, s/nº, Tijuca, em frente ao metrô São Francisco Xavier (2254-5399) Até 25/09


TARZAN 
Espetáculo da Cia de Teatro Aníbal Erthal. "Após o naufrágio de um navio na África, um menino fica órfão e é salvo por uma gorila chamada Kala que lhe dá o nome de Tarzan. Assim o pequeno começa a entender os mistérios e a magia da selva africana. Sua vida muda após conhecer Jane, uma linda bióloga Jane. Ao lado dela conhece o comportamento dos seres humanos e descobre o amor."
Horário: Sáb. e dom., 17h. 
Preço: R$ 40
Teatro Abel: Rua Mário Alves, 2, Icaraí, Niterói (2195-9800)
Até 16 de outubro.

SOMENTE DOMINGO -04/09

UM DOMINGO NA CASA DE RUI BARBOSA 

Neste domingo, o tema da recreação é o Dia Nacional do trânsito: contação de histórias com divertido esquetes sobre o tumultuado trânsito carioca e oficina com passatempos e pinturas de figuras relacionadas ao trânsito
Horário: 15h
Preço: Grátis.
Fundação Casa de Rui Barbosa: Rua São Clemente, 134, Botafogo (2189-4683).

Programação dos Museus:

Museu da Vida
MAST







sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Receita para descobrir um superdotado


Neste excelente texto, Maria Lúcia Sabatella traz perguntas e respostas para as primeiras dúvidas que pegam de assalto os pais dos superdotados.  



"Pais, professores e médicos precisam de preparo e informação para identificar crianças com talentos especiais"

A receita para descobrir um superdotado
Uma criança de pouco mais de um ano, que mal consegue falar, é levada ao Instituto para Otimização da Aprendizagem (Inodap), em Curitiba. Os pais estão surpresos com o bebê, que já sabe todas as letras do alfabeto. Ele aponta para a letra “p” de um joguinho de blocos e diz “papai”. A pesquisadora Maria Lúcia Prado Sabatella, que atende o casal, pega o bloco com a letra “m” e arrasta para o bebê do outro lado da mesa.“É ‘m’ de mamãe?”, pergunta à criança, que responde: “w”. Só depois de alguns instantes, os adultos percebem que o “m” estava virado de ponta-cabeça em relação ao bebê, que via mesmo um “w”. Assim são os superdotados: surpreendentes. É gente brilhante, em diferentes áreas, cada um desempenhando o seu melhor – bem acima da média.A consultora e pesquisadora Maria Lúcia Prado Sabatella é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, especializada na área de Superdotação e Talento. Delegada do Brasil no Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas, ela acaba de lançar o livro Talento e Superdotação: Problema ou Solução?, pela Editora IBPEX, e fala mais sobre o tema de seus estudos.

O que define um superdotado?
Superdotado é aquele indivíduo que tem uma ou mais habilidades expressivamente acima da média em algum campo do saber ou do fazer. São pessoas normais, mas não são comuns.

Os superdotados são poucos?
Não há uma estatística brasileira, pois em nosso país não fazemos identificação nas escolas. A Organização Mundial da Saúde estima que 3,5% a 5% da população mundial seja superdotada. No entanto, esse dado se baseia apenas em testes de Q.I. (Quociente de Inteligência), que é um dos instrumentos utilizados na identificação de superdotados e testa somente as áreas acadêmicas da inteligência – lógica e verbal. O Garrincha, por exemplo, foi considerado praticamente um débil mental em um teste de Q.I., mas era, evidentemente, um atleta brilhante, um superdotado psicomotor. Assim, quando são incluídas as demais áreas da inteligência, que podem envolver habilidades como liderança, capacidade de mediação, argumentação e criatividade, o número de pessoas superdotadas pode subir para cerca de 12%.

Nesse exemplo do futebol, superdotação é o que se chama usualmente de talento?
Na literatura costuma-se encontrar a referência a “superdotados e talentosos” evidenciando que de forma implícita o talento designa habilidades nas artes e atividades corporais, enquanto o termo superdotado é aplicado às pessoas com grandes habilidades intelectuais e acadêmicas. Indivíduos superdotados destacam-se em uma área ou em um grupo delas independentemente da categorização de sua habilidade.

E os gênios?
Geralmente, quando se fala de superdotado, faz-se uma correlação imediata com o gênio. Mas o gênio é aquele que contribui com a humanidade, que perdura por gerações. O gênio quebra paradigmas e conceitos previamente estabelecidos, como o Einstein. Todo gênio é um superdotado, mas nem todo superdotado é um gênio. A genialidade é o nível mais alto de superdotação.

O que os pais devem fazer ao identificar a superdotação no filho?
Tem que procurar bibliografia e ajuda de profissionais especializados, conversar com outros pais de superdotados. No Instituto para Otimização da Aprendizagem, que presido, fazemos grupos com os pais a cada semestre e a troca de experiências é muito rica. Os pais de superdotados se sentem marginalizados e relutam em falar sobre os progressos dos seus filhos. É importante que os pais tenham consciência de que se trata de uma criança especial e que se informem a respeito. Quando nasce um filho com Síndrome de Down, por exemplo, os pais correm a se preparar para essa condição e o mesmo deve ser feito se a criança é superdotada. Isso passa também pela escola, onde os professores devem ser esclarecidos sobre o tema.

As escolas estão preparadas para os superdotados?Infelizmente, não. Apesar de a Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, tratar da educação especial, não só para as pessoas com deficiência, geralmente enquadradas nesse tipo de educação, mas também para os superdotados. E eles não são tão poucos. Analisando a população escolar, pode-se dizer que, em cada sala de aula, há uma ou duas crianças superdotadas. Muitas vezes, são justamente aquelas que ficam inquietas e fazem bagunça, porque já terminaram as tarefas, ou porque não precisam copiar nada do quadro, já que têm tudo memorizado. O superdotado precisa de mais desafios. O professor pode sugerir atividades que enriqueçam e aprofundem o conhecimento e poderá se surpreender com os resultados. Um superdotado, na sala de aula, pode favorecer um ensino de maior qualidade para todos os alunos. Se estiverem estudando, por exemplo, os afluentes do Rio Amazonas, o professor pode sugerir que os alunos que tiverem vontade pesquisem e se aprofundem na cultura amazonense, por exemplo. Fizeram isso em uma escola e tiveram que abrir um museu sobre a região Amazônica, tamanha a pesquisa feita pelos alunos. O estímulo serviu para mostrar que todos os alunos produzem mais quando há incentivo e interesse. No entanto, via de regra, o professor, o psicólogo ou o médico não estão preparados para identificar e lidar com os superdotados.

Nem mesmo os médicos?
Muitas das “características” do superdotado são muito semelhantes aos comportamentos apresentados como sintomas da hiperatividade e do déficit de atenção,que estão tão em moda. Se a criança começa a perguntar demais, interrompe a aula, não copia a agenda ou completa tarefas, muitos professores têm indicado que os pais procurem um médico sugerindo que o filho é hiperativo. Não é competência dos professores fazer diagnóstico e essa atitude tem levado muitas crianças apenas curiosas, saudáveis e que aprendem com mais rapidez, a serem medicadas como hiperativas. Tudo acaba sendo resolvido na base da “babá-química”. O aconselhável é investigar o potencial do aluno que apresenta as características de que falamos, antes de se pensar em diagnóstico.

A superdotação é inata? Há alguma relação com a classe social?
Nem uma coisa nem outra. De fato, há um componente genético. Geralmente, indivíduos superdotados vêm de famílias que apresentam essa mesma característica. Mas não é algo inato, já que, se assim fosse, todas as pessoas de determinada família que possui superdotados seriam igualmente brilhantes. E isso não acontece. Há o componente externo, os estímulos, a interação com o meio. E aí eu dou um exemplo de como a superdotação não tem nada a ver com a classe social. Eu já vi uma criança de cinco anos, moradora de assentamento sem-terra, que me explicou corretamente temas como o Produto Interno Bruto do Brasil e a inflação do país. Como ele aprendeu isso? Com as páginas de jornais velhos que eus pais lhe davam para pintar. Mas assim como a inteligência não tem classe social, ela é amoral. Essa criança do assentamento optou pelo caderno de economia do jornal. Mas ele poderia ter preferido ler algo que lhe aguçasse o interesse por coisas erradas. Ou seja, a inteligência pode ser mal direcionada. O Fernandinho Beira-Mar, por exemplo. Ele é brilhante. Tanto que, mesmo preso, continua comandado sua facção criminosa e ninguém consegue impedir isso. Dá para colocar o corpo atrás das grades, mas a cabeça não. Ele é uma das muitas pessoas brilhantes mal direcionadas. Por isso, é importante haver estímulos positivos, sobretudo às crianças superdotadas.

Em tempos de tecnologias como a internet, esses jovens não são superestimulados?
Tudo o que é exagerado é ruim e isso não tem a ver com a internet ou os videogames. Assim como a criança que não sai da frente do computador, aquela que fica afundada nos livros, sem fazer outra coisa, também não está se desenvolvendo adequadamente. É importante que a família estimule tudo, inclusive atividades que tirem a criança de casa. Mas eu acho que essa geração que cresce entre computadores se desenvolve mais rapidamente e isso é positivo. Eu costumo dizer que, havendo dúvida se a criança é ou não superdotada, o melhor a se fazer é criá-la como superdotada, ou seja, estimulá-la constantemente. Às vezes eu ouço dizerem que uma criança de 4 anos, por exemplo, é muito nova para ir à escola. Como assim? Vá na favela ver se crianças com essa idade já não trabalham como olheiras para os traficantes. Se podem fazer isso, podem ir para a escola!

Se essa criança não for educada da maneira adequada, ela pode perder o talento?
Ela pode não desenvolver seu máximo e isso, sobretudo para alguém com potencial, é frustrante. Por falar em frustração, é importante que os pais não criem expectativas demais sobre a criança. Não é por ser superdotada que ela não pode ir mal escola, ou tirar uma nota baixa. Superdotado não é perfeito. Como eu disse no início, o superdotado não é comum, mas é normal.

Como identificar um superdotado?
A superdotação é mais fácil de ser identificada na infância e adolescência. Por isso, pais e professores devem ficar atentos a algumas características que podem evidenciar o brilhantismo dos jovens. 

A criança pode ser superdotada se:
1. Apresenta muita facilidade na escola, a ponto de incomodar os professores por não se sentir suficientemente desafiado;
2. Tem uma grande sensibilidade, não é vingativa e não responde a agressões;
3. É muito curiosa e pergunta insistentemente sobre um mais temas específicos;
4. Memoriza com facilidade, especialmente detalhes, como a cor da meia que o avô usava na ceia de Natal do ano retrasado;
5. Preocupa-se muito com tudo, por conseguir analisar as conseqüências das coisas. Se o pai diz que teve uma discussão no trabalho, o superdotado pode chegar à conclusão que vai passar fome, já que o pai perderá o emprego;
6. Faz tudo com muita intensidade, dedica-se por inteiro ao que se propõe, seja nos estudos, seja no amor, por exemplo;
7. Tem um senso de humor adulto, geralmente irônico ou sarcástico;
8. Faz interpretações literais. Se ela está brincando no jardim e a mãe pede que “saia do sol”, pode responder: “mas eu estou na Terra”;
9. Possui um vocabulário extenso para sua idade, pronuncia as palavras com correção e observa a concordância ao falar.

Fonte: Dra. Maria Lúcia Prado Sabatella" do Instituto para Otimização da Aprendizagem - Inodap - é uma ONG que atende crianças e adultos superdotados, com acompanhamento familiar e escolar. Informações pelo telefone (41) 3343-3448 
Dica de Flor!

Músico do Futuro

O projeto Músicos do Futuro, também conhecido como Orquestra do Taboa da Serra, em São Paulo visa, há 15 anos, à "educação musical de crianças e jovens, em especial os de baixa renda, de forma gratuita, visando uma melhor qualidade de vida, desde a opção de uma atividade prazerosa e saudável em grupo até a profissionalização na arte da música, fornecendo capacitação profissional para melhor inserção dos alunos no mundo do trabalho". Fica a dica, dada pelo Flor, para as nossas crianças talhadas para a música.


Site para conhecer melhor o projeto Músicos do Futuro.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A tirinha que emocionou o mundo


Quando vc era bem pequeno(a)...




...eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições...





... ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa..


Limpando-o quando você sujava suas fraldas lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos...




...lhe ensinando valores humanos...









Por isso...


...quando eles ficarem velhos um dia...e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar...não é?)


....quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...


...não se chateie com eles....


....quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato...

...quando eles começarem a se sujar nas refeições...


...quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo...


...por favor, não os apresse...porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo...

....basta sua presença... sua paciência... sua generosidade... sua retribuição...


....para que os corações deles fiquem aquecidos...


...se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito...


...segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar...


fique perto deles...assim como....


...eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... torcendo por você...

e vivendo "POR VOCÊ"




"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO" (Max Gehringer)"

Essa preciosa tirinha foi compartilhada via e-mail pela Jenny, que é autora do blog Aprendizagem Digital. Também o seu filho, Andre, de 8 anos, tem um blog cheio de dicas para a garotada. Confiram o Blog do André!

E como nossas crianças costumam ser muito atentas à questões de moral, justiça e solidariedade acho que vão curtir a tirinha.




O poema de Júlia

Júlia tem 6 aninhos. Anda ultimamente arrebatada por uma angústia: ela, que sempre estudou pela manhã, não está muito feliz com a troca de turno. Mas o que a assalta é algo maior do que o incômodo de estudar à tarde. Sobre este sentimento Julia escreveu um poema:


A música -poema da Júlia:

Vou olhar a vida na sacada
Corre para o colchão
já é hora de dormir
porque para você, você pensa que as horas
passam rápido
mas pra mim é diferente:
as horas passam devagar...
é uma brincando
é uma correndo
e uma hora sai do lugar

As horas quebram de amor
as horas tem amor
tudo tem amor na vida

Quando você chega em casa
dá aquele sorriso teu
meu coração bate bateu
eu não consigo nem falar
mas não sou eu que sinto isso
é o meu coração que sente isso

Ele consegue bater bater bater
toda hora
mas quando bate rápido é que está
com amor dentro dele
Ele é assim
ele é assim

As horas passam devagar para mim
da sacada eu olho
que não é um dia mais legal do que o outro
Quando eu abro a janela
tem um lindo dia de novo
tem um lindo dia de novo
tem um lindo dia...
para o amor.

Júlia 6 anos



A história completa do poema está lá no Abrindo Clareiras, o blog da Ana Paula.

Cala a boca já morreu. Será?

"Cala a boca!


Sai daqui!


Cala a boca, p.! 
(o p. é um palavrão!)


Sai daqui!


Engole o choro!


Se não comer tudo vai apanhar!


Sai daqui!


Se continuar vai ficar de joelhos!


Sai da minha cozinha, vai para o seu quarto!


Sai daqui!(tapa)


NÃO GRITEM! (gritando...)


Vai dormir de rabo quente!


Sai daqui!


ANDA, VAI DORMIR!!! 
(ainda gritando, logo após dá uma palmada. Em seguida a criança chora)


Sai daqui!


ABRE ESSA PORTA, P.!
(e a criança responde: "Não vou abrir, você vai bater em mim!" Ah, o P. é aquele mesmo palavrão!)


Sai daqui!"





Essas frases, de uma certa forma, fazem parte de minha rotina e me incomodam. 

Eu as ouço quando estou em minha cozinha, às vezes também é possível ouví-las quando estou no quarto de Pedro.

São frases ditas numa casa com duas crianças e um bebê.

Com o bebê, que deve estar beirando os 12 meses, pouco falam. Minto, para não ser injusta ouvi uma canção da Xuxa sendo cantada há alguns meses atrás. Era a babá. Mas a moça se foi em pouco tempo e nunca mais ouvi canções. Ah, também ouvi um adulto falando com voz infantil:

"Se fizer cocô na calça vai levar uma porradinha!"

O contraste da voz infantilizada com o conteúdo da mensagem soou-me como um dos maiores deboches que já ouvi na vida.

Essas vozes, quando me é possível ouvi-las, me assustam e sobressaltam. Uma vez Pedro falou: 

"Não mamãe, não é o pai deles que está falando não, é um monstro."

Sei que este não é o tema deste blog,  mas de uma certa maneira, quando a gente fala sobre um grupo de crianças está falando sobre todas elas.


Já pensei em mandar para esta família o Limite sem Traumas da Tania Zagury, mas não tenho intimidade, seria um insulto (Olha ele aí novamente!). Mas não é insulto o que essas crianças vivem também? Recorrendo  à revista Psique encontrei: 


"Os insultos, os nomes injuriosos, o isolamento forçado, a rejeição, as ameaças, a indiferença emocional e as humilhações representam formas de volência psicológica capazes de prejudicar o desenvolvimento da criança, sobretudo se vierem de um dos pais ou de alguém querido."

A gente às vezes cai na armadilha de achar que as famílias são como as dos comerciais de margarina, felizes e sorridentes, mas o infortúnio também pode morar ao nosso lado e mal nos darmos conta disso!

Para ler a matéria Infância sem Trauma da Revista Psique, clique aqui.




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Chão de terra batida

Pé no chão, cheiro de grama molhada, chuva fina, chuva grossa, borboleta, beija-flor, lua cheia, sol com chuva, chuva sem sol, vento gelado, plantar, colher, respirar, viver...

Há uns dias atrás, demos um parada para recarregar as energias em Maricá, o tempo estava meio indefinido, o município não é dos mais badalados ( e nem era isso que queríamos), mas me remete para a infância, para um tempo sem relógio, sem pressa e com cheiro de meninices.

E com Pedro não é diferente, vai para lá desde bebê. Em Maricá Pedro fica do jeito que mais gosta: junto da natureza.

Em Maricá, na casa de meus pais, o Pedro cientista é mais cientista!





terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dica de blog: União dos Blogs de Matemática




Uma reunião de blogs que ensinam Matemática.

Essa é a proposta da União dos Blogs de Matemática que, além de postagens próprias, disponibiliza download de apostilas e livros, divulga os blogs afiliados e promove o Carnaval da Matemática, que acontece todo mês e traz os melhores links dos blogs ali reunidos.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pequeno Cidadão


Quatro pais e nove filhos fazendo... música.

O quarteto Edgard Scandurra (fundador do grupo Ira!), Taciana Barros (ex Gang 90), Arnaldo Antunes (ex Titãs) e Antonio Pinto (faz trilhas para cinema), em parceria com suas crianças, formam o grupo Pequeno Cidadão, que  apresenta repertório de músicas infantis cuja inspiração vem dos próprios filhos, da experiência como pais e também das lembranças de infância.

"As canções abordam temas comuns como amor, a hora de largar a chupeta, futebol, animais numa mistura que vai do pop rock ao forró."

Confira os vídeos e tudo mais no site do grupo Pequeno Cidadão.

Vídeo Sapo Boi:


Aniversariando

Este mês foi o aniversário da Victória.

Victória é a prima de Pedro. Victor também.

Foi uma festinha surpresa, no meio de uma tarde de sexta-feira. Teve bolo, salgadinhos, presentinho; tudo o que uma festinha íntima deve ter.

Mas a comemoração dos anos de Victória fez soar o meu alarme: em janeiro Pedro fará 6 anos!

E, como os aniversários de Pedro sempre são sobre um tema sobre o qual ele está profundamente interessado, é preciso um pouco de empenho de minha parte.

Pedro já comemorou seu aniversário de diferentes formas e, para ele, que prefere os sons da natureza aos burburinhos de muitas vozes, o tamanho da festa não é o que faz a diferença, mas sim, o empenho nos detalhes.

O seu primeiro ano comemoramos com o tema Fazendinha. E parece que eu estava adivinhando e caprichei nos detalhes: pedi pra tia e artista-plástica Nanda Franco fazer um espantalho para o bolo horta e caprichamos nos espantalhinhos da festa.





Os mais chegados foram para casa com canequinha de ágata, bolinho de fubá e café em punho. O primeiro aninho deixa saudades, né?!

Já no segundo aninho, como Pedro era apaixonado por carros e sua mecânica, parti para a festinha Carros do Pedro. E a festinha foi em nossa casa. Tínhamos acabado de nos mudar para cá (para a tal rua que é uma ladeira) e receber tios, tias, primos, primas, avós, foi muito especial.

Única foto que restou depois do computador pifar


Meu empenho nesse ano ficou em dar à casa um clima de festa e, para isso, espalhei fotos de Pedro e da família e transformei seus carros em protaganistas de uma mesinha de aniversário de dois anos bem legal!

Já maiorzinho, Pedro comemorou os seus três anos com os amigos, na escola, além dos pais e avós. E, como nesse período a paixão eram as motos, Pedro ganhou uma Festa das Motos, com direito a capacete e tudo. Afinal de contas, nesse período, só queria ser chamado de motoqueiro!

Acima das letras dois buracos feitos pelos dedinhos ansiosos de Pedro. Ele não gosta de bolo, mas adora glacê!



Aos quatro aninhos um Pedro piloto Hot Wheels recebeu todos os seu amigos (literamente!) porque até o Bob Esponja e o Pablo foram. Nesta festa realmente o empenho não pôde faltar: óculos com faróis para a criançada, capacetes, videoclip de piloto. Ufa! Deu trabalho mas valeu!

Eu caprichei, né? É chocolate! Tá bom, confesso, minha irmã fez tudo que está em preto!






A paixão pelos dinos aos cinco já era tanta que mereceu ganhar uma festa. A preparação dessa festinha foi a mais gostosa, porque Pedro participou mais ativamente: pesquisou seus dinos preferidos no site do Dino Train e eu os executei em feltro, para a montagem de uma toalha, com o cenário da época. Para essa festinha, que teve dose dupla: no colégio e em casa; fiz de tudo: convites, bolo com dinossauro, fantoches de brinde. Cansou mais que todas, mas também valeu muito ver a alegria de Pedro por conseguir compartilhar um interesse tão genuíno, como o seu pelos dinos, com as demais crianças.

Pedro reclama comigo até hoje porque esqueci de pôr os braços do dino. Ah, mas eu sou amadora!

Até docinho modelado de dinossauro eu fiz. Pois é, foi empenho máximo!


Entenderam por que soou o alarme? Lá vem os seis anos...

Acredito até que Pedro queira viajar, mas na hora H, sempre cabe um bolinho, né? 

E aí, haja empenho!

domingo, 28 de agosto de 2011

Dica de Site: Amigos do Mar


Petrobras, Arcor, Projeto Tamar (CRM Bio) são os Amigos do Mar que mantém esse incrível site voltado para as crianças. Lá, além da tartaruga, que é a merecida estrela, a garotada poderá encontrar muita informação sobre o mar: os sons, vídeos, fotos, atitudes ecologicamente corretas, carteirinha de Amigo do Mar, um game bem legal, novidades, enfim, quem visitar o site certamente irá gostar.