sábado, 25 de junho de 2011

Mas, e se a psicóloga que atende o seu filho tem segredos com a escola e não os compartilha com você?

Esse episódio se deu com a primeira psicóloga, a que acreditava que Pedro era só um menino pressionado a crescer pelos seus pais.

Pois como ela discordava de que deveria investigar com mais critério a superdotação, quando teve a oportunidade de ir à escola em que Pedro estudava, provavalmente falou sobre assuntos que não compartilhava comigo porque, ao questioná-la sobre qual foi o teor da conversa, disse:

"Não posso lhe contar. O que você precisa saber a escola dirá."

E eu pensei: 

"Como assim?"

Não preciso nem dizer que o pensamento seguinte foi:

"É hora de trocar de psicóloga!"

Quem são os Savants?

Os cientistas vêm estudando este grupo de pessoas para melhor entendê-las. Os savants demonstram ter uma habilidade significativamente superior  em uma determinada área, sendo que, ao mesmo tempo possuem um atraso mental severo.

Fonte: Wikipedia
Kiyoshi Yamoshita  é um exemplo conhecido.

Japonês, seus primeiros anos escolares foram cumpridos numa creche para deficientes mentais, mas Yamoshita destacou-se por sua habilidade nas Artes Plásticas e ficou reconhecido pela alta qualidade de sua produção.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lagoa Aventura no Parque da Catacumba: natureza e emoção combinadas numa receita de sucesso!

A programação de ontem seria bem diferente: iríamos a Petrópolis, para a Bauernfest, mas como amanheceu chovendo, mudamos de idéia.

Aí, um solzinho maroto apareceu, e nos arrependemos de não termos ido...

Resolvemos então ir para o Cristo e, chegando lá, não subimos porque a neblina era tanta quem nem o próprio Cristo poderia ser visto. E descobrimos isso na estação de embarque do Trem do Corcovado, lá há uma tela que mostra a visibilidade do mirante. Muito honesto da parte deles. 

Plataforma do trem lotada, pessoas paradas e em dúvida se subiam para ver nada ou se fariam outra coisa diante do passeio encurtado. E eu era uma delas. Enquanto pensava, Pedro repetia: eu quero ir para as árvores, eu quero ir para as árvores!
 
Pensei que ele queria voltar ao Pão de Açúcar e a resposta seria NÃO, afinal de contas fomos lá há três dias atrás! Mas não era isso, o que Pedro queria, na verdade, era outra coisa, ele ouvira eu dizer que havia o arvorismo no Parque Municipal da Catacumba e, secretamente, ficou pensando nisso. O passeio frustrado ao Cristo seria a grande chance de irmos para o arvorismo, e foi o que fizemos.

E sabe que a idéia de Pedro foi a melhor?

O Parque da Catacumba fica de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, e é realmente belo. Lá funciona o Lagoa Aventuras, que tem um equipe com todo o tato para lidar com as crianças. Pacientes, orientam a criançada ao mesmo tempo em que as deixam livres para que progridam sozinhas.

Pedro curtiu primeiro o arvorismo: o circuito é completo, mas a altura é menor, o que dá mais segurança para as crianças e permite que os pais fotografem e filmem com total alegria.

Havia a possibilidade de escalar também, mas dessa vez ele não o fez. Mas já estou intimada a voltar para que faça de tudo um pouco, o que será um prazer!

Sua segunda aventura foi a tirolesa, que parerece ser a sensação, porque estava bem cheia. Para os pais de crianças menores, o ideal é ir em dupla, assim um adulto poderá esperar pelo pequeno aventureiro do outro lado do circuito. Como Pedro estava tranquilo e confiante, apesar de estar sozinha, deixei ele partir e só depois desci para encontrá-lo do outro lado do circuito.






Ao sair da tirolesa Pedro tinha uma expressão tranquila, feliz, e falou:

"A tirolesa é a melhor coisa do mundo! Melhor que video game!" (Ufa!)

Acho que acabo de descobrir que a energia de meu filhote precisa de um pouco mais de adrenalina para fluir bem. Novas aventuras, lá vamos nós!

Ah, para quem vai aproveitar o Carioquinha, a tirolesa está com desconto: R$10,00.







Colônia de Férias no MAST

Estão abertas inscrições para a primeira colônia de Férias do Museu de Astronomia e Ciências Afins. São 25 vagas para crianças entre 6 e 11 anos já alfabetizadas. GRÁTIS.

Informações: 3514-5233

Por que os superdotados têm direito à Educação Especial?

A Educação Especial, segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (MEC/2001), é uma "modalidade de educação escolar; processo educacional definido em uma proposta pedagógica, assegurando um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especias em todas as etapas e modalidades da educação básica."



Dessa maneira, podemos concluir que a Educação Especial deve acontecer em todas as escolas - PÚBLICAS e PRIVADAS, porque baseia-se no princípio adotado pelo Brasil de que a escola deve ser inclusiva.

E o que significa a inclusão? Significa que alunos, por diferentes motivos, podem ter necessidades educacionais especiais e, considerando-os como sujeitos do processo educacional, que é preciso que sejam assegurados os seus direitos a uma tratamento especial na escola, bem como no lar e na sociedade.

Com o respaldo da filosofia inclusiva, o foco educacional passou para as potencialidades de cada aluno, outra mudança foi a percepção de que todos os alunos podem vir a ser objeto da Educação Especial como, por exemplo, numa situação temporária em que um aluno fica hospitalizado ou passa a usar cadeiras de rodas em razão de um acidente até que suas pernas tenham plena recuperação. As limitações não englobam, hoje, apenas as de origem médica, mas também o fracasso na escolarização, as dificuldades de origem cognitiva, psicomotora ou de comportamento. Abarca também a inclusão dos superdotados e suas necessidades especiais de aprendizagem.

O grupo que é sujeito da Educação Especial ( deficientes, portadores de conduta típica e portadores de altas habilidades/superdotados, além dos que temporariamente aí se incluem) apresenta, então, necesssidade educacional especial, ou seja, "necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes a sua idade". Esse grupo de alunos "requer recursos pedagógicos e  metodologias educacionais específicas." É o que diz a Política Nacional de Educação Especial (MEC/1994)


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Já que está chovendo no Rio...

... aproveitei para incrementar a lista de links Para Crianças e Jogos do blog. Acho que vamos precisar!

Pão de Açúcar: de onde o Rio será sempre lindo!

Aproveitei o programa de descontos do Carioquinha para levar Pedro ao Pão de Açúcar.

Na primeira vez em que fui lá a paisagem era a do verão, repleta de cores intensa e contrastes. Realmente deslumbrante.

Já a de ontem era pálida, revelava a beleza mais tranquila dos dias de um final de outono.

Cariocas, estrangeiros e muitas crianças das escolas públicas (aliás, tenho encontrado elas pelos museus, pontos turísticos e feiras) estavam no mirante naquela última tarde do outono de 2011.

Pedro curtiu especialmente a trilha pela mata, o rampão para escalada com apoio de cabo de aço, os muitos lagartos que apareciam por ali e, é claro, a subida de bonde em meio à natureza.

De  lá do alto, tomados pela paz, pela imensidão azul-cinzenta do céu e do mar, pela paleta de cores reveladas quando do pôr do sol, a gente mais do que vê, é possível sentir o Rio. De lá, é impossível não se convencer, de uma vez por todas, de que essa é a Cidade Maravilhosa!

Coletânea de opiniões de professores sobre a inclusão

Os que dizem NÃO
  
DEPOIMENTOS DE PROFESSORES CONTRÁRIOS À INCLUSÃO, NAS TURMAS REGULARES, DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (deficientes e superdotados):

"Não estamos preparados para a inclusão. Acho que atrapalharia o andamento da turma. Sou favorável a uma escola especial para eles."  
(Professora da 3ª série de escola pública)

"Acho que a escola inclusiva não é muito adequada, pois a criança que precisa de uma atenção especial acaba não recebendo essa atenção. As outras crianças, por outro lado, também podem acabar se prejudicando. (...)" 
(Professora de pré-escola de escola privada)

"Não concordo com escola inclusiva. A professora não tem formação e acaba criando mais problemas para a criança." 
 (Professora de 2ª série de escola píblica)

"Sou contra. Para mim, o aluno com necessidades especiais tem necessidade de estar com um grupo que fale a mesma língua que ele, porque assim ele se sentirá melhor."
(Professora de 2º série de escola pública)


Os que dizem SIM

DEPOIMENTOS DE PROFESSORES FAVORÁVEIS À INCLUSÃO, NAS TURMAS REGULARES, DOS PORTADORES DE NCESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (deficientes e superdotados):


"Eu acho que os alunos deveriam estudar em escolas regulares, mas falta preparação dos professores para ajudá-los. Nós ficamos com medo de tentar ajudar e acabar atrapalhando."
(Professora de 5ª série de escola pública)
 
"Acho a escola inclusiva muito boa, porém todos os professores deveriam ser preparados para trabalhar com casos que aparecem em suas classes."
(Professora de 3ª série de escola privada)

"Eu acho que a escola inclusiva é o começo de uma nova sociedade. A partir do momento que você inclui um aluno, você está fazendo com que ele veja que o mundo não é o que está vendo lá fora: discriminação e exclusão."
(Professora de 2ª série de escola pública)



Fonte: Educação Especial, vol. 1.  Maria Angela Monteiro Corrêa. Fundação CECIERJ 

Brinquedos Educativos e Científicos

A Funtoys importa brinquedos científicos e de modelismo. Temas que agradam em cheio aos nosso pequeno cientistas. O preço não é baixo, mas deve ser por isso que dividem em até 12 vezes.


Para os menores, por exemplo, tem o Kosmos, Começando na Ciência, com 25 experiências. Que em sua descrição diz: "Saiba o que as plantas precisam para crescer, construa um barômetro, veja como a água sobe, assista as plantas suarem e investigue a produção de mudas. Descubra como uma lupa aumenta, como misturar cores, como a eletricidade estática atrai, como relógios de sol dizem a hora, e como funciona um filme. Investigue a pressão do ar, o fluxo de ar, flutuação, aviões de papel e sucção. Escreva mensagens secretas, faça flutuar um clipe de papel, sopre super bolhas, observe a ação capilar e teste o deslocamento. Construa um barco movido a sabão, misture óleo e água, experimente com evaporação, pinte com açúcar, e assista a um balão inflar a si próprio" 
Preço: R$ 243, 67

Confira o portifólio da Funtoys.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A FLIP 2011 vem aí!

De 6 a 10 de julho acontecerá a Festa Literária Internacional de Paraty, onde autores e leitores encontram-se em uma programação repleta de atrações.

Conheça a programação infantil da Flipinha.

Site da FLIP.

Os Jogos Mundiais MIlitares estão chegando....


De 16 a 24 de julho os jogos acontecerão por todo o Estado do Rio de Janeiro, divididos em vinte modalidades.

O ingresso é gratuito. Basta se cadastrar no site e solicitá-los.

Para a criançada há um link especial.

Idealizado por Maurício de Souza, a mascote dos jogos chama-se Arion. Conheça essa história:



Nadando com os golfinhos no México

Um destino especial: Cancun.

Num roteiro que só agora, com a queda do dólar, tem despertado maior interesse dos brasileiros: os parques em que é possível mergulhar, nadar e brincar com golfinhos e até com tubarões!


Reportagem completa no Jornal O Dia.

Presidenta Dilma vem ao Rio entregar medalhas aos campeões da Olimpíada de Matemática

O Ônibus Mágico em desenho animado

Puxa, acabei de descobrir que os livros viraram até desenho nos anos 90. Vale até investigar se há DVD ou download disponível pela web. Fica a dica!

Veja um pedacinho do desenho.

Feirinha de Livros nos bairros

Se tem uma coisa de que gosto são aquelas feiras de livros itinerantes pelas praças. Nelas dá para se conseguir bons títulos por preços ótimos.

Ontem, me deparei com uma, por acaso.

Pedro arrebatou dois livros pra si. O dois excelentes e cada um custando R5,00. Só um detalhe: o preço em livraria gira em torno de R$25,00 cada um.


O ÔNIBUS MÁGICO (PERDIDOS NO SISTEMA SOLAR)
Joanna Colen e Bruce Degen. Editora Rocco


Este faz parte de uma série de livros. Pedro já conhecia o dos Dinossauros e o do Fundo do Mar, que são muito bons. Dessa vez a divertida professora Dona Friz leva as crianças ao sistema solar a bordo de seu ônibus mágico para uma aventura cheia de emoções.

FESTA NO CÉU
Braguinha Ed. Rocco




O compositor Braguinha musicou diversos clássicos da literatura como Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Sua versão para a Festa no Céu, que acontece numa noite de São João, e que o Sapo não quer perder de jeito nenhum está neste livro que fez sucesso aqui em casa.

A Feirinha está na Praça Saens Peña, na Tijuca.

Roteirinho Científico de Final de Semana e Feriadão: 23/06 a 26/06

ESPECIAL 22ª BAUERNFEST

De 4ª passada ao dia 03/07 Petrópolis estará em festa com a tradicional comemoração da colônia alemã. Haverá contação de histórias, apresentação de música, comida alemã, entre outras coisas. A coincidência com o feriado é um convite para pegar a serra e, quem sabe, até passar uns dias por lá!

Programação Bauernfest
Pontos Turísticos de Petrópolis
Espetáculo Som e Luz no Museu Imperial

ESPECIAL PLANETÁRIO


Que tal aproveitar o feriado para curtir o Planetário da Gávea? Tanto o Museu do Universo quanto as sessões de cúpula são excelentes programas para os pequenos cientistas.

Site do Planetário da Gávea
Nossa visita ao Planetário


ESPECIAL CARIOQUINHA


Este é o último final de semana para aproveitar os descontos para as atrações turísticas no Rio. 

Carioquinha com as crianças





QUINTA-FEIRA- 23/06

CINEMA
ESTRÉIA DE CARROS 2- O tão esperado filme estréia nessa 5ª. Dessa vez, Relâmpago McQueen e sua equipe cruzam o mundo para a Corrida dos Campeões, que ocorre em cinco países diferentes: Japão, Alemanha, Itália, França e Inglaterra. Mate, é claro, vai se envolver em divertidas confusões.
Salas de cinema no Rio
Busca de salas de cinema demais estados
EXPOSIÇÃO
Mostra ampla e abrangente da artista japonesa contemporânea e vanguardista Mariko Mori. As obras Wave UFO e Oneness permitem, além da contemplação, a experimentação do público, mediante a retirada de senha.
Local: CCBB RJ - Rotunda e 1º andar 
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
 
SEXTA-FEIRA- 24/06


TEATRO
A MULHER QUE MATOU OS PEIXES... E OUTROS BICHOS- Peça baseada no ótimo livro de Clarice Lispector reunindo nos palco teatro, dança, música e vídeo. Foi Ganhador dos prêmios de melhor adaptação da Associação Paulista de Críticos de Arte e melhor cenografia do Zilka Salaberry, em 2010. Caixa Cultural — Teatro Nelson Rodrigues (388 lugares). Avenida República do Chile, 230, Centro; Sexta a domingo, 16h. Bilheteria: 13h/20h (ter. a sex.); 10h/20h (sáb. e dom.). R$ 10,00. Até 10 de julho.   dado para crianças a partir de 4 anos

SÁBADO- 25/06
JOÃO POR UM FIO- de Roger Mello. Emaranhados de medos, sonhos e pensamentos soltos preenchem as noites de um menino solitário. Ele vive cercado de fios — tecidos pela mãe rendeira, entrelaçados na rede de pesca do pai e até na colcha que o cobre na hora de dormir. O cenário  é composto por vários níveis, que inclui cama elástica, uma trama de fios entrecruzados e trapézios (55min). Livre. Estreou em 4/6/2011. Centro Cultural Banco do Brasil — Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Sábado e domingo, 16h. GRÁTIS. Senhas distribuídas uma hora antes. Até 10 de julho.

DOMINGO- 26/06

TEATRO

HISTÓRIAS DA MÃE TERRA- Na casa da Ciência da UFRJ, além de curtir a exposição Sensações do Passado Geológico da Terra, a criançada poderá assistir à peça Histórias da Mãe Terra, onde duas estátuas vivas narram a evolução do Planeta.Casa da Ciência da UFRJ: R. Lauro Müller, 3 Botafogo. Sábado Às 17h. GRÁTIS
 
PRACINHA

ZIMBA NA PRAÇA – um dia de lazer audiovisual para a criançada, com histórias brasileiras e exibição do filme “Berço do rato”. Devidamente orientados para o uso da câmera, meninos e meninas farão coletivamente o filme do dia, durante as apresentações artísticas do evento dominical. O filme será exibido no domingo seguinte. às 10h30, na Praça do Teatro Ziembinski. Rua Heitor Beltrão, S/N Tijuca

ARRAIÁ DO ZIMBA- o grupo Milongas vai transformar a praça do Zimba em um animado “arraiá” junino, com muita festa regada à pipoca, paçoca, pescaria e uma divertida quadrilha (encenada pelos alunos do curso do Ziembinski). Participação do sanfoneiro Antônio Fidélis. às 11h, na Praça do Teatro Ziembinski. Rua Heitor Beltrão, S/N Tijuca



Obs: O MAST não funcionará neste final de semana em razão de dedetização.

Sessões de Cúpula no Planetário da Gávea

SÁBADOS
15h30A JANELA MÁGICA,
de Damarquinho Camilo e Fernando Vieira. Ficção: numa excursão em um museu, Joãozinho e seu cãozinho Thor entram numa caixa de mantimentos, por acaso, para uma missão em direção ao telescópio espacial Hubble. Indicada para o público acima de 6 anos. (35 min)

16h45INFINITUM,
parceria da Fundação com a PUC. Ficção: Quatro alunos pré-adolescentes, Pedro, Joana, Raul e Mayara, se reúnem no horário do recreio escolar para jogar um jogo de tabuleiro com temática espacial. Duas duplas de participantes disputam lançar uma sonda em um buraco negro, após terem completado todo o percurso. Em pouco tempo, a imaginação das crianças as transporta diretamente para dentro do jogo, e tanto elas quanto o público começam a vivenciar uma emocionante aventura cheia de desafios até os confins da galáxia. Indicada para o público acima de 12 anos. (40 min) 

18hDESVENDANDO O SISTEMA SOLAR,
de Fernando Vieira. Documentário: mostra as principais descobertas que modificaram a visão do homem acerca do Sistema Solar, além de fazer uma descrição da origem do Sol, dos planetas, dos satélites e dos pequenos corpos. Indicada para o público acima de 12 anos. (45min)

DOMINGOS E FERIADOS
15h30O ANIVERSÁRIO DO PINGO,
de Alexandre Cherman. Ficção: Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé), e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações. Indicada para o público acima de 6 anos. (30 min)

16h45 – INFINITUM,
parceria da Fundação com a PUC. Ficção: Quatro alunos pré-adolescentes, Pedro, Joana, Raul e Mayara, se reúnem no horário do recreio escolar para jogar um jogo de tabuleiro com temática espacial. Duas duplas de participantes disputam lançar uma sonda em um buraco negro, após terem completado todo o percurso. Em pouco tempo, a imaginação das crianças as transporta diretamente para dentro do jogo, e tanto elas quanto o público começam a vivenciar uma emocionante aventura cheia de desafios até os confins da galáxia. Indicada para o público acima de 12 anos. (40 min)


18h – DESVENDANDO O SISTEMA SOLAR,
de Fernando Vieira. Documentário: mostra as principais descobertas que modificaram a visão do homem acerca do Sistema Solar, além de fazer uma descrição da origem do Sol, dos planetas, dos satélites e dos pequenos corpos. Indicada para o público acima de 12 anos. (45min)