quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coletânea de opiniões de professores sobre a inclusão

Os que dizem NÃO
  
DEPOIMENTOS DE PROFESSORES CONTRÁRIOS À INCLUSÃO, NAS TURMAS REGULARES, DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (deficientes e superdotados):

"Não estamos preparados para a inclusão. Acho que atrapalharia o andamento da turma. Sou favorável a uma escola especial para eles."  
(Professora da 3ª série de escola pública)

"Acho que a escola inclusiva não é muito adequada, pois a criança que precisa de uma atenção especial acaba não recebendo essa atenção. As outras crianças, por outro lado, também podem acabar se prejudicando. (...)" 
(Professora de pré-escola de escola privada)

"Não concordo com escola inclusiva. A professora não tem formação e acaba criando mais problemas para a criança." 
 (Professora de 2ª série de escola píblica)

"Sou contra. Para mim, o aluno com necessidades especiais tem necessidade de estar com um grupo que fale a mesma língua que ele, porque assim ele se sentirá melhor."
(Professora de 2º série de escola pública)


Os que dizem SIM

DEPOIMENTOS DE PROFESSORES FAVORÁVEIS À INCLUSÃO, NAS TURMAS REGULARES, DOS PORTADORES DE NCESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (deficientes e superdotados):


"Eu acho que os alunos deveriam estudar em escolas regulares, mas falta preparação dos professores para ajudá-los. Nós ficamos com medo de tentar ajudar e acabar atrapalhando."
(Professora de 5ª série de escola pública)
 
"Acho a escola inclusiva muito boa, porém todos os professores deveriam ser preparados para trabalhar com casos que aparecem em suas classes."
(Professora de 3ª série de escola privada)

"Eu acho que a escola inclusiva é o começo de uma nova sociedade. A partir do momento que você inclui um aluno, você está fazendo com que ele veja que o mundo não é o que está vendo lá fora: discriminação e exclusão."
(Professora de 2ª série de escola pública)



Fonte: Educação Especial, vol. 1.  Maria Angela Monteiro Corrêa. Fundação CECIERJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário