sábado, 6 de agosto de 2011

Gamela: um hotel voltado para o ecoturismo

Essa dica quem me deu foi Beatriz, uma menininha de 8 anos que estava na fila conosco para usar a tirolesa do Lagoa Aventura.

Ela disse: "O seu filho gosta de aventura? Então leve ele ao Gamela, lá tem a segunda maior tirolesa do mundo!"

Dica anotada, fui ao site conferir e deu vontade mesmo de ecoaventurar-me por lá: rapel, arvorismo, mega-tirolesa, cavalgada... São muitas as opções.

Quando eu for conferir conto aqui, mas se alguém for antes, não se esqueça de contar, a Bia agradece!

Vejam só algumas das aventuras do Hotel Fazenda Gamela Eco-Resort, que fica em Cantagalo, no Rio de Janeiro:




Fotos de divulgação do Hotel Gamela

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Roteirinho Científico de Final de Semana: 06 e 07/08

SÁBADO DE FOLCLORE NO MUSEU DA VIDA





Programação:

Lenda da Vitória Régia- de origem indígena tupi-guarani, relata a relação de uma índia com a Lua e o surgimento de uma planta aquática encantadora. Descubra porque essa planta não afunda!
Local: lago próximo ao Ciência em Cena
Horário:11h

Lenda Uakti- lenda do índio Uakti e construção de instrumento de sopro no jardim dos códigos.
Local: Parque da Ciência – Jardim dos Códigos
Horário: 10h:30min

O saci e a reciclagem-  as traquinagens do saci, desta vez, envolverão o lixo da cidade; com construção de origami do saci!
Local: Castelo Mourisco - varanda
Horário: 14h:20min

*Para Crianças de 6 a 10 anos

Endereço: Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos

Rio de Janeiro - RJ, 21040-360
(0xx)21 2590-6747




JOAQUIM E AS ESTRELAS NO PLANETÁRIO DA GÁVEA

  
O menino Joaquim é apaixonado pelas estrelas e imagina que elas estão tristes porque a maior parte das pessoas não olha mais para o céu. A partir de um sonho, ele decide fazer com que as pessoas voltem a dar importância às estrelas. Ganhador do prêmio Zilka Salaberry.
Indicação: a partir de 4 anos.
Horário: Sáb. e dom., às 16h. 
Preço: R$ 30
Endereço:  Rua Padre Leonel Franca, 240, Gávea 
Tel: 2274-7722 

*Acessibilidade na comunicação: Intérprete de Libras: 31/07 (dom), 06/08 (sab), 14/08 (dom), 20/08 (sab), 28 (dom), 03/09 (sab) e 11/09 (dom).

SÁBADO- 06/08

O PLANETA DE PIPSQUEACK/ CINECLUBE TIJUQUINHA- O pequenino Pipsqueack  mora em um planeta muito parecido com a Terra, com os mesmos problemas ambientais, como o consumo indiscriminado de recursos naturais, o aquecimento global e a poluição.

Horário: 13:30h
Preço: GRÁTIS 
                     Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539- Tijuca


DOMINGO- 07/08

FOLCLORE NA CASA DE RUI BARBOSA-  Dia 22/08 é o dia do folclore, mas as comemorações começam desde já. Domingo é dia de Contação de Histórias sobre o folclore brasileiro com a dupla Axupé e Axullé e também de diferças ofinas para criação de personagens como sacis, sereias e curupiras. 
Horário: 15h às 16h:30
Preço: GRÁTIS
Endereço: Rua São Clemente, 134

Rio de Janeiro, 22260-000
(0xx)21 3289-4600






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bienal do Livro, em setembro!

A Festa dos Livros, foi assim que Pedro chamou a Bienal  em 2009, sua primeira visita, aos três anos. Para quem curte livros e a exposição, já dá para entrar no clima através da fan page no Facebook. Lá há atualizações diárias sobre o evento, que acontecerá de 11 a 21 de setembro no Rio Centro, e também enquetes. Confira!


Foi na Bienal de 2009 que Pedro escolheu seu primeiro livro de dinossauros. É este que está na foto, mal sabíamos nós que o interesse iria persistir até hoje... Ah, a festa é dos livros, mas nessa hora paramos para um lanchinho e leitura no jardim.

Site da Bienal do Livro, confira e programe-se porque, como disse Pedro à época: "pena que não é semanal!"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Novela das 8 é o meu atual sonho de consumo!

Se sonhar não custa nada, o meu sonho do momento é a novela das 8.

É isso mesmo!

Faz tempo que deixei de ser noveleira. E noveleira, para mim, é aquela pessoa que pára o que está fazendo para assistir à novela.

Mas isso não significa que eu não saiba quais são os dramas e felicidades que estão acometendo as vidas dos personagens principais da novela das 8: basta ler o jornal, ir à manicure, entrar na primeira página de algum portal na internet que lá está a informação de bandeja. 

Quem é que não sabe que, em Viver a Vida, de Manoel Carlos, Luciana tranformou-se em cadeirante depois de um acidente? 


Quem não sabe que Mel era dependente química em O Clone de Glória Perez?



Quem não se lembra de Odaísa, mãe de criança desaparecida, na novela Explode Coração, também de Glória,? 



Acho que a maioria de nós, mesmo que não se recorde de detalhes, como o nome dos personagens, sabe que esses temas foram abordados em alguma novela.

Eu mesma, se escrevo no blog, é porque tento fazer como o passarinho que tentou apagar o incêndio da floresta: faço a minha parte compartilhando a minha história e as minhas descobertas; e faço isso da melhor forma que me é possível, da forma que me permite dormir com a consciência-cidadã mais tranquila.

Mas o que é um blog diante de uma novela das 8? Que tramas os mestres da cultura pop não imaginariam para o tema?

Eu mesma já imaginei um pequeno enredo: 

Um menino pobre, superdotado, identificado em um escola pública, com um comportamento mais sociável e que só conquista sucessos escolares, é beneficiado por programas do governo, como  institutos de capacitação, bolsas de iniciação científica, oficinas... A família do menino, inicialmente, tem dificuldade em reconhecer suas competências...

Uma menina rica, SD, estudante de escolas pagas e caras que não conseguem ver a SD por trás de seu mau comportamento. Pode haver um diagnóstico errado de TDAH, por exemplo. 

Os dois se encontram na infância, sem querer: ele está num passeio escolar e  ela é acompanhada pelos pelos avós (que são mais receptivos que os pais), em algum evento de interesse comum (uma feira científica, por exemplo). 

Depois de idas e vindas os dois, já adultos, acabam se apaixonando...

São tantas as possibilidades... E essa é só uma delas. Imagine o que os autores fariam com o tema? Claro que seria necessária uma consultoria com os especialistas, para que não se caísse no erro comum de se achar que a questão da superdotação resume-se aos prodígios. Isso seria manter-se no lugar comum e não desmistificar o tema.

O universo da superdotação é rico e, se por um lado, há traços que aproximam essas crianças, há outros que os diferem radicalmente (um exemplo são as crianças introvertidas x as extrovertidas). Algumas dessas histórias podem ser lidas em blogs como o Mãe de Criança Cientista, como O Curioso Caso de Rafael Valmont, e o Adultos com Altas Habilidades, isto sem falar dos que citam algumas experiências pessoais de forma transversal aos temas principais de seus blogs. 

Aliás, sempre que tenho a chance, incentivo outros pais a escreverem. Eu mesma penso em abrir aqui no blog uma coluna para pais que queiram escrever algum artigo mas que não tenham ânimo de criar um blog e mantê-lo ativo.

Acredito que a veiculação do tema pela mídia de massa realmente contribuiria para uma mudança do olhar sobre a superdotação de forma mais generalizada. E isso faria toda a diferença positiva a favor de uma inclusão de nossos filhos na sociedade de forma cada vez mais tranquila.

Realmente sonhar não custa nada... 

E, como quem não arrisca não petisca, estou enviando o link deste post para a Rede Globo. 

Agora!

UNIPRAIAS: ecoturismo inesquecível em Santa Catarina

O parque UNIPRAIAS, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, deixa qualquer um sem palavras: reúne ecologia e diversão de uma forma sem igual.

A locomoção pelo parque é feita através de bondinhos (como esses que o Rio de Janeiro adotou recentemente). Nosso passeio começou na Estação Barra Sul, donde seguimos para a Estação Mata Atlântica e depois para a Laranjeiras. E cada uma delas revela uma surpresa.

Na primeira, que fica bem de frente para o embarque no Barco Pirata, é possível fazer compras, utilizar bancos, etc.  Mas, já no embarque nos bondinhos percebemos o que nos aguardava: a vista é realmente linda!






Chegando à Estação Mata Atlântica saltamos (você tem a opção de não saltar e seguir adiante) e aí Pedrinho sentiu-se em casa. Aliás, qualquer ecologista, mirim ou não, gostaria daquele lugar. Aliás, pensando bem, nem precisa ser ecologista não!

Há, naquela parada, distração para todos: trilhas, arvorismo, mirantes, lanches, camisetas, lojinha de chocolate escondida no meio da mata, anfiteatro, simpáticos vendedores de água ao final das trilhas (achei isso demais e reflete o cuidado que  as pessoas que estão por trás do parque têm como seu público)...


E é na Estação Mata Atlântica que também está a sensação de todo o parque: o trenó de montanha Youhooo. 




Muito bom, muito bom, muito bom!!!! Você escolhe a velocidade, mas o bom mesmo é correr em meio à mata. Deliciosa e inesquecível a sensação. Pedro, que adora uma adrenalina não queria sair dali.

Não queria mais saiu, e saiu porque a próxima estação, a Laranjeiras, também era convidativa para ele porque lá nos aguardava a praia!

Durante o percurso aéreo entre essas duas estações quem faz o show é a natureza. O bondinho passa sobre a copa de árvores centenárias, gigantescas, e você fica quieto, sentindo-se parte (coadjuvante) da maravilhosa obra que é o planeta Terra. 


Fotos de divulgação


A visão que se tem entre a Estação Mata Atlântica e a Laranjeiras fica tatuada em nossa alma para sempre...

A praia fechou com chave de ouro esse dia. E lá estava ela: mansa, ensolarada, convidativa. O tempo parou para nós naquele dia de UNIPRAIAS, tanto que esqueci na praia todos os chocolatinhos e camisetas que comprei anteriormente; tanto, que só me dei conta disto quando cheguei no hotel. Mas aí já era tarde demais porque estávamos lá em Penha, longe do UNIPRAIAS e pertinho do Beto Carrero, história que fica para outro dia!

Links:

Parque UNIPRAIAS
Hot Site Youhooo
Vídeo Parque UNIPRAIAS

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Entre Puns e Cacas

Desde que li o texto Visceral, da Ana Paula, fiquei me perguntando porque ainda  não havia ensinado para Pedro os fundamentos de um bom cocô. 

Inspirada pelo texto passei a dar algumas dicas para ele, que ficou bastante interessado em saber mais sobre suas eliminações.

Por coincidência, a revista Recreio da semana passada (nº 594) aborda o tema com o título "No Reino da Cocolândia" .

Deixo então a sugestão para vocês: a revista aborda de forma direta e bem humorada esse assunto que, digamos, é do interesse de todos nós!

Resumo da matéria da Recreio:


"SEU CORPO
No mundo da cocolância
Você pode até ter feito alguns destes cocôs. Entenda por que há tamanhos, cores e fedores tão variados"

Escola Pública ou Particular?

Para quem chegou no blog recentemente e, principalmente, para quem não tem vivido alguma experiência escolar com crianças PAH, o post de ontem- Dicas para pais de PAH, pode ser meio assustador. Também pode levar o leitor a pensar que fiz apologia à escola pública ou que me posicionei contra a escola particular.

Nada disso!

Longe de mim entrar no debate sobre a vantagem de uma escolha sobre a outra, até porque nós, pais de crianças em idade escolar, já sabemos quais são as vantagens (e desvantagens) de uma e da outra.

O foco do post, na verdade é o de demonstrar um ponto que desconhecia até bem pouco tempo e que coloca a escola pública em vantagem sobre a média das escolas particulares na proporção lebre para tartaruga: a prontidão para a inclusão.

Li em algum lugar uma frase que ficou na minha cabeça: a inclusão é uma questão de diretos humanos. Creio que este é o primeiro entendimento que precisamos ter: deficientes auditivos e visuais, cadeirantes, disléxicos, portadores de síndrome de down, entre outros, todos têm direito à inclusão na sociedade, e essa inclusão passa também pela escola, pela sua adaptação às necessidades educacionais especiais desses alunos.

O segundo ponto importante é: o superdotado faz parte do grupo acima, ou seja, também ele tem necessidade educacional especial. E por mais difícil que seja enxergar como um não-deficiente está neste grupo, acreditem, é verdade! Tratamos dessa questão no post "Por que os superdotados têm direito à Educação Especial?"  e o que justifica a inclusão é uma série de características dos PAH. Para os superdotados a inclusão se daria através do enriquecimento curricular, do agrupamento com crianças de outras idades e da aceleração de série.

A conclusão, então, é que respeitar a necessidade especial do PAH também é uma questão de direitos humanos!

Mas, porque digo que a escola pública é mais inclusiva, ou pelo menos me parece ser mais inclusiva que a escolas por onde andei?

1º- Porque para a escola pública não há escolha: ela tem a obrigação legal de acolher a todos os matriculados;

2º- Porque ela tem que observar as políticas públicas para a educação especial ( e o Brasil adotou a política pública da inclusão)



3º- Porque há capacitação dos professores sobre o tema, já que a previsão é de que eles identifiquem as crianças e enviem para uma avaliação (sei que a realidade ainda não é esta em muitos municípios, mas há a previsão legal, é preciso que se cobre);

4º- Porque há os Núcleos de Atendimento de Alta Habilidade e Superdotação (NAAHS), responsáveis pelo acompanhamento e capacitação na rede pública.

Na prática, enquanto nas escolas por onde andei nos olharam com ceticismo quando tentei vincular o comportamento de Pedro (também e não somente) à superdotação, algo que é o be-a-bá do tema para qualquer um que já se aprofundou um pouquinho só nele, vi algo diferente e novo na escola pública que visitei em Niterói.

Fui até lá numa manhã de quarta-feira para a primeira reunião do NAAHS/RJ em 2011. Lá estavam mães de crianças que estudam na rede pública e que foram indicadas pelos seus professores para participarem da sala de recursos, onde acontecem atividades de suplementação curricular (através de oficinas) para as crianças PAH que, depois de indicadas, foram avaliadas pelo núcleo e reconhecidas como tal.

O objetivo da reunião era o de capacitar os pais sobre o tema superdotação, além de esclarecer sobre o método de trabalho com essas crianças. A reunião é aberta a todos os interessados e valeu muito ter ido. Lá vi o inverso do que vivi na escola particular, lá era a escola que se esforçava para que os pais e responsáveis entendessem que seus pimpolhos eram PAH, quais são os seus direitos, comportamento, etc.

Foi muito boa a experiência e sempre que puder irei até lá. 

Quando tive a oportunidade de falar disse para aquelas mães que aproveitassem a chance de estar em uma escola que sabe lidar com a superdotação de seus filhos, porque lá fora, a vida escolar nem sempre é assim!

Novo programa de Ciências: Trem da Ciência

Toda quinta-feira, às 19:30,  na TV Brasil, o programa "Trem da Ciência", que estreiou no dia 28/07 e é voltado para o público infantil, estará no ar.

"Na série, a dupla Thomas e Kati leva o público a expedições a bordo de uma locomotiva, onde acontecerão descobertas, experiências e investigações.

São viagens pelo tempo, pelo espaço, água e ar. Os dois vão revelar fatos interessantes da natureza, dos animais, da tecnologia, da física, da química e da história. Eles também mostram experimentos especiais para se fazer em casa.A série infantil, produzida na Áustria, já ganhou algumas premiações, como o Prêmio especial do júri no Festival Romy 2004 e o Prêmio Remi no Festival Internacional de Filmes de Houston 2005."

Confira no site da TV Brasil quais serão os temas do segundo programa, que será exibido no dia 04/08.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

E já que o dia hoje começou com um post de dicas...

... trago para cá a Mensagem à Família de Eugênia Puebla, autora do livro Educar com o Coração, da Editora Peirópolis:

Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.




Dicas para os pais de crianças PAH

Desde que comecei a escrever o blog recebi dicas valiosas de pais que já passaram por situações semelhantes à de Pedro ou que, simplesmente, têm crianças PAH, mas passaram por experiências diferentes.  

 Aqui estão algumas delas:

  • Antes de seu filho ser PAH ele é uma criança, e criança precisa de espaço, correr, cair, levantar, conviver com outras crianças, ou seja, MOVIMENTO e SOCIALIZAÇÃO, são palavras que não devem ser esquecidas;
  • Sobre o MOVIMENTO, o foco deve estar nas brincadeiras espontâneas muito mais do que nas atividades extra-classe;
  • Sobre a SOCIALIZAÇÃO, o foco deve estar nas brincadeiras espontâneas muito mais do que nas atividades extra-classe. Não, eu não errei, é isso mesmo, eu queria repetir a explicação. Expor nossos PAH ao contato com outras crianças é fundamental para que exercite a alteridade e para que se arrisque a fazer novas amizades;
  • A questão dos LIMITES é crucial, porque eles tem um poder de argumentação tão bom que você pode acabar cedendo mais do que deveria. Na escola, no parquinho, etc, não será assim, então é bom treiná-lo desde já;
  • Se optar pela ESCOLA particular esteja pronto para trocar o seu filho de escola quantas vezes for necessário. Enquanto nas escolas públicas há um discurso de inclusão, em razão das políticas públicas, com salas de recursos, por exemplo; nas escolas particulares, tudo vai depender da visão do dono. Como não há fiscalização, as escolas particulares são universos que se encerram nelas próprias;
  • Ah, e não se assuste se a ESCOLA ideal parecer ter se transformado em outra quando o seu filho mudar de ciclo. Há escolas que seguem uma filosofia no Jardim de Infância e outra no Ensino Fundamental e Médio;
  • Leve a sério as considerações de seu filho sobre a ESCOLA: onde há fumaça, há fogo;
  • Use o LAUDO a seu favor, ou seja, não o utilize ou utilize-o com moderação na escola. Na maioria dos casos que ouvi as escolas particulares reagiram de forma perversa: "se ele é superdotado não precisa de ajuda e deveria se comportar melhor";
  • Tudo tende a se ACALMAR  um pouco quando eles entram na segunda fase do período de latência, lá pelos 8 anos;
  • Troque experiências com OUTROS PAIS de PAH, isso vai ajudar a tirar o peso de ser a única pessoa do mundo vivendo essa questão;
  • Estimule os INTERESSES INTELECTUAIS do seu filho, mas não exagere na dose: quanto mais ele souber mais distante estará de seus pares e mais difícil será a socialização. Se quiser exagerar em algo, leve-o mais vezes à pracinha: o movimento estimula a criatividade e ainda libera endorfinas!
Obrigada, pessoal!

domingo, 31 de julho de 2011

E lá vai a família subindo a ladeira...

Quem nunca inventou uma história ou musiquinha meio sem pé nem cabeça para tentar distrair uma criança entediada que atire a primeira pedra:

Acho que já contei que a rua em que moramos é uma ladeira que, se às vezes é chata para subir, sempre oferece,no final, a recompensa de uma bela vista.

Pois uma noite dessas, quem reclamava da ladeira era Pedro, não queria subir, queria um táxi!

"Táxi, como assim, Pedro? Nenhum taxista vai querer pegar uma corrida tão curta e andar faz bem... Eu paro para você descansar, está bom assim?" Foi o que eu disse.

Mas meu marido quis fazer melhor, quis motivá-lo a subir e para isso sacou mão de uma composição improvisada. Sua musiquinha meio sem sentido tinha como tema justo o que? Os insetos que, depois dos dinossauros e répteis em geral são os seres que Pedro mais gosta.

E lá foi ele musicando:

Era uma vez uma formiguinha
E aí o besouro roubou a perninha da formiguinha...


Mal começou Pedro já interrompeu:

Que besouro é esse, o de chifre? Pai, você tá chamando o meu besouro preferido de ladrão? Não vale!

O papai não deu muita importância à pergunta (e esta, certamente, não é a melhor estratégia com um PAH) e falou:

Espera que a história vai continuar!

E continuou:

E aí o besouro pediu desculpas 
E o grilo emprestou uma perninha para a formiguinha
E a formiguinha perdeu mais uma perninha
E o gafanhoto emprestou
outra perninha para a formiguinha


E agora a formiguinha tem uma perninha de besouro, outra de grilo, outra de gafanhoto...



E assim seguiu a musiquinha pelas seis intermináveis perninhas da pobre formiguinha como se fosse um mantra insectóide. Meu marido realmente se empolgou e esqueceu de verificar se a audiência, no caso eu e Pedro, estávamos curtindo o seu som.

Já no final da música Pedro interrompeu o pai novamente e falou:

Pai, essa sua música é horrível e você colocou tantas pernas diferentes na formiga que deixou ela manca!

E foi assim que a ladeira e a musiquinha chegaram ao fim. Ufa!


Super Dica de Site: Ponto Ciência

"Várias experiências em um só lugar". É assim que se define o Ponto Ciência, mas vá até lá e confira. É muito mais que isto: o site reúne uma comunidade formada por professores, alunos e interessados por ciências. Experimentos de Química, Física e Biologia são apresentados com explicações,  fotos e vídeos e de forma simples. E, para melhorar o que já é bom, é possível de cadastrar no site e enviar os seus experimentos feitos em sala de aula ou em casa mesmo.

O projeto, que é pioneiro e totalmente gratuito, é realizado pela UFMG com finacimento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia).

Vejam a experiência Olhos em Movimento:


Então, divirtam-se no Ponto Ciência!