sábado, 24 de novembro de 2012

Experiência: como fazer plástico não poluente em casa

Como está chovendo aqui no Rio de Janeiro resolvi aproveitar a madrugada insone para reunir algumas experiências para fazermos amanhã.

Essa fabricação de plástico Pedro me cobra desde que recebeu a Revista Ciência Hoje das Crianças de setembro (Caramba, como eu demorei!). Trata-se de um plástico biodegradável, feito a partir da caseína, uma das proteínas do leite.

MATERIAL:

  • leite- 300 ml
  • vinagre- 6 colheres de café
  • uma panela
  • duas vasilhas
  • um pano fino ou gaze

MODO DE FAZER:

Passo 1- Esquentar o leite. Melhor dizendo: pedir a um adulto para que esquente o leite. Mas sem deixar ferver!

Passo 2- Colocar o leite quente em uma das vasilhas (é melhor deixar essa etapa para o adulto fazer também!);

Passo 3- Adicionar o vinagre ao leite. É preciso ter calma e adicionar lentamente;

Passo 4- Observar que surgem pequenos floquinhos. Isso significa que a caseína está se separando do leite;

Passo 5- Aguardar por alguns minutos até que se forme, na parte de cima do leite, o soro (um líquido de coloração amarelada). Quando surgir é a hora de cobrir a boca da outra vasilha com o pano e despejar o leite com vinagre. Os floquinhos ficarão retidos no pano e eles é que são o nosso plástico! Dá para moldar o que quiser, mas é preciso esperar por volta de duas horas para a secagem da obra de arte!

Um video com as etapas da experiência:





No video ele coloca vinagre até que o soro do leite se solte,  ou seja,  uma quantidade maior. Vale a pena testar a diferença no resultado final e ver o que mais agrada a cada um.


Dicas de Final de Semana: 24 e 25/11/2012

Feira Brasil Rural Contemporâneo 2012


Todos contra a Dengue no Espaço Ciência Viva


Brincando de Matemático no MAST


Público alvo: adultos, jovens e crianças
Local: sala de atividades do prédio sede
Número de participantes: 25

Brincadeiras, curiosidades e discussões para apresentar a aritmética, a geometria e a lógica. Adultos e jovens participam juntos com as crianças na resolução de quebra-cabeças numéricos, jogos e desafios lógicos.

Rua Gal. Bruce, 586 Bairro Imperial de São Cristóvão
Tel: 3514-5200

Impressionismo: Paris e Modernidade no CCBB



Para que as crianças acompanhem a mostra o CCBB Educativo realiza uma série de atividades voltadas para o público infantil:

ESTAÇÃO SENSORIAL
O público terá contato com diferentes elementos do acervo exposto por meio dos sentidos alternativos à visão, tendo como suporte material especialmente criado para a atividade – Terça a domingo – 13h, 15h, 17h e 19h.

LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS – Terça a domingo - 14h, 16h e 18h
Cor. Cor - Neste laborátório o público vai recriar algumas das pinturas presentes na exposição “Impressionismo – Paris e Modernidade” definindo e redefinindo as cores dos trabalhos dos grandes mestres.
Essa pintura é massa! - Neste laboratório o público experimenta uma técnica diferente para criar tais texturas e volumes. Utilizando massa de modelar colorida, os participantes vão compor de forma colaborativa os quadros dos pintores impressionistas criando as imagens através de manchas de cor.

MUSICANDO
Experimentação musical que relaciona as artes visuais à música através de jogos, composições coletivas e canções diversas que se utilizam do corpo, da voz, instrumentos e objetos sonoros. – Sábados e domingos - 13h - aCORde! e Impressões sonoras

PEQUENAS MÃOS - Contações de histórias para Crianças de 3 a 6 anos. A história será Da janela do trem. – Sábados e domingos – 15h Crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas de responsáveis.

EM CANTOS E CONTOS FAMÍLIA – sábado e domingo - 17h
O Flautista de Hamelin, A Pequena Bailarina e Os fios do destino serão as hitórias contadas.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

E o blog volta à ativa: ou, sendo mais responsável por aquilo que cativei!

Quem acompanha o meu perfil no Facebook já sabia que eu estava me preparando para reativar o blog, mas antes disso eu precisava passar algumas semanas, digamos assim, me situando novamente na grande rede.
 
Mas eu não poderia retomar o blog com um simples "Queridos, cheguei!". Começo, então, pelo começo e o começo, inevitavelmente, é o agradecimento a todos aqueles que não desistiram desse blog mesmo quando eu mesma achava que não conseguiria mais dar conta dele, agradecimento aos que telefonaram para saber como estavam as coisas aqui no Rio de Janeiro, aos que por aqui passaram para ler e reler velhos textos, aos amigos que, ao longo desse tempo, tornaram-se muito, mas muito mesmo, reais em minha vida, ao meu marido, que insistiu, a cada dia, tal qual um relógio cuco, que era importante voltar, enfim, obrigada a todos pela paciência comigo, com meus textos e, também, com a ausência deles.
 
Eu não iria voltar hoje, mas quando entrei na página  do blog no Facebook e vi um pedido de contato com crianças cientistas para um programa de TV, me dei conta de que não cuidar do blog seria também não cuidar dos vínculos que surgiram a partir daqui, não cuidar das possibilidades que poderão surgir para nossas crianças cientistas, enfim, seria abrir mão da responsabilidade pelo que cativei.
 
Aproveito, também, para explicar o que me afastou, não só do blog, mas da vidinha virtual também. Bem, na verdade eu havia preparado um longo texto, mas acho que vocês não merecem isso em pleno sábado de sol!
 
Então, tudo o que eu iria escrever se resume nas seguintes palavras: qualidade de vida, síndrome metabólica, intolerância alimentar, glúten, lactose, judô, música, escotismo, ecoturismo,  superdotação, psicomotricidade, cachorro, cavalo, escola, interacionismo, necessidade educacional especial, programas de reembolso, laudos, avaliação, felicidade, inconformismo, nova vida!
 
Ficou curioso? Curiosa? Então, dá uma passadinha aqui pelo blog que vou falar sobre tudo isto, e muito mais. E o muito mais é claro que inclui as Ciências, muita Ciências!
 
Um abraço para todos!
É bom estar de volta!!!!!
Ana Paula (Mãe de um menino cada vez mais cientista!)


PS; Estou até emocionada por estar postando depois de tanto tempo!