sábado, 4 de junho de 2011

Uma visita ao Vital Brasil em dia de festa: ah se na escola fosse assim...

Havia postado aqui uma dica sobre o aniversário do Instituto Vital Brasil, em Niterói. Pois nós fomos lá conferir.

Nem preciso dizer que Pedro ficou como pinto no lixo, pato na lagoa, ou seja lá qual for a expressão que signifique "Pedro ficou à vontade".

Resolvemos ir de barca para que ele pudesse curtir desde o início e, quando chegamos, conforme prometido, lá estavam os coelhos e os camundongos, alguns ainda bebês, do tamanho do dedo mindinho e mamando. Havia também uma exposição sobre os animais peçonhentos.

Depois dessa prévia veio o ponto alto: a extração dos venenos de escorpião e cobra.


Pedro, que vinha desenhando escorpiões já há umas duas semanas, estava ansioso. E perguntou, perguntou. E recebeu respostas e mais respostas. Encantou-se pelo escorpião amarelo, venenosíssimo (aprendi lá!)

Foi promovido a assistente, um jeito carinhoso de lidar com suas perguntas e, preciso dizer: como os cientistas que tenho conhecido nessas experiências nos museus são acessíveis!

As perguntas das crianças não os aborrece, eles se animam com elas! Talvez porque no passado eles próprios já tenham sido crianças perguntadeiras.

Sei que comparo agora alhos com bugalhos mas enquanto a escola costuma reclamar que crianças como Pedro perguntam demais (momentos em que estão, na verdade, afirmando que elas estão atrapalhando a rotina, os horários da professora), vê-los nos contextos relativos aos seus interesses precoces é de dar gosto.

Enquanto eu comia o bolo um dos funcionaários discretamente me perguntou: "Mas ele está em que série?". Foi quando disse que no Jardim, mas acho que Pedro já nasceu cientista, por isso esse entusiasmo em estar ali.

Na volta, que também foi de barca, viemos lendo os gibis e guia dados pelo Instituto.

Quando for, escolha a 6ª, dia em que há demonstração da extração de veneno e não perca a oportunidade de passar a mão da cobra!

Informações:

Endereço: Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói, RJ CEP: 24.230-410 - Cx Postal 100.028. Tel.: (21) 2711-9266 / 2711-9223 

 Horário: 2ª a 6ª de 8:30 às 16:30h; 6ª Às 10h há a demonstração de extração de soro.
Preço: GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário