Tudo aconteceu na escola.
E é lá mesmo que acontem os mais impactantes acontecimentos na vida de uma criança superdotada.
Pedro estava na aula de culinária - pode soar estranho um menino em uma aula de culinária, mas é que a escola pretende ensinar conceitos de matemática de uma forma mais concreta - e a aula que começou no térreo terminou no oitavo andar.
Explico: a cozinha fica no térreo, mas Pedro saiu de lá correndo, desvencilhando-se das professoras e indo parar no último andar do prédio.
O motivo? Os cheiros. Pedro contou que sentia uma mistura de cheiro de bolo, com cheiro de ovos, mais cheiro de gelatina, misturado com cheiro de fritura.
Uma mistura horrível segundo ele.
Tententei decifrar essa mistura de cheiros e concluí que, possivelmente, na cozinha das crianças, enquanto sua turma aprendia a fazer gelatina; um bolo, de outra turma, deveria estar sendo assado. Já o cheiro de fritura deveria estar vindo da cozinha que atende ao refeitório já que nesse dia o almoço teria como carne peixe à milanesa.
O resumo da história é que esta profusão de cheiros foi demais para ele.
Conincidência ou não havia lido no blog Mães de Crianças Superdotadas um artigo sobre a sensibilidade sensorial dessas crianças.
E, de fato desde pequeno observo em Pedro uma irritabilidade quando exposto à certas circunstâncias como locais lotados, barulhentos, liquidificador, cheiro de suor, e por aí vai.
Paula Jarrard, em seu artigo "Sensory Issues in Gifted Children: Synthesis of the Literature", aproveitando o conceito da Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski, esclarece que essa superestimulação envolve não só fatores psicológicos, mas neurológicos, também e que há estudos demonstrando a hipersensibilidade dessas crianças ao barulho, à dor, à frustração, além de uma hipersensibilidade emocional.
Até bem pouco tempo, apesar da certeza sobre a superdotação de Pedro, não tinha idéia alguma sobre os aspectos emocionais, sensoriais e comportamentais que envolvem essas crianças.
Comportamentos de Pedro como: "desliga esse liquidificador", "eu não gosto de barulho de refogado", bem como um choro que reflete uma profunda tristeza (quase um luto) quando um brinquedo se quebra, a tamanha dificuldade de lidar com a frustração passam hoje a fazer sentido.
Denise de Souza Fleith, no artigo Altas Habilidades e Desenvolvimento Socioemocional, parte integrante do excelente livro Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades faz referência a Pichowski ao explicar que os superdotados reagem ao ambiente de forma intensa e isso se dá de cinco formas:
1- Reação psicomotora- "que é vista como a capacidade de ser ativo e energético (fala rápida, impulsividade, pressão para a ação(...)";
2- Reação sensorial- referindo-se ao "prazer dos sentidos e à apreciação do belo";
3-Reação Intelectual- é aquela fome por saber mais, e mais, e mais...
4- Reação imaginativa- "manifesta pelo uso frequente de imagens e metáforas, facilidade em inventar e fantasiar, visualização detalhada, pensamento mágico, tendência à dramatização, mistura de fato com ficção (...)";
5- Reação emocional- sentimentos intensos, reações psicossomáticas, "timidez e entusiasmo, medos, ansiedades, preocupação com a morte, depressão, preocupação com os outros, sensibilidade nos relacionamentos, apego aos animais, dificuldade de se ajustar a novos ambientes, sentimentos de inadequação ou inferioridade e auto avaliação".
Eunice Soriano, em seu artigo Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais, vai além e afirma que, de acordo com Dabrowsk, a desintegração positiva, essa multifacetada hipersensibilidade dos superdotados, é catalizadora de um "desenvolvimento emocional mais avançado".
Para Pedro, a overdose de cheiro foi demais, atingiu o seu ponto ótimo. O problema é que a tia do jardim de infância nem imagina que crianças como Pedro podem ser hipersensíveis ao ambiente. Mas isso fica para um outro post!
PARA SABER MAIS:
Internet:
Sensory Issues in Gifted Children: Synthesis of the Literature; Paula Jarrard
Sensibilidade Sensorial; Blog Mãe de Crianças Superdotadas
Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais; Eunice Soriano
Livro:
Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades - Orientação a Pais e Professores; Denise de Souza Fleih e Eunice M. L. Soriano de Alencar (organizadoras); Ed. Artmed
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