sábado, 11 de junho de 2011

Divulgação
 Dia 18 de junho é dia de vacinação! 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 começará a ser divulgada amanhã, dia 12.

A campanha será dividida em duas etapas:
  • 18/06- 1ª dose
  • 13/08- 2ª dose

Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. 

Nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas haverá também a vacinação contra sarampo para todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mesmo que já tenham sido vacinadas.

Nos demais estados a imunização contra sarampo ocorrerá dia 13 de agosto, data da 2ª dose.

Divulgação
Quadro de vacinação por estados da federação:

Campanhas Nacionais Datas Público UF
1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 18 de junho (Dia de Mobilização) a 22 de julho Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os estados e municípios
1ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os municípios de: AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS, SP
2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 13 de agosto (Dia de Mobilização) a 16 de setembro  Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os estados e municípios
2ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) Todos os municípios de: AC, AM, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RN, RO, RR, SE, SC, TO e DF
  
Informações:
MINISTÉRIO DA SAÚDE
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

Fiocruz: Concurso Fotográfico


No dia 07 de junho a Fiocruz lançou o concurso de fotografia  “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, com inscrições abertas até 8 de julho, e o melhor é que todos os moradores do Estado do Rio de Janeiro podem participar. São cinco categorias, separadas por idade: 

1-infantil
2-infanto-juvenil
3-juvenil
4-adulto
5-idoso

São 4 os temas que podem ser escolhidos:

1- Caminhos de Ferro;
2- Expressões da Tradição; 
3- Memória da Saúde;
4 Paisagem Vivenciada.


As fotografias inscritas faão parte de uma exposição virtual integrante do site da  "Semana Fluminense do Patrimônio, evento que acontece em agosto de 2011 reunindo no Estado do Rio de Janeiro especialistas, organismos públicos e a sociedade para debater sobre o seu patrimônio cultural. 

Já os autores dos três melhores trabalhos de cada categoria e tema serão premiados com a utilização de suas imagens em exposição e na identidade visual da própria Semana Fluminense do Patrimônio. Serão ao todo 60 trabalhos premiados."

Leia o regulamento em: 

Inscrições: 

CRIANÇA E JOVEM
ADULTO E IDOSO


Fonte: http://www.coc.fiocruz.br/comunicacao/index.php?option=com_content&view=article&id=286

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eu tenho tanto para lhe falar...

... mas com palavras não sei dizer....
...como é grande o meu amor por você...

.Era essa a música que eu cantava ontem para Pedro, antes de dormir.

Mas ele não dormiu. Virou-se para mim e perguntou:

"Mas se ele não consegue usar as palavras, porque não usa as mãos - a linguagem dos sinais!"

Pois é, crianças portadoras de altas habilidades têm bom humor, elas têm uma capacidade de interpretar as coisas fazendo associações inesperadas e muitas das vezes divertidíssimas.

Depois da música, e da piada, Pedro acabou dormindo e fui ler o texto Características Intelectuais, Emocionais e Sociais do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação, que faz parte do livro A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação produzido pela Secretaria de Educação Especial/MEC.

O texto aborda as características dessas crianças e a manifestação negativa dessas qualidades quando os superdotados não encontram condições ideais para o seu  desenvolvimento, tanto no aspecto social, como no cultural e no afetivo.

A frustração e a falta de estímulo em relação ao currículo escolar podem levar à apatia e ao ressentimento.

As relações em sala de aula, tanto com os seus pares como com os professores, se subestimadas, podem desencadear variados problemas de comportamento social e aprendizagem, chegando, até mesmo, ao fracasso escolar.

"CARACTERÍSTICAS DA SUPERDOTAÇÃO E POSSÍVEIS PROBLEMAS:

1- CARACTERÍSTICA: Perfeccionismo
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Expectativas pouco realistas e muitas horas de trabalho com baixa produtividade.

2- CARACTERÍSTICA: Hipersensibilidade do sistema nervoso
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Hiperatividade e distração que levam à déficits de  atenção.

3- CARACTERÍSTICA: Iniciativa e auto-suficiência
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Tendência em dominar as discussões e atividades.

4- CARACTERÍSTICA: Poder de concentração e comportamento dirigido para metas
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Resistência à interrupções e obstinação.

5- CARACTERÍSTICA: Avançadas estratégias de análise e resolução de problemas, percepção de relações complexas entre idéias e fatos
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Impaciência com os detalhes, resistência com a rotina

6- CARACTERÍSTICA: Originalidade e criatividade
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Pensamento divergente, a percepção dos pares quanto à esses aspectos provocam a discriminação e sentimentos de inconformismo.

7- CARACTERÍSTICA: Aprendizagem eficiente, boa memória, extensa base de conhecimentos e capacidade
de observação
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Desenvolvimento de hábitos improdutivos de trabalho, pouca dedicação e interesse pela busca de novas estratégias de resolução de problemas e baixo rendimento acadêmico.

8- CARACTERÍSTICA: Independência e inconformismo
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Repulsa por uma estrutura rígida de aula, rebeldia e oposição às pressões sociais dos adultos, incompreensão por parte de pais, educadores e pares.

9- CARACTERÍSTICA: Grande senso de humor
POSSÍVEIS PROBLEMAS ASSOCIADOS: Podem revelar-se indivíduos sarcásticos e ofender aos que os rodeiam."

Para saber mais:
A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação
Volume 1: Orientação a Professores, p. 41 e ss
MEC; Organização: Denise de Souza Fleith
Link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004654.pdf

11ª MOSTRA SESC CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS

Peças de teatro de qualidade espalhadas pelas unidades do SESC/RJ por um precinho miúdo:

Triangulinha - A história de uma menina que nasceu em forma de triângulo numa família e no mundo de redondos. Ela é rejeitada pela família e sofre o bullying por parte dos redondos. O espetáculo se caracteriza por pesquisar as linguagens do teatro com a dança, animação, circo, teatro gestual, teatro mudo e cenografia virtual. Texto e direção de Mônica Alvarenga. Com Guilherme Veloso, Douglas Cantudo, Luiza Mayall e Kayo Miller.

12/6, 17h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc São João de Meriti


26/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Nova Iguaçu


11/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Núcleo de Referência Duque de Caxias


19/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Ramos

 
Tem Areia no Maiô - As Marias da Graça resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa já na estrada, com um pneu furado. Na praia, as Marias enfrentam desastradamente perigos no mar, chuvas de verão e, claro, muita areia no maiô. De Beto Brown. Com Karla Conká, Samantha Anciães, Geni Viegas e Vera Lucia Ribeiro. Roteiro de Denise Crispun

19/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 8 (usuários), R$ 4 (estudantes, idosos). [livre] Sesc Nova Friburgo

O Circo dos Objetos - Sons, cores e movimentos se fundem e, de repente, de um guarda chuva temos a lona. A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público.De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço. Eis o Circo dos Objetos! Mais que um espetáculo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo. Direção Mariza Basso. Com Mariza Basso e Julio Hernandes.

26/6, 16h R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Campos


12/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc São Gonçalo


11/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Engenho de Dentro


18/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Nova Iguaçu

 
Um Concerto Para o Sol - Quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, nos remetem a uma "época mítica" em que os bichos falavam. São estórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade e valores, entremeadas por músicas e intervenções que criam o "ambiente sonoro" de personagens e cenas. Todo o roteiro musical é interpretado ao vivo pelos músicos brincantes, que animam as estórias com bonecos, sombras, adereços e brinquedos. Direção e texto de Walkyria Alves. Com Joana Lyra, Niuxa Drago, Norma Nogueira, Pedro Paulo Autran e Rodrigo Magno.

4 a 26/6, Sábados e domingos, 17h. R$ 3 (comerciários), R$ 6 (estudantes, idosos), R$ 12. [5 anos] Sesc Tijuca

Zarak Show & As Aventuras de Darius e Igor - Nascidos em uma família de circo, os irmãos gêmeos idênticos e siameses Darius Kidrick e Igor recebem do Vovô Kabum uma importante missão: realizar a turnê mundial do Zarak Show. De Márcio Libar. Com Lucas Moreira e Fabrício Dorneles. Texto de Larissa Câmara.

12/6, 16h às 17h20. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Madureira


26/6, 16h. R$ 3 (comerciários), R$ 6 (estudantes, idosos), R$ 12. [livre]
Sesc Barra Mansa


11/6, 16h. R$ 2 (comerciários), R$ 4 (estudantes, idosos), R$ 8. [livre]
Sesc Niterói

Fonte:

Avaliação gratuita: superdotação no Rio de Janeiro

Quando comecei a pesquisar o tema superdotação ter tomado ciência da existência do CONBRASD, Conselho Brasileiro para a Superdotação, foi um ponto fundamental. O site reúne informações valiosas e merece entrar para a sua lista de favoritos.

Lá consegui informações sobre a superdotação e quais são os locais que fazem a avaliação e acompanhamento dos superdotados. Um desses locais é o PAAAHSD-Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotados coordenado pela Profª Drª Cristina Delou, atual presidente do CONBRASD, e  que faz diagnóstico gratuito.

Informações:

CONBRASD
 
PAAAHSD-Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotados
 Endereço: Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense
Fones: 21-26292671
E-mail:
paaahsd@vm.uff.br
Site: http://www.uff.br/paaahsd/
Coordenadora: Profa. Dra. Cristina Maria Carvalho Delou 
Diagnóstico gratuito.

Veja o Planeta Terra e a Lua em tempo real






Para ver a Terra e a Lua, um site muito bacana é o Earth View. Nele você pode ver a Terra e a Lua de diferentes ângulos.



Link com todos os recursos: http://www.fourmilab.ch/earthview/vplanet.html

Lugares para observação do céu no Rio de Janeiro



Quartas-feiras:


ESPAÇO CIÊNCIA VIVA
Horário: 19h
Há também a reunião de um grupo de estudos no local.
Endereço: Av. Heitor Beltrão 321 - Tijuca (Esquina da Rua Pareto/ Próximo ao Metrô da Saens Peña)
Tel: 2204-0599 (Telefonar antes para saber as condições do céu.)

PLANETÁRIO DA GÁVEA
Horário: 18:30 às 19:30
Uma hora antes há distribuição de senha para reunião com astrônomos que dão informações com observação pelo telescópio.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100
Tel: 2274-0046

Quartas-feiras e sábados

MAST
Horários: (acrescentar 1h na vigência do horário de verão)
  • 17h30 - Exibição do vídeo (não ocorre no 2° Sábado)
  • 18h - Palestra do "Céu do Mês" (não ocorre no 2° Sábado)
  • 18h30 - Observação do Céu nos telescópios
Em caso de chuva é exibido apenas vídeo.
Endereço: Rua Gal. Bruce, 586 São Cristóvão
Tel: 2580-7010

Google lança o Google Earth Ocean

O Google Earth já era uma ferramenta incrível por permitir viajar para qualquer lugar do mundo sem sair de casa e agora, em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8/06, lançou o Google Earth Ocean, que permite mergulhar nas profundezas dos mares enquanto se obtém informações. Foram 20 anos de coleta de dados.
 Fonte: Portal R7




Revista Ciência Hoje para as Crianças

Os pequenos cientistas também têm a sua revista científica. 

E é boa que só!

A Revista CH para as Crianças é publicada pelo Instituto Ciência Hoje da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Acabamos assinando para Pedro e a publicação chega em seu nome!

Informações: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

O que tem de bom na banca de jornal

Duas coleções que estão nas bancas atualmente são de alta qualidade e têm agradado em cheio ao Pedrinho:

A primeira chama-se Meu 1º Larousse.Já estão nas bancas:

Meu 1º Larousse dos porquês










Meu 1º Larousse dos Animais



Meu 1º Larousse Nosso Planeta











O 1º custa 7,90. O dos Animais e Nosso Planeta são vendidos juntos por 14,90. E os demais custarão 14,90 cada.

O preço real é 44,90 conforme site da Larousse. 

Outra coleção que Pedro tem aproveitado bastante é a do Livro  A Vida dos Animais, da Revista Recreio, que tem muitas fotos e informações.













A revista custa 10,00 e tem publicação semanal.

MAC - uma visita surpresa

A visita ao MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, não foi programada, o que, em certos casos, deixa tudo ainda mais gostoso.

Fomos numa 4ª feira e, anote aí, esse é o dia em que  a entrada é franca.

Esta é uma experiência sensorial, sem dúvida. O que mais chamou a atenção de Pedro foi poder interagir com aquela arquitetura fantástica.

A sensação de quem está lá dentro é a de que se está pairando sobre o mar. E, como por aqueles dias estávamos lendo o livro Como Treinar o seu Dragão, que se passa num arquipélago, Pedro imaginou muitas histórias na exuberante paisagem que o MAC permite vislumbrar.

Das obras expostas o que mais curtiu foram as interativas, como o Tangram.

O caminho Niemeyer, que leva ao Museu, é lindo, seja ele percorrido à pé ou de carro.

O MAC merece a sua visita, esteja certo disto!


Informações:

Horário:

  • Espaço Expositivo – terça a domingo, de 10 às 18h
  • Pátio – segunda a domingo, de 9 às 18h
Obs. - Aos sábados e domingos, no período de 17/10/2010 a 20/02/2011 (Horário Brasileiro de Verão), o Espaço Expositivo ficará aberto até as 19h, e o Pátio, até as 20h.

Ingresso

  • Normal – R$ 5,00 (Aceita meia entrada)
  • Às 4ª, a entrada é franca.
Site: http://www.macniteroi.com.br/index.php?op=visit

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rádio Maluca também é programa de cientista!

Se você está em dúvida pensando: será que meu filho vai gostar ou não de ir a um programa de rádio especial para as crianças, transmitido ao vivo de um auditório, faça como eu, espere um tema que seja de profundo interesse de seu pequeno cientista e parta para lá!

Há tempos estou de olho na Rádio Maluca, querendo ir mas em dúvida se a atração prenderia a atenção de Pedro. 

Então, como o programa trata de um tema a cada sábado, esperei um do qual ele gostasse bastante. E foi assim que no dia 21/05, com o tema Fundo do Mar, rumamos para lá.

E não deu outra, Pedro curtiu do início ao fim!

Lá teve música, entrevista com as crianças (ele até participou dizendo que o que ele mais gosta no mar é o peixe- papagaio), além do conto Espelho Mágico, contado por Warley Goulart, do grupo Tapetes Contadores de História.

Zé Zuca, Mariano e sua trupe sabem muito bem prender a atenção da garotada!

O legal é que quem não está lá pode acompanhar tudinho pelas rádios Rádios Nacional AM1130 e MEC (AM 800) das 11h às 12h.

E quem foi pode curtir depois o programa em casa, ouvindo o poadcast no site na Rádio MEC.

Aliás, Zé Zuca, cadê o poadcast do dia 21/05?

Informações:

Para participar:

Sábados, das 11h às 12h. 
Pça Mauá, 7/ 21º andar, Centro, Rio de Janeiro. 
Preço: GRÁTIS

Para ouvir

Ouça, ao vivo, pelas Rádios Nacional AM1130 e MEC (AM 800).

On line: http://www.radiomec.com.br/online depois escolher MEC AM 800 ou Nacional AM Rio e clicar na seta do áudio.


Roteirinho Científico de Final de Semana: 11/06 e 12/06

  • ESPECIAL CARIOQUINHA

Dá para aproveitar os descontos oferecidos pelo projeto em diversas atividades de interesse dos nossos pequenos cientistas

  • ESPECIAL SALÃO FNLIJ DO LIVRO PARA CRIANÇAS E JOVENS 2011

Contação de histórias, lançamento de livros e estandes de venda no Centro do Rio de Janeiro.
Saiba mais em:  http://maedecriancacientista.blogspot.com/2011/06/salao-fnlij-do-livro-para-criancas-e.html

ESPECIAL 11ª MOSTRA DE TEATRO SESC/CBTIJ PARA CRIANÇAS

Peças ótimas por preços excelentes!
Saiba mais em: http://maedecriancacientista.blogspot.com/search/label/teatro

SÁBADO- 11/06

MUSEU:

MAST (Museu de Astronomia)-Programa de Observação do Céu – POC (18h30 às 20h)
"Observe o céu através dos telescópios do MAST, construídos no começo do século XX. Com a ajuda de mediadores, identifique a Lua, os aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas. É só olhar para o céu e curtir."
MAST- http://www.mast.br/

CINEMA:


KUNG FU PANDA 2- A estréia foi na 6ª. O filme em 3D promete ser inacreditável!
Informações: http://www.kungufupanda2.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=kung+fu+panda+2&utm_campaign=Kung+Fu+Panda+2+-+Brand+&utm_content=Phrase+

DOMINGO- 12/06

HISTÓRIAS DA MÃE TERRA- Na casa da Ciência da UFRJ, além de curtir a exposição Sensações do Passado Geológico da Terra, a criançada poderá assistir à peça Histórias da Mãe Terra, onde duas estátuas vivas narram a evolução do Planeta.
Casa da Ciência da UFRJ- http://www.casadaciencia.ufrj.br/

MAST- (Museu de Astronomia)
16h- BRINCANDO DE MATEMÁTICO- jogos matemáticos (capacidade 30 pessoas)

Vila de casas na lua em 2069!





Assunto de interesse dos nossos pequenos cientistas:

 "Escritório europeu cria projeto de vila na Lua

RIO - É uma cidade pequena, com certeza. Não como aquelas em que a vida corre pacata no entorno de uma pracinha com sua igreja, a prefeitura e simpáticas casinhas de alvenaria. Mas com lugares para práticas espirituais, assim como unidades médicas, laboratórios de pesquisa e centros de comunicação. Ali, também haveria bares, restaurantes, lugares para prática de esportes, parques repletos de plantas e, claro, um hotel para receber os turistas. Nas casas, nada de paredes de tijolos ou portas de madeira, mas as mais modernas tecnologias. O formato? Quase o de um balão inflável. E dentro dele espaços para o quarto, o escritório, a sala. Com tamanhos para abrigar famílias inteiras, casais, solteiros. 

O italiano Arturo Vittori e o suíço Andreas Vogler não são cientistas, são arquitetos. Mas suas ideias, seu papo e, principalmente, seus projetos têm um tanto de futuristas e, por que não?, de lunáticos. Fundadores do escritório Architecture and Vision, de pesquisa e design, com sedes na Itália e na Alemanha, eles são os criadores da MoonCapital, uma vila para 60 pessoas morarem... na Lua! É o que mostra a repórter Karine Tavares em matéria publicada no caderno Morar Bem de hoje. 

Hipoteticamente concebido para estar pronto em 2069 - ano em que o mundo comemora o centenário da chegada do homem à Lua -, o projeto não é o primeiro do gênero da dupla. Em 2009, eles tinham criado outra vila no satélite, mas para receber pesquisadores e turistas, e não pessoas comuns. Também se engajaram no design interno da Enterprise, nave para turismo espacial encomendada pela empresa suíço-germânica Talis Enterprise; e levaram à Bienal de Arte de Veneza uma casa móvel, recoberta de placas para captar a energia solar. Outro famoso projeto do escritório, em exposição permanente no MoMA, de Nova York, é a DesertSeal, tenda desenvolvida para temperaturas extremas que aproveita o calor do dia no deserto para o aquecimento noturno. 

Vista da vila, com os módulos internos, e as cúpulas para proteção da radiação/ Architecture and Vision

O nosso propósito é permitir que cientistas e engenheiros pensem em cenários futuros, identifiquem problemas e encontrem soluções - explica Vogler.

A construção da MoonCapital não levaria menos de 20 anos e custaria, no mínimo, U$ 300 bilhões. Afinal, por mais encantadora e sedutora que seja a Lua, e a ideia de viver nela, seu ambiente é hostil ao homem: sem água, ar ou comida e com temperaturas extremas, altas doses de radiação e dias que equivalem a um mês na Terra. Exatamente por isso, a cidade seria completamente fechada. Os módulos infláveis, feitos em alumínio e fibras como a do carbono, ficariam sob grandes cúpulas cobertas por densas camadas de regolito (um tipo de fragmento que cobre a superfície lunar), para proteger as pessoas. 

- Planejamos espaços onde as pessoas tenham seu bem-estar garantido. Elas vão ter que descobrir como é viver na Lua: só queremos criar ambientes que torne isso mais fácil, interessante e divertido - diz Vogler, que além do sócio teve colaboração dos arquitetos Dario Martini e Raffi Tchakerian. 

Os módulos infláveis que abrigariam casas, laboratórios de pesquisa e espaços para trabalho e lazer/ Architecture and Vision
Para isso, dentro dos módulos infláveis, haveria controle permanente de luz, temperatura e umidade e equipamentos para reproduzir as condições terrestres e evitar que os habitantes precisassem sempre estar com trajes espaciais. A localização da vila também obedeceria a critérios importantes. Ficaria no polo sul, às margens da cratera Shackelton - onde cientistas estudam a possibilidade de existir gelo. Não muito longe do porto espacial, para permitir uma rápida fuga, em caso de emergência; nem perto o suficiente da área de pouso, onde há risco de acidentes. 

Mas quem pagaria por tudo isso? Para Vogler, esta seria uma missão global que tanto poderia envolver países como Estados Unidos, Rússia e, principalmente, China, como bilionários dispostos a investir seus recursos na conquista do espaço. Se isto vai se tornar realidade, até os criadores duvidam. Mas, quem sabe numa cidade assim, a brincadeira favorita das crianças não seria pegar carona numa cauda de cometa e voltar pra casa num lindo balão azul?"




Profissão: Astronauta na Revista Recreio

Para os filhotes que curtem Astronomia e ciências afins, um vídeo do Marcos Pontes sendo entrevistado por três meninos curiosos:



Site do Marcos Pontes:
http://www.marcospontes.net

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comunidade Roteirinhos Científicos

As dicas de passeio do blog agora estarão também no orkut  na comunidade Roteirinhos Científicos. 

Espero por você lá também!


COMUNIDADE ROTEIRINHOS CIENTÍFICOS:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115193143

Jardim Botânico comemora aniversário inaugurando trilha noturna

Dia 13 de junho é o aniversário de 203 anos do JBRJ que pasará a oferecer trilhas noturnas monitoradas:

"as caminhadas noturnas abertas ao público, que serão mensais, sempre em uma noite da semana de lua cheia. As vagas são limitadas – inicialmente apenas um grupo de 15 pessoas por noite. O grupo será acompanhado pela responsável pelo Projeto Fauna, Cristiane Rangel, e mais um guia da Diretoria de Ambiente e Tecnologia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A saída está marcada para as 19h e o passeio tem duas horas de duração."

Durante o dia a Trilha das Árvores acontecerá de 10h às 15h

Informações: http://www.jbrj.gov.br/materias/06_06_2011%283%29.html

O caso da sacola

A professora disse:

"Hoje vamos aprender uma palavrinha nova: sacola (...)"

"(...) Agora nós vamos escrever a palavra sacola. 
A tia vai entregar uma folhinha para vocês copiarem a palavra. 
Embaixo da palavra, desenhem a sacola, combinado?"

Ao conferir o exercício de Pedro, a professora deparou-se com o seguinte desenho:



sacola



Diante da inusitada sacola, a professora perguntou, mas Pedro, a palavrinha nova é sacola, cadê a sacola? E ele respondeu:

"O dinossauro comeu a sacola!"

Pedro quer falar sobre este assunto na escola e enquanto a professora não se convencer disso, ou convidando-o para um projeto individual, ou para participar das aulas dos maiores, ou criando exercícios específicos, ele vão dar o seu jeito de levar os dinos para lá!

Este é um exemplo de situação que pode levar a turma a achar que o aluno com alta habilidade não entendeu nada do que foi exposto, ridicularizando-o. 

Sobre este tema falei também no post Mamãe, eu não sou burro! e no post Não me chamem de Tio Leo.


Mamãe, eu não sou burro!

Pedro chegou em casa reclamando:

"Mãe, eu não sou burro. Eles não podem me chamar de burro!"

E eu respondi:


Claro que você não é burro! Quem falou isso não sabe o que essa palavra significa."

E já aproveitando para desanuviar as coisas perguntei:

"Você conhece o dicionário? É um livro que conta pra gente o que as coisas significam."

Daí peguei o dicionário Aurélio e li:

"Burro significa indivíduo bronco, curto de inteligência, asno, bronco, burrego... Você é isso?"

E ele:

"Não!"

Donde concluí: "Então filho, quem falou isso não sabe o que está dizendo."

Certamente na escola não faltam situações potenciais para que  os alunos PAH sejam vistos como esquisitos ou até burros, afinal de contas sua lógica e, muitas vezes, o comportamento, diferem do grupo.

Cabe ao professor um olhar atento tanto para que o superdotado não substime o restante da turma como para que esta não segregue este aluno que, por suas particularidades se insere no grupo dos portadores de necessidades especiais.

PARA SABER MAIS:


Parceria da Família e da Escola no Convívio com os Superdotados- Alexandre F. Montovani e outros

IMPERDÍVEL! Aniversário do Museu Nacional/ UFRJ




Nos dias 1, 2 e 3 de julho, o Museu Nacional comemorará seus 193 anos. 

O evento que acontecerá dos jardins do museu, terá início às 10h.

"A programação inclui várias atividades especiais, como oficinas, mostras e visitas guiadas, em uma tenda de 1300 metros quadrados montada na Quinta, além de atividades ao ar livre e as já tradicionais apresentações culturais. O evento, totalmente gratuito, conta ainda com oficina de escavação de fósseis, réplicas de dinossauros e até um “passeio na Lua”, criando um universo de cultura e ciência e compondo o cenário de uma grande viagem pelas pesquisas realizadas no Museu."

Para ficar com água na boca, veja o vídeo da edição de 2008:






ANIVERSÁRIO DO MUSEU NACIONAL
Data: 1, 2 e 3 de Julho
Horário: das 10 às 16 horas
Local: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão (em frente ao Museu Nacional
Preço: GRÁTIS
* Quem quiser aproveitar para ir, também ao museu paga a entrada normal: R$3,00


Não me chamem de Tio Leo!

"Mãe, eu não sou o Tio Leo!

Não quero que me chamem de Tio Leo!"



Tio Leo é o professor de Ciências.

E Pedro, certamente, um dos aluno que mais amam Ciências.


As questão dos apelidos dados a superdotados e o impacto em quem os recebe vem sendo objeto de estudo por pesquisadores. 

Paula Sakaguti em sua dissertação aborda a questão das "brincadeirinhas" e "piadinhas" que, na verdade, podem levar o aluno PAH ao constrangimento diante do grupo.

Vanessa Terezinha Alves Tentes de Ourofino / Tânia Gonzaga Guimarães esclarecem que a"discrepância entre interesses, atitudes, inteligência e criatividade" acaba separando o PAH de seus pares o que provoca "dificuldades de entrosamento com colegas da mesma sala que ao perceberem tais diferenças passam a atuar de maneira incômoda, discriminando e atribuindo apelidos."

E preciso que estejamos alertas à esta questão.

PARA SABER MAIS:

Internet

Concepções de Pais sobre as Altas Habilidades/Superdotação dos Filhos Inseridos em Atendimento Educacional Especializado- Paula Sakaguti

A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação
Volume 1: Orientação a Professores
Org: Denise de Souza Fleith

A escola de Pedro toma ciência do laudo

Hoje a escola foi informada oficialmente sobre a SD/AH de Pedro.

Em breve nos reuniremos para discutirmos soluções.

Conto tudo aqui!

Projeto Carioquinha para pequenos cientistas

Pretendo aproveitar o período de descontos do Carioquinha para fazer alguns passeios bem interessantes com Pedro e que carioca costuma adiar:

Complexo Cultural da Marinha/ Passeio pela Baía de Guanabara
Link: https://www.mar.mil.br/dphdm/




Corcovado
Link: http://www.corcovado.com.br/index_por.html



Fazendinha Estação Natureza 
Link: http://www.estacaonatureza.com.br/sitehome.htm



Forte de Copacabana 
Link: http://www.fortedecopacabana.com/



Forte São Luiz
Link: http://www.tamandoa.com.br/saoluiz.asp



Zoológico
Link: http://www0.rio.rj.gov.br/riozoo/




Jardim Botânico
Link: http://www.jbrj.gov.br/




 Lagoa Aventuras
Link: http://lagoaaventuras.com.br/




MAM- Museu de Arte Moderna
Link: http://www.mamrio.com.br/



Museu do Índio
Link: http://www.museudoindio.org.br/



Pão de Açúcar
Link: http://www.bondinho.com.br/

 

Espero que dê tempo, porque termina dia 30! Ah, espero que possam aproveitar alguns passeios dessa dica!