domingo, 5 de junho de 2011

Conhecendo Renzulli, o divisor de águas para mim

Até bem pouco tempo sabíamos que Pedro era muito inteligente mas sempre colocávamos isso à prova em razão dos momentos em que era imaturo, ou resistia à escola, ou passional demais.

O que nós não sabíamos, e isso teria nos encurtado bastante o caminho, é que há, segundo os estudos de Renzulli, dois grupos de habilidades superiores: a superdotação escolar e a superdotação criativo-produtiva:

1- SUPERDOTADOS DO TIPO ESCOLAR

Os superdotados escolares são os mais facilmente identificados pelos testes de QI.

.1.1- CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO ESCOLAR:

Tira notas boas na escola

Apresenta grande vocabulário

Gosta de fazer perguntas

Necessita pouca repetição do conteúdo escolar

Aprende com rapidez

Apresenta longos períodos de concentração

Tem boa memória

É perseverante

Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico

É um consumidor de conhecimento

Lê por prazer

Tende a agradar aos professores

Gosta de livros técnicos/profissionais

Tendência a gostar do ambiente escolar

1.2- CARACTERÍSTICAS SÓCIO-EMOCIONAIS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO ESCOLAR:

O superdotado do tipo “escolar” tem necessidade de saber sempre mais e busca ativamente por novas aprendizagens. No entanto, pode estabelecer metas irrealisticamente altas para si mesmo (às vezes reforçadas pelos pais) e sofrer por medo de não atingir tais metas.

Demonstra perseverança nas atividades motivadoras a ele.

Apresenta grande necessidade de estimulação mental

Apresenta grande intensidade emocional

Tem paixão em aprender

Revela intenso perfeccionismo

2-SUPERDOTADOS DO TIPO CRIATIVO-PRODUTIVO

São os que dedicam-se aos problemas que têm importância para eles, que os desafiam.


2.1-CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO CRIATIVO-CONSTRUTIVO:

Não necessariamente apresenta QI superior

Pensa por analogias

É criativo e original

Usa o humor

Demonstra diversidade de interesses

Gosta de fantasiar

Gosta de brincar com as idéias

Não liga para as convenções

É inventivo, constrói novas estruturas

É sensível a detalhes

Procura novas formas de fazer as coisas

É produtor de conhecimento

Não gosta da rotina

Encontra ordem no caos



2.2- CARACTERÍSTICAS SÓCIO-EMOCIONAIS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO CRIATIVO-CONSTRUTIVO:

Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.

Apresentam preocupação moral em idades precoces

Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e
desespero.

Precisam do apoio dos adultos para persistir em suas tarefas ou paracanalizar suas energias de forma mais eficiente.

Frequentemente questionam regras/autoridade

Demonstram sensibilidade / empatia

Demonstram autoconsciência

Demonstram perceptividade (insight)

Demonstram capacidade de reflexão

Apresentam senso agudo de justiça

Apresentam imaginação vívida

E foi depois desta leitura que tudo passou a fazer sentido; Pedro apresenta as características dos criativo-produtivos.  Depois dessa tomada de conhecimento nosso caminho em busca dos direitos de Pedro seria sem volta.

Fonte: MEC

PARA SABER MAIS:

Livro em PDF
Altas Habilidades/ Superdotação- Encorajando Potencias
Angela Virgolim - MEC

Internet
Site de Joseph Renzulli

Nenhum comentário:

Postar um comentário