Até bem pouco tempo sabíamos que Pedro era muito inteligente mas sempre colocávamos isso à prova em razão dos momentos em que era imaturo, ou resistia à escola, ou passional demais.
O que nós não sabíamos, e isso teria nos encurtado bastante o caminho, é que há, segundo os estudos de Renzulli, dois grupos de habilidades superiores: a superdotação escolar e a superdotação criativo-produtiva:
1- SUPERDOTADOS DO TIPO ESCOLAR
Os superdotados escolares são os mais facilmente identificados pelos testes de QI.
.1.1- CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO ESCOLAR:
Tira notas boas na escola
Apresenta grande vocabulário
Gosta de fazer perguntas
Necessita pouca repetição do conteúdo escolar
Aprende com rapidez
Apresenta longos períodos de concentração
Tem boa memória
É perseverante
Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico
É um consumidor de conhecimento
Lê por prazer
Tende a agradar aos professores
Gosta de livros técnicos/profissionais
Tendência a gostar do ambiente escolar
1.2- CARACTERÍSTICAS SÓCIO-EMOCIONAIS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO ESCOLAR:
O superdotado do tipo “escolar” tem necessidade de saber sempre mais e busca ativamente por novas aprendizagens. No entanto, pode estabelecer metas irrealisticamente altas para si mesmo (às vezes reforçadas pelos pais) e sofrer por medo de não atingir tais metas.
Demonstra perseverança nas atividades motivadoras a ele.
Apresenta grande necessidade de estimulação mental
Apresenta grande intensidade emocional
Tem paixão em aprender
Revela intenso perfeccionismo
2-SUPERDOTADOS DO TIPO CRIATIVO-PRODUTIVO
São os que dedicam-se aos problemas que têm importância para eles, que os desafiam.
2.1-CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO CRIATIVO-CONSTRUTIVO:
Não necessariamente apresenta QI superior
Pensa por analogias
É criativo e original
Usa o humor
Demonstra diversidade de interesses
Gosta de fantasiar
Gosta de brincar com as idéias
Não liga para as convenções
É inventivo, constrói novas estruturas
É sensível a detalhes
Procura novas formas de fazer as coisas
É produtor de conhecimento
Não gosta da rotina
Encontra ordem no caos
2.2- CARACTERÍSTICAS SÓCIO-EMOCIONAIS DOS SUPERDOTADOS DO TIPO CRIATIVO-CONSTRUTIVO:
Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.
Apresentam preocupação moral em idades precoces
Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e
desespero.
Precisam do apoio dos adultos para persistir em suas tarefas ou paracanalizar suas energias de forma mais eficiente.
Frequentemente questionam regras/autoridade
Demonstram sensibilidade / empatia
Demonstram autoconsciência
Demonstram perceptividade (insight)
Demonstram capacidade de reflexão
Apresentam senso agudo de justiça
Apresentam imaginação vívida
E foi depois desta leitura que tudo passou a fazer sentido; Pedro apresenta as características dos criativo-produtivos. Depois dessa tomada de conhecimento nosso caminho em busca dos direitos de Pedro seria sem volta.
Fonte: MEC
PARA SABER MAIS:
Livro em PDF
Altas Habilidades/ Superdotação- Encorajando Potencias
Angela Virgolim - MEC
Internet
Site de Joseph Renzulli
Nenhum comentário:
Postar um comentário