segunda-feira, 6 de junho de 2011

Crivella quer criar Cadastro Nacional dos Superdotados

Estava eu na sala de espera da psicóloga de Pedro quando começa no rádio o programa A voz do Brasil com essa notícia:

LOC: O BRASIL PODE TER UM CADASTRO NACIONAL DE SUPERDOTADOS. É O QUE PREVÊ PROJETO APRESENTADO PELO SENADOR MARCELO CRIVELLA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil pode ter cerca de 2 milhões e 500 mil estudantes de altas habilidades ou com superdotação. 

O problema, segundo especialistas, é que todo este grande potencial tem sido mal explorado pelas políticas educacionais de nosso país. Isso porquê apenas 2 mil e 500 destes estudantes estão em instituições de ensino apropriadas para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. 

É para acabar com este problema que o senador Marcelo Crivella do PRB do Rio de Janeiro apresentou um projeto que cria o Cadastro Nacional de Superdotados. 

O objetivo é unir os esforços do Ministério da Educação e das Secretarias de Ensino, estabelecendo uma política unificada para a detecção e a destinação desses talentos para o ensino diferenciado, como explica Crivella. (CRIVELLA): O Brasil tem um potencial enorme no biodiesel, no pré-sal, no álcool, na soja, no nosso potencial industrial, agora nada supera o talento, a inteligência, a genialidade. E é um orgulho pra nós todos, então nós temos que tratar deles de maneira diferenciada, dando oportunidades para que eles possam desenvolver todo seu potencial e seu talento. 

Nos outros países já fazem isto e nós estamos atrasados. (REP): O projeto também estabelece que em todos os estados de nosso país devem existir instituições de ensino apropriadas para o atendimento deste tipo de estudante. Se for aprovado pela Comissão de Educação, o projeto já segue diretamente para a Câmara dos Deputados.

Sergio Vieira

Para ouvir a notícia, o link é:

Sobre o cadastro, mandei um e-mail para o Senador Crivella com o seguinte comentário:

Senador Crivella,

Escrevo para parabenizá-lo pela iniciativa de formar o cadastro nacional de superdotados, notícia que foi veiculada pela Voz do Brasil.

Nós, pais, enfrentamos diversos dilemas diários no ambiente escolar, em especial pela desinformação e mitos ainda arraigados.

Os alunos das escolas privadas, por exemplo, não têm a quem recorrer, ficam reféns da sorte de encontrar algum educador sensível ao tema nas escolas de seus filhos, além de estarem totalmente apartados dos programas oficiais que beneficiam os talentosos da rede pública.

No final das contas, é toda uma Nação que perde!

Atenciosamente,
Ana Paula Franco Viana

Em tempo: Políticas públicas para os SD são mais que necessárias.

O cadastro, para mim, é válido, mas precisamos ficar atentos quanto à sua utilização.

Assim como apartar em escolas específicas os que são especiais em razão  de deficiência não é o melhor caminho segundo especialistas, apartar os eficientes em uma escola pode também não ser bom já que a convivência e a estabilidade emocional é um dos grandes desafios dessas crianças.

Vamos acompanhar o Senador!

PARABENIZE O CRIVELLA VOCÊ TAMBÉM:


 Veja a adesão à causa também no Blog Mãe de Crianças Superdotadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário