quarta-feira, 27 de julho de 2011

Manias: um laudo psicológico de Pedro

Quando alguém se propõe a escrever sobre experiências pessoais, já sabe que nem sempre  os assuntos serão suaves. 

E este certamente este é um tema sobre o qual escrevo com muita dor. 

Por isso serei breve. 

Nas últimas semanas como aluno da antiga escola Pedro começou a desenvolver algumas manias, como enfiar o dedo do ouvido, na boca... 

Não quer falar sobre o assunto. 

Mas o que antes era disfarçável, agora é óbvio. 

Pedi à psicóloga um laudo para que possa levar à nova escola: certamente este retorno, que já prometia ser difícil, diante dessa novidade, será bem pior. 

É... Parece que uma criança de 5 anos não consegue passar imune à uma vida escolar como a de Pedro sem sucumbir.

Fragmentos do laudo:

"(...)Há aproximadamente um mês, começou a apresentar compulsivamente movimentos específicos com o corpo, que repete numa determinada ordem. Isso coincidiu com a exacerbação das dificuldades de relacionamento na escola que frequentava, o que estava causando vivência de muita angústia. 

(...) Pedro encontra-se, no momento, frustrado e desconfiado em relação aos adultos e idéia de frequentar uma nova escola, pois teme novas frustrações. Está também inseguro em relação à sua capacidade de estabelecer relações adequadas. Sofre com seus rituais que não consegue deixar de realizar e que provavelmente tem como objetivo controlar a angústia.

(...)Vale aqui ressaltar que o laudo psicológico é um instrumento elaborado num determinado momento da vida do sujeito, não sendo, portanto, definitivo"


4 comentários:

  1. Com amor, discernimento e auxílio profissional vocês superarão o mais breve possível. Admirável sua coragem de expor tema tão delicado. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acho que se exponho, Ana, é em busca de ouvir outras vozes que já tenham percorrido este caminho, ou não, dialogar talvez ajude a aclarar nossos pensamentos. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ana. Minha filha, quando tinha, mais ou menos,a idade do seu filho, desenvolveu algumas manias, repetitivas, parecidas. Dedo no nariz, na boca, no nariz, na boca, e roía unhas.. De início eu achava que não devia chamar a atenção dela. Depois, comecei a conversar com ela, a respeito. Me parece que o caso do Pedro é um pouco mais profundo, do que ocorreu com a minha filha. De toda forma, eu fiz uma aposta com ela. Se ela parasse de roer unhas, eu daria (nem me lembro o quê). E funcionou ! Ela parou. Ganhou o que eu prometi e, com isto, ela viu que também conseguia parar de colocar o dedo no nariz e na boca, repetitivamente e com isto, as manias pararam. Apenas, atente, se o caso do seu filho não configura um TOC ou uma Síndrome de Tourette. Não estou dizendo que o seu filho as tenha. Mas, é bom excluir todas as possibilidades, pois, em ambos os casos, podem ser tratados com medicamentos e cessar as tais "manias". Boa Sorte ao Pedro !

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia...
    Sim, estamos atentos. Na verdade até já diminuiram as manias desde o dia em que postei. Tudo em criança é tão rápido... Mas de qualquer forma vamos investigar um pouco mais a fundo. Bjs!

    ResponderExcluir