domingo, 12 de junho de 2011

A Menina que Batizou um Planeta

A Menina que Batizou um Planeta foi um presente, um presente dado pelo Salão FNLIJ do livro para Crianças e Jovens 2011.

E que presente!

Uma das sugestões para o desenvolvimento de crianças superdotadas dada pelo livro Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades¹ é a leitura de biografias. Mas eu ficava me perguntando. Como ler uma biografia para uma pessoinha de 5 anos?!

Pois o autor, Marc McCutcheon deve ter se deparado com o mesmo dilema e, para resolvê-lo, escreveu um livro. Um livro encantador!

A Menina que Batizou um Planeta é a história de Venetia Burney, a menina que escolheu o nome Plutão para o planeta que agora é planetóide.

São nove capítulos, cada um contando para as crianças histórias de meninos e meninas muito espertos e inteligentes, mas também dedicados e perseverantes. Está lá, por exemplo, Philo, um menino que morava numa fazenda sem luz elétrica e que um dia acabou inventando a televisão!

Pedro interessou-se muito pela história de Mary, narrada no capítulo A Menina Curiosa que Descobriu Esqueletos de Monstros Marinhos. Mary descobriu muitos e muitos fósseis há séculos atrás numa história de perseverança e coragem. Começamos por ela, mas certamente leremos todas!

Imperdível, é o que posso dizer!

Quer saber mais sobre a FNLIJ? Veja aqui!

¹Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades - Orientação a Pais e Professores; Denise de Souza Fleih e Eunice M. L. Soriano de Alencar (organizadoras); Ed. Artmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário