sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Falando sobre preconceito

Hoje recebi uma dica de texto dada pela Florangel, via Facebook. Trata-se de um tema bem conhecido pelos pais dos SD e que eu não havia trazido ainda para cá: o preconceito. 

O texto foi retirado, na íntegra, do blog Educação em Movimento, desenvolvido pela professora de Letras Sandra.

"Preconceito ah/sd


É impressionante como o preconceito está vivo e enraizado em nosso meio e não nos damos conta dos julgamentos precipitados que mantemos com nossa rica diversidade,que é como uma pedra bruta: basta apenas lapidarmos para extrair a essência mas, como sempre, talvez seja mais cômodo seguir o que os outros,a sociedade,o nosso preconceito seja lá quem for impõe: os mitos.

Bom, preconceito é o que não falta em nossa sociedade muitas vezes hipócrita por seus preconceitos abstratos. Mas nesse momento trataremos das dificuldades ou, por que não podemos dizer, preconceitos, que sofrem as pessoas com AH/SD.

As pessoas com altas habilidades/superdotação sofrem muito por não serem aceitas ou reconhecidas em seu meio social; os indivíduos com habilidades acima da media não se descobrem sozinhos, como muitos pré julgam; precisam de um guia(professor) que os aconselhe e os inicie na trajetória da descoberta ao desconhecido mundo de suas aptidões.




O preconceito começa quando o aluno tem dificuldades e é visto como um problema sem solução: o aluno encontra dificuldades em acompanhar a turma pois ele é rápido e fica sem ter o que fazer (tornando a aula cansativa, o que deixa o aprendiz exausto)porque os colegas terminam as atividades depois dele; bem como outra característica para produzir o preconceito é encontrar facilidade em lidar com uma disciplina e dificuldade com outra(depende o tipo de inteligência que ele tiver,(...)gerando preconceito dos próprios professores,que julgam injustamente seus aprendizes porque não estão preparados para lidar com ah/sd pois não tem conhecimento sobre o assunto.

O aluno se sente desconfortado com a situação porque não sabe o que se passa com ele, o aprendiz percebe que é diferente mas fica perdido porque não sabe que direção tomar; aí entra o professor, que irá orientar o aprendiz, mas para isso o professor precisará estar preparado,o aluno superdotado questiona, não aceita respostas prontas,ele cobra dos outros e se cobra.

Vamos ficar mais atentos para não nos encontrarmos na ignorância do julgamento precipitado que só nos atrasa. Será que não tem um superdotado em seu meio? Você tem alguma habilidade?"

2 comentários:

  1. Excelente post Paula. Eu achava anteriormente que superdotado estava "pronto" já que sabia tudo, tinha facilidade em tudo... Um preconceito meu que foi sendo desfeito com o esclarecimento em torno do assunto. Beijo

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  2. O mérito é toda da Flor. E da autora, é claro!
    A gente tem que vencer muitos mitos para entender melhor essas crianças, né?

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