Eu nunca havia ouvido falar sobre as Toninhas.
Soube delas através do livro Mati e Rita- a Orca e a Caiçara, de Bia Hetzel, publicado pela Editora Manati.
Este livro encantador conta a história de uma menina, filha de pescadores, e sua relação com o mar.
A menina caiçara é amiga das Toninhas que vivem na Baia de Ilha Grande, aqui no estado do Rio de Janeiro, e é ela quem descobre que as Orcas, ou Matis, não representam o perigo que o povo da aldeia propaga.
Um livro belo, encantador e que emociona...
Ao final, o livro de Bia Hetzel traz material de pesquisa sobre as Orcas, no mesmo estilo do outro livro da autora que fez sucesso aqui em casa: Rosalina- a pesquisadora de homens.
Mas, voltando agora às toninhas, elas foram capa do encarte Planeta Terra do Jornal o Globo do dia 13/12.
Com nome científico de Pontoporia Blainvillei, a Toninha também é popularmente conhecida por outros nomes como Boto-cachimbo, Boto-amarelo, Franciscana e ainda Golfinho-do-Prata.
A matéria convida os cariocas a conhecerem a Toninha, golfinhos tímidos, pequenos, que vivem logo após a arrebentação e que só vêm à tona para respirar. Não saltam, o que faz com que raramente sejam vistos.
Vivendo assim, tão próximos à praia, a maior ameaça às Toninhas são as redes de pesca, mas também o intenso tráfego marítimo, a poluição química, a sonora e a sobrepesca contribuem para a sua extinção.
Hoje, as Toninhas já são a segunda espécie de golfinhos mais ameaçada de extinção no mundo, perdendo apenas para a Vaquita, um boto do Golfo da Califórnia, México. As toninhas podem ser encontradas no Brasil, entre o litoral do Espírito Santo o do Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina.
Um plano de ação para salvá-las foi montado: o Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha, que tem como um de seus organizadores o biólogo Salvatore Siciliano, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Em entrevista Salvatore afirmou:
"Queremos a ajuda da população para salvar as toninhas. Primeiro queremos apresentar a toninha aos brasileiros. Quase ninguém as conhece, elas são a personificação da saúde de nosso mar, das nossas praias tão queridas. São um símbolo da extraordinária diversidade dos oceanos. A sociedade brasileira tem poder se mobilizar e pressionar autoridades a proteger as toninhas."
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
PARA SABER MAIS:
Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha
Conheça o Plano de Ação e saiba mais sobre as Toninhas.
Projeto Toninhas
Visa a conservação e pesquisa da toninha em Santa Catarina, através do monitoramento de indivíduos da espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário