sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Winter, o Golfinho

Domingo passado fomos assistir ao filme Winter, o Golfinho.

Acompanhar o acidente, o resgate, a adaptação à prótese e a recuperação da Winter (trata-se de um golfinho fêmea) é envolvente e só por isto o filme já vale a ida ao cinema. Saber que a própria Winter é a estrela do filme é um ponto a mais.

Mas escrevo para falar de Sawyer, o menino  que resgata o golfinho. A abordagem que é dada a sua falta de motivação na escola e a sua transformação quando lidou com uma aprendizagem mais prática despertou a minha atenção.

Para não estragar o programa de quem ainda vai ao cinema, vou falar pouco, mas imaginem um menino que não tem se saído muito bem na escola, e que, por outro lado, vive metido em sua garagem-oficina consertando e construindo coisas, em especial helicópteros. Imaginem que a turma da escola não considera esse menino muito interessante, meio esquisito, e que, até o professor, parece não entender porque esse menino prefere desenhar durante a aula ao invés de prestar atenção. Imaginem que esse menino não tem muitos amigos, mas que tem um profunda ligação com um primo mais velho, modelo para ele. Imaginem que esse menino desinteressado salva um golfinho e, a partir daí vê o seu entusiasmo pela Winter crescer, o afeto, a lealdade... 

Mas não é só isso, ao mesmo tempo, esse menino descobre-se interessado pelas Ciências, pelo mundo marinho e fica tão empolgado que leva sua mãe a, finalmente, entender a sua paixão por tudo aquilo. Essa cena do filme, parece muito o que senti com Pedro na exposição Sensações do Passado Geológico da Terra, ainda em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ.

O final de semana está chegando e, certamente, Winter, o Golfinho é uma das boas dicas de passeio para a família toda. Divirtam-se!

E, mesmo em casa, dá para entrar no universo da Winter, que hoje é uma espécie de celebridade marinha.

O filme foi feito pelo Animal Planet (Grupo Discovery), e no site estão disponíveis trailers, fotos e material para download.



Já no site da Winter, que vive no Clearwater Marine Aquarium, há uma variedade de links muito bacanas, entre eles:



Acessar a Kid´s Zone, onde há jogos, desenhos para colorir, informações sobre as profissões marinhas, e muito mais!

Um comentário:

  1. Sem estragar o programa de quem ainda irá assistir ao filme, um olhar especial também para a mãe de garoto, que mudou conceitos, valores e entendeu e esteve ao lado do filho no seu novo mundo.
    Beijo Paula.

    ResponderExcluir